fbpx

Blog

Curitiba: como é o passeio para a Vinícola Família Fardo

Para você que está planejando passeios em Curitiba, que tal conhecer também a Vinícola Família Fardo? Saiba como é e veja fotos e vídeo aqui:

Vinícola Família Fardo

A Vinícola Família Fardo nasceu em 2008 do sonho do casal Ambrósio e Justina Fardo de produzirem seu próprio vinho. Está em Quatro Barras, a 35 km do centro de Curitiba. Ambrósio é de uma família de produtores no Rio Grande do Sul e começou em 2008 a construir o que seria a vinícola. No aniversário de 10 anos da vinícola, um vinho foi batizado em seu nome. E o espumante da casa homenageia a esposa Justina.

vinícola família fardo

Ambrósio e Justina Fardo

A construção impressiona: é toda em pedras de basalto que foram trazidas do Rio Grande do Sul. Os antigos barris que estão lá foram o motivo de se construir a vinícola. Ambrosio queria preservar a memória da família e comprou os barris que estavam vazios.

Um enólogo especializado conduz toda a visita e explica as etapas de produção dos vinhos. Você aprenderá bastante e saberá a diferença entre vinhos finos e os vinhos coloniais produzidos pelos nonos que vieram da Itália. A visita dura aproximadamente 40 minutos e é uma oportunidade única de tirar dúvidas e saber mais sobre o processo de fabricação e os diferentes tipos de vinhos.

vinicola familia fardo

Linda construção em pedras de basalto

Os vinhos da Família Fardo são uma delícia, com uma grande variedade, dos mais leves, com uvas como Malvasia, até os mais complexos, que reúnem diferentes tipos de uvas. Há até espumantes produzidos pelo método champagnoise.

As uvas vêm do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e são vinificadas aqui. Há uma variedade grande de diferentes rótulos e você aprenderá muito sobre vinhos durante a visita! Um dos diferenciais da Família Fardo é que também produzem Grappa – uma espécie de aguardente da uva e também Limoncello, um licor a base de grappa e limão siciliano.

O passeio da Special Paraná inclui a degustação trinna: 3 tipos de vinhos que você poderá escolher de acordo com sua preferência. A Família Fardo produz vinhos brancos, rosés e tintos e você poderá escolher se prefere vinhos mais leves ou mais complexos. E o bacana é que a degustação inclui também uma tábua de frios. Tem grissini, copa, salame, queijo parmesão, queijo brie e mel para que você possa sentir toda essa variedade de sabores neste momento bem especial da visita.

vinícola família fardo

Degustação trinna durante o passeio na Vinícola Família Fardo

Se você não pode beber ou não gosta de vinho, aqui você poderá experimentar também suco de uva integral durante a degustação.

O enorme barril que está na entrada é bem curioso. Aqui chamamos de pipa. Ele veio do Rio Grande do Sul e guardou vinho por 32 anos! Foi trazido para cá e hoje é o museu da vinícola. Você encontrará nele fotos da família, da construção e objetos antigos.

vinícola família fardo

O enorme barril na entrada da Vinícola Família Fardo

Após a visita você poderá comprar o que gostou na loja da vinícola. Há tanto os vinhos produzidos lá como também grappa, limoncello e delícias regionais, como chocolates, mel de abelhas nativas e embutidos! Vale a pena!

O passeio à vinícola acontece todos os dias. É uma opção privativa. Ou seja, é importante que você reserve antes para que nossos guias possam lhe atender e a vinícola esteja pronta para lhe receber. O primeiro horário de visita é às 9h da manhã e o último é às 15h da tarde.

Você poderá ver detalhes sobre o passeio, preços e reservar em nosso site.

Encontre outras dicas baixando nosso Guia de Curitiba. É gratuito!

CHAMADA GUIA NOVO SPECIAL (5)