fbpx

Blog

Palácio Garibaldi: um patrimônio histórico de Curitiba que você precisa conhecer

Curitiba possui uma arquitetura muito característica, principalmente no centro histórico da cidade, com construções bem preservadas ao longo do tempo – algumas até são patrimônios tombados que não podem ser modificados. No Largo da Ordem, em meio ao comércio, restaurantes e igrejas, está o Palácio Garibaldi, um dos mais conhecidos de Curitiba. Ao subir a rua em direção ao Fonte da Memória (Cavalo Babão) já é possível vê-lo ao fundo todo luxuoso e imponente. Esse é uma espaço que parece ser intocável, exclusivo e só se pode entrar se for convidado já que os portões principais se mantém fechados.

palácio-garibaldi-largo-da-ordem-curitiba

E de fato, o Palácio Garibaldi aluga seus salões para casamentos, eventos familiares e corporativos, além dos eventos da Sociedade Garibaldi que também acontecem lá. Ele foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1988 e faz parte da lista de Unidades de Interesse de Preservação (UIP’s) da Prefeitura de Curitiba e continua sob a administração da Associação Giuseppe Garibaldi. Mas que tal um pouco de história para entender mais sobre o espaço? Nós fomos visitar o Palácio e tiramos algumas fotos que você poderá ver aqui também, inclusive como ele é por dentro!

palácio-garibaldi-curitiba

Com o objetivo de reunir os imigrantes italianos em Curitiba, foi fundada em 1883 a Sociedade Garibaldi, com o mesmo ideal que levou Giuseppe Garibaldi a lutar pela unificação da Itália e pela Revolução Farroupilha no Brasil. Localizada na Praça Garibaldi de Curitiba, a construção do Palácio foi iniciada em 1887 e concluída em 1904. A Sede da Sociedade Garibaldi foi projetada por Ernesto Guaita, engenheiro e agente consular da Itália. A marcante fachada com estilo neoclássico ficou pronta só em 1932, obra do arquiteto João de Mio – mesmo arquiteto da Igreja de São Pedro!

fachada-palácio-garibaldi

Em seus mais de 100 anos de história, o Palácio Garibaldi teve um papel importante em vários acontecimentos históricos da cidade. Em 1906 aconteceu o I Congresso Estadual do movimento operário paranaense, resultando na criação da Federação Operária do Paraná. Já durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943, ele foi desapropriado pelo governo e o Palácio Garibaldi tornou-se sede do Tribunal Regional Eleitoral e Palácio da Justiça, sendo devolvido à Sociedade apenas em 1962, sendo sua sede até hoje.

Curiosidade! No pátio da edificação do Palácio Garibaldi, fica localizada uma pedra que chegou em Curitiba de uma maneira peculiar. Com quase dois metros de altura ela foi extraída do Monte Grappa, na Itália, e foi uma recordação trazida pelos pracinhas brasileiros – ela foi transportada de carroça do Porto de Paranaguá até aqui!

detalhes-palácio-garibaldialmoço-palácio-garibal-curitiba

A sua tradicional arquitetura neoclássica e os ricos detalhes de seu interior fazem do Palácio Garibaldi um lugar diferenciado, com muito requinte e história. A vista que se tem das janelas do Palácio para o Largo da Ordem também é Incrível! É possível ver as araucárias, árvore símbolo do Paraná, e algumas das principais construções do Centro Histórico. Mas como contamos anteriormente, nós queremos que você, curitibano ou turista, conheça esse espaço, sem ter que esperar casamentos para isso.

palácio-garibaldi-curitiba

vista-largo-da-ordem-palácio-garibaldi

Você pode agendar conosco um delicioso almoço dentro do Palácio Garibaldi, para um grupo de no mínimo 15 pessoas, mediante disponibilidade do espaço. Ou melhor ainda: combinar o seu City Tour por Curitiba com um almoço no Palácio. Já com o passeio Caminhando por Curitiba, caso o grupo seja menor, nós podemos agendar também a visita interna dentro do Palácio. Outra opção ainda seria, antes de começar o seu passeio, tomar um delicioso café da manhã no Palácio Garibaldi! 

Para isso, basta entrar em contato conosco para programarmos esse diferencial no roteiro ou durante a reserva online colocar essa observação. Fale com a gente pelo telefone (41) 3232-1314 ou pelo e-mail info@specialparana.com.

Gostou dessa dica sobre o Palácio Garibaldi? Para mais dicas baixe agora o nosso Guia de Curitiba. É gratuito!

CHAMADA GUIA NOVO SPECIAL (5)

Fotos: Caroline Kwasnicki para Special Paraná Turismo & Eventos