fbpx

Blog

Aproveite o outono e o inverno em Curitiba

Você sabia que Curitiba é a capital mais fria do país? A distância dos trópicos, a altitude e o fato de estarmos perto das praias explicam a “friaca” da nossa região. Com médias térmicas de 10 graus durante o inverno em Curitiba, podemos dizer que temos um pedacinho da Europa aqui no Brasil! Em alguns dias do outono já é possível sentir a prévia das baixas temperaturas, mas com a chegada do inverno em Curitiba a cidade ganha um charme a mais para curitibanos e turistas aproveitarem as vantagens dessa estação.

Os dias frios podem deixar uma viagem bem acolhedora, charmosa e, para os apaixonados, bem romântica. Ponto forte do inverno em Curitiba? A gastronomia. E os passeios? Seguem com a programação normal, e a chance de aproveitar um dia lindo de céu azul é alta!

Você vai descobrir como Curitiba pode ser um destino encantador também no inverno, seja para um fim de semana, feriado ou férias. Separe o casaco, pegue um café ou chá bem quentinho, entre no clima e anote nossas dicas especiais para a sua viagem 🙂

Inverno em Curitiba + gastronomia = combinação perfeita!

Impossível não começar por esse tópico, né? Sopas, fondue, café, vinho, doces, massas. Some com os quitutes juninos e as possibilidades gastronômicas que chegam com o inverno já despertam nossa imaginação e o paladar. Não adianta: com a chegada do friozinho bem também a vontade de comer algumas delícias que são a cara da estação.

Os restaurantes de fondue, buffet de sopas, cafés coloniais, restaurantes de massas e carnes e os aconchegantes cafés são boas indicações para aproveitar o outono e o inverno em Curitiba. Separamos algumas sugestões imperdíveis:

Château de Gazon – inaugurado em 2002, é pioneiro na cidade e referência da gastronomia franco-suíça no país, principalmente quando o assunto é fondue. Aproveite a deliciosa sequência de fondues em um ambiente aconchegante, requintado e bem agradável. Você vai encontrar outros pratos da cozinha europeia no cardápio. Se você está planejando uma viagem romântica, não deixe de anotar essa dica! Rua Pasteur, 134 – Batel – (41) 3027.4407.

inverno em curitiba

Sequência de fondue no Château de Gazon. Foto: divulgação

Confeitaria Coeur Douce – tradicional café colonial em Curitiba, com mais de 30 anos de história, é bem diversificado e com deliciosos produtos. Além de bolos, doces, salgados e sobremesas, você vai encontrar também opções à la carte. Rua Atílio Bório, 539 – Cristo Rei – (41) 3262.5611.

confeitaria-coeur-douce-curitiba

Com mais de 30 anos de história, a Coeur Douce é uma das mais tradicionais de Curitiba. Foto: divulgação

Confeitaria Neuchatel – com uma ampla linha de doces, tortas, bolos, salgados e pães, a confeitaria também trabalha com café colonial, em um ambiente agradável e de ótima localização. Os destaques da casa são o brownie e o strudel. Avenida Vicente Machado, 643 – Batel – (41) 3223.2995.

Café Catedral – está no centro e quer fazer uma pausa para um café, lanche ou talvez uma refeição rápida? Este lugar tem tudo isso, além de ser um ambiente bem charmoso. A decoração e o atendimento são muito simpáticos. Rua Barão do Serro Azul, 81 – Centro – (41) 3022.1443. Dica: cliente Special Paraná tem desconto por lá! Mais informações sobre essa e outras vantagens de ser nosso cliente, clique aqui

café-catedral-inverno-em-curitiba

Delícias gastronômicas em um café muito charmoso no centro de Curitiba. Foto: Special Paraná

O Famoso Brigadeiro – gosta desse tradicional doce brasileiro? Então você precisa conhecer essa charmosa loja. Além dos brigadeiros, dos mais diferentes sabores, eles possuem um cardápio especial de inverno! Que tal uma canequinha de chocolate quente? Ou sopa de brigadeiro? Ficou curioso? Vem pra Curitiba conhecer! Possui três lojas em Curitiba.

inverno em curitiba famoso brigadeiro

Chocolate quente. Como não amar? Foto: divulgação

Velho Madalosso – para aquecer o paladar durante o inverno em Curitiba. Esse é um dos mais conhecidos e tradicionais restaurantes de Curitiba. Especializado em rodízio típico das especialidades trazidas pelos imigrantes italianos, apresenta mais de 20 receitas levadas à mesa. Além de um delicioso frango com polenta, oferecem uma diversidade de massas, que são produzidas no local, e mais de 200 rótulos de vinho. Avenida Manoel Ribas, 5852 – Santa Felicidade – (41) 3273.1014.

Madero – hambúrguer de qualidade e quentinho também é uma boa pedida para o inverno em Curitiba! Um dos mais procurados restaurantes da cidade e presente em diversas localidades, O Madero já é conhecido pelo slogan “the best burger in the world” (o melhor hambúrguer do mundo). O chef e proprietário Junior Durski busca sempre inovar, sem deixar a qualidade de lado. Além dos tradicionais cheeseburgers, o cardápio inclui deliciosas entradas, saladas, massas e grelhados.

Boa pedida para qualquer estação do ano! Foto: divulgação

Boa pedida para qualquer estação do ano! Foto: divulgação

MON Café – você não terá dificuldades para encontrar ótimos cafés em Curitiba. A lista é extensa. Mas um café que nós sempre gostamos de recomendar é o do Museu Oscar Niemeyer. É uma ótima oportunidade para visitar as exposições e depois aproveitar um delicioso café com ótimas opções de lanche. Se quiser inovar no passeio, você pode fazer o seu próprio piquenique na área externa do museu, também conhecida como “parcão”. Rua Marechal Hermes, 999 – (41) 3350.4457.

inverno-em-curitiba-café-mon

Combine sua visita ao Museu com uma passadinha no Café do MON! Fotos: Special Paraná

Confeitaria Curitibana –  uma viagem ao mundo e ao mesmo tempo em Curitiba! Esqueça o menu tradicional de confeitaria. Além de uma ótima seleção de cafés, chás e chocolates, os clientes têm à disposição uma incrível carta de coquetéis, vinhos e espumantes. Os doces são um show a parte! Como uma homenagem para Curitiba, as sobremesas levam, literalmente, as características de alguns pontos turísticos da cidade, como o Museu Oscar Niemeyer. Rua Padre Anchieta, 1287 na cobertura – Bigorrilho – (41) 3014.0141.

inverno em curitiba

Sobremesa inspirada no Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como Museu do Olho. Foto: divulgação.

Dica: a Confeitaria Curitibana está anexa ao Terrazza 40. Ótima opção gastronômica para aquecer a sua estadia durante o inverno em Curitiba – principalmente se for uma viagem romântica. Esse restaurante panorâmico possui uma vista bem bacana da cidade e um cardápio de dar água na boca: massas, carnes e frutos do mar.

Rause Café e Vinho – não sabe se prefere um café ou tomar um bom vinho durante o inverno em Curitiba? Este lugar tem as duas opções. Um espaço aconchegante com uma decoração bem bacana! Al. Dr. Carlos de Carvalho, 696 – Centro – (41) 3024.0696.

rause-café-vinho

Além dos cafés e vinhos, eles também oferecem boas pedidas gastronômicas! Foto: divulgação

Restaurante Dna. Ambrosina –  tradicional restaurante em Curitiba, no inverno atrai a clientela com um ótimo buffet de sopas. Também possui cardápio à la carte e pizzas. As porções são fartas e no estilo caseiro. Ambiente bem familiar! Em dias frios, procure chegar cedo pois o estabelecimento costuma lotar. Avenida Nossa Senhora da Luz, 1815 – Jardim Social – (41) 3363.3939.

Além de ser inverno, duas coisas combinam com a estação: os quitutes juninos e o pinhão! Você já experimentou? O pinhão é semente da Araucária, planta nativa da região. O pinhão pode ser cozido tanto em água como nas fogueiras ou na brasa. Fica uma delícia! Vários bares de Curitiba entram no clima e aproveitam para oferecer comidinhas e bebidas diferentes, como o pinhão e o quentão (vinho quente com cachaça e especiarias). Fique de olho no cardápio!

Passeios que combinam com o outono e o inverno em Curitiba

Como falamos anteriormente, os passeios em Curitiba e região são bem versáteis para todas as épocas do ano. Uma ótima vantagem para os turistas! No entanto, vários passeios acabam combinando ainda mais com as baixas temperaturas. Alguns em Curitiba mesmo e outros bem perto daqui.

Já imaginou um passeio que une paisagens de tirar o fôlego, gastronomia local e cidades históricas? Esse é o famoso passeio de trem que sai de Curitiba e segue até Morretes pela Serra do Mar Paranaense.  Você pode reservar tranquilamente a opção mais procurada desse passeio ou encontrar a mais adequada para o seu tipo de viagem. O mais importante é reservar com antecedência e chegar aqui com tudo organizado. Como é muito procurado, você não quer correr o risco de deixar para última hora e ficar de fora desse passeio, né? Você terá a chance de degustar o delicioso barreado, prato típico do litoral do Paraná, e conhecer Morretes e Antonina.

passeio-de-trem-curitiba-morretes

O passeio de trem para Morretes é um dos mais reservados! Foto: divulgação

Agora, se você quer deixar o passeio ainda mais com a cara do inverno, temos umas opção bem charmosa e aconchegante: o trem de luxo. Será uma experiência incrível. Os vagões possuem uma decoração exclusiva e elegante. Uma viagem no tempo!

O que você precisa saber sobre o passeio de trem para Morretes

A região dos Campos Gerais também reserva lindos atrativos. Começando pelos surpreendentes arenitos do Parque Estadual de Vila Velha. Esse é um passeio clássico. Muitos turistas que chegam em Curitiba também colocam Vila Velha na programação.

Parque Estadual de Vila Velha: dicas sobre o passeio e arredores

Se você quer deixar a sua viagem mais “quentinha”, é possível combinar Vila Velha com outros passeios bem bacanas. Uma deles é a Colônia Witmarsum. Aqui você vivenciará uma experiência alemã! A Colônia foi criada por imigrantes menonitas e hoje é referência na produção de laticínios e outros produtos agropecuários. A região é conhecida também pelos queijos finos, pela gastronomia alemã e os cafés coloniais.

Outra grata surpresa do nosso estado são as Colônias Holandesas. Um passeio charmoso para os dias frios que pode terminar com uma parada do Frederica’s – o local serve tortas e salgados, tudo muito gostoso! Durante esse roteiro você vai conhecer Castrolanda e um dos maiores moinhos de vento fora da Holanda. Depois, uma visita inesquecível ao Parque Histórico de Carambeí. Você ficará encantando com os belos jardins e as réplicas das construções das décadas de 30 a 50. Uma imersão interessante na história Brasil e Holanda!

carambeí-colonias-holandesas

O charme do Parque Histórico de Carambeí será perfeito para a sua viagem. Foto: divulgação

Falando agora de Curitiba, a maneira mais agradável e confortável para conhecer os principais pontos turísticos da cidade é durante um city tour privativo. Além de ter um guia de turismo acompanhando o passeio e dando as melhores informações sobre a cidade, você estará em um carro quentinho e particular! E como dizem que as pessoas ficam mais elegantes no inverno, que tal aproveitar o clima ameno de Curitiba para registrar seu passeio com um ensaio fotográfico profissional? Temos passeios que incluem 2 horas com uma fotógrafa que fará fotos muito legais da sua viagem, bem naturais e espontâneas, aproveitando os cenários da cidade. O friozinho deixará as fotos ainda mais charmosas! Veja detalhes e fotos de quem já fez o passeio.

inverno em curitiba

Leve fotos incríveis da sua viagem! Foto: Special Paraná

Já se você é um apaixonado por vinhos, temos outra ótima sugestão. Quer algo que combine mais com o frio do que um bom vinho? Bem perto de Curitiba você poderá conhecer a belíssima Vinícola Araucária. O passeio pode acontecer todos os dias, mas é preciso reservar com antecedência. Você terá a explicação de um especialista sobre os vinhedos, processo de produção e irá degustar os deliciosos vinhos finos produzidos no local.

Dica: se você prefere vinhos de mesa, de produção colonial, o Caminho do Vinho pode ser um passeio interessante. Você irá aproveitar uma tarde deliciosa em uma área rural próxima de Curitiba, conhecer colônias italianas e polonesas da região e saborear um café colonial.

vinicola interior

Tenha uma experiência incrível na Vinícola Araucária! Foto: divulgação

Agora, já pensou em degustar vinhos finos, cervejas artesanais e cachaças premiadas, tudo em um mesmo passeio? Esse é o Serra do Mar Etílica! Um roteiro exclusivo da Special Paraná que vai levar você em uma viagem de sabores. Impossível não esquentar, né?

Continuando nessa linha, nós também pensamos nos amantes da cerveja. Você sabia que Curitiba é considerada a capital da cerveja artesanal? A cidade tem atualmente o maior número de paneleiros (home brewers) do Brasil e o número de cervejarias em Curitiba só cresce. Isso significa também que você vai encontrar cerveja e chope de qualidade em muitos bares bacanas de Curitiba. Se você quer conhecer de perto algumas cervejarias e aproveitar uma degustação, temos passeios que tem tudo a ver com cerveja artesanal.

Temos ainda uma sugestão inesperada para o inverno em Curitiba. Se para você, praia só combina com o verão, a Ilha do Mel vai surpreender você em qualquer estação do ano. Esse roteiro é perfeito para quem que sair da rotina e conhecer esse pedacinho do paraíso, perto de Curitiba. As praias são belíssimas e tudo é muito relaxante. Bom para fazer caminhadas tranquilas e aproveitar lindas paisagens. A Ilha do Mel conta com pousadas bem charmosas e equipadas.

Conte com nossos serviços em Curitiba e região. Tenha a tranquilidade de reservar passeios excelentes com os melhores guias que mostrarão tudo o que torna nossa região tão especial.

Gostou das nossas dicas para aproveitar o inverno em Curitiba? É época de tirar os agasalhos do guarda-roupa, passear pelos pontos turísticos da cidade e ver o que faz de Curitiba tão interessante na época mais fria do ano! 

Que tal saber das novidades e trocar informações sobre Curitiba nos grupos do WhatsApp de clientes da Special Paraná? Prepare-se para sua viagem para Curitiba e interaja com nossa equipe, com quem já veio ou ainda virá para cá. Saiba como participar:

Fale conosco!

  • info@specialparana.com
  • (41) 3232-1314
  • (41) 9935-7215
  • WhatsApp

Encontre muitas outras dicas sobre Curitiba e região baixando nosso Guia Virtual sobre a cidade. É gratuito!

chamada-guia-curitiba-2017