fbpx

Blog

Programação de Natal em Curitiba [2018]

Em novembro e dezembro Curitiba ganha um novo brilho com a chegada do Natal. Alguns clássicos natalinos – falaremos deles em seguida – fazem da cidade uma referência turística para quem se encanta com a magia do fim de ano! Turistas e curitibanos contam todos os anos com uma programação especial de Natal em Curitiba, que emociona e encanta a todos.

Aqui neste artigo você encontrará:

  • Calendário de atrações natalinas em novembro e dezembro de 2018
  • Descritivo das atrações
  • Dicas de lugares para jantar e ceia de Natal
  • Como baixar nosso guia sobre Curitiba

Para facilitar sua programação,  colocamos as principais atrações em um calendário prático e de rápida consulta. >> Veja o calendário aqui <<

Atenção! Novembro e dezembro são meses bem movimentados em Curitiba. Portanto, vale a pena reservar tudo com antecedência e programar antes o roteiro. Conte com a gente para organizarmos os seus passeios em Curitiba e região!

Principais Atrações do Natal em Curitiba

 

Coral de Natal no Palácio Avenida

Impossível falar do Natal em Curitiba e não lembrar da principal e super famosa atração da cidade. O espetáculo mais esperado do ano atrai milhares de pessoas ao centro de Curitiba. O motivo? As janelas do Palácio Avenida. Mais especificamente as mais de 120 vozes que emocionam o público com os cantos natalinos. Em 1991 começaram as apresentações do coral formado por crianças e até hoje o espetáculo é um símbolo do final de ano por aqui. Além de ser um show incrível, esse é também um projeto muito sério.

O coral foi uma iniciativa do Bamerindus e depois foi assumido pelo HSBC. O banco foi vendido para o Bradesco, que continua com a tradição e assume o projeto social. Quem atua nos bastidores são os chamados Anjos, funcionários do banco, que zelam pelo bem-estar físico e emocional das crianças no período de ensaios e apresentações. No passado a Special Paraná já foi conhecer os bastidores do coral e nós contamos tudo aqui no blog!

O Palácio Avenida fica na Rua das Flores, no cruzamento entre a Av. Luiz Xavier, travessa Oliveira Belo e as ruas XV de Novembro e Ébano Pereira. As apresentações começam às 20h15 e terminam às 21h. A principal dica é: chegue cedo! O espetáculo é gratuito e todos podem participar. A rua fica lotada, com todos os olhos voltados para as janelas do palácio. Ao final da apresentação, um lindo show de fogos encerra a noite!

Para quem quer ver o coral do Palácio Avenida em um lugar reservado, com mais conforto e segurança, temos também o que oferecer. Mas tem que reservar sempre antes! Os lugares de 2018 já lotaram! 

O tema de 2018 será “Tempo de Sonhar” e terá a participação de crianças de escolas municipais de Curitiba e de instituições de acolhida apoiadas pelo Banco Bradesco. Datas das apresentações em 2018 são: 30 de novembro; 1, 2, 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de dezembro de 2018, sempre às 20h15. 

natal em curitiba 3

As crianças nas janelas do Palácio Avenida deixam o Natal ainda mais especial. Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná

Além do coral das crianças, a apresentaçãoFoto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná

Além do coral das crianças, a apresentação é muito bonita! Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná

 

natal em Curitiba

Vista do Restaurante Bella Vista: assista com conforto e segurança a um dos espetáculos mais aguardados do ano! Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná – apresentação do Coral em 2017.

Show de cores... Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná

Show de cores… Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná

natal em Curitiba

… e luzes! Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná

 

Feiras de Natal

Artesanato e comida típica de diversos países? É aqui mesmo! As tradicionais feiras de Natal nas praças Osório e Santos Andrade são uma agradável atração para aproveitar o centro da cidade e os atrativos da feira de rua. Você encontrará barracas com artesanato e produtos natalinos, produtos naturais e gastronomia. Ótima oportunidade para comprar uma lembrança, almoçar ou jantar de maneira bem informal. A feira funciona  das 10 às 22h de segunda à sábado e das 14 às 19h aos domingos. A programação vai do dia 23 de novembro até o dia 23 de dezembro. A novidade deste ano ficará por conta da Roda Gigante na Praça Santos Andrade, que será gratuita e começará no dia 30/11.

A tradicional Feira de Santa Rita tem 145 estandes de artesanato, presentes e uma grande  praça de alimentação. A renda é revertida para 168 entidades beneficentes cadastradas. Quando? Dias 30/11 (14 às 22h) e dias 01 e 02/12 (10 às 22h). Onde? Expo Renault Barigui.

 

Shoppings

Curitiba possui uma boa variedade de shoppings e cada um apresenta uma decoração e programação de Natal. Os shopping costumam caprichar! Boa opção para levar as crianças e garantir aquela foto tradicional com o Papai Noel – as famílias adoram, né? Algumas opções para conhecer durante o Natal em Curitiba:

🎄Pátio Batel

🎄 Shopping Curitiba

🎄 Shopping Estação

🎄 Mueller

🎄 Palladium

🎄 Park Shopping Barigui

natal em Curitiba

A frente do Shopping Mueller em 2017 foi destaque na cidade! Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná.

Natal do Paço

Esse é outro espetáculo bem esperado por curitibanos e turistas. O Paço da Liberdade é um edifício histórico que já foi até sede da Prefeitura de Curitiba e é o único prédio da cidade tombado de âmbito nacional. Hoje é um espaço para exposições, cursos e eventos. No Natal a construção se transforma em uma tela para que as imagens projetadas ganhem vida e possam contar histórias inspiradoras. O tema de 2018 é O Chefe da Fábrica e conta a história do encontro do Papai Noel com a Fada Lia. Um espetáculo de luzes, sons e cores! A Banda Lyra também se apresentará no local. 

As apresentações são gratuitas e acontecem nos dais 11, 12 e 13 de dezembro às 20h30. Chegue com bastante antecedência ao local, pois a praça é pequena. 

natal em Curitiba

Projeções no Paço da Liberdade em 2014. Demais, né? Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná.

Caravana iluminada da Coca-Cola

Outra atração tradicional na cidade. O caminhão iluminado da Coca-Cola convida a todos a participarem do Natal e compartilharem o sentimento de gratidão. O roteiro costuma sair da fábrica da Coca-Cola em Curitiba e passa por vários bairros.

 

Nataleluia 

O espetáculo resgata o verdadeira mensagem natalina e é encenado por 700 voluntários na Primeira Igreja Batista de Curitiba. Os lugares são limitados e os ingressos custam R$ 10 e devem ser adquiridos antecipadamente no site do evento. As apresentações acontecerão nos dias 20, 21, 22 e 25/12 às 20h.

 

Parada de Natal do Pátio Batel

Inspirada nas paradas de Nova York e da Disney, esse atrativo do Natal em Curitiba promete impressionar o público! Uma Parada de Natal, na rua mesmo, com direito a carros alegóricos e personagens natalinos. Já imaginou? Essa será a primeira parada de Natal de Curitiba e vai acontecer na Avenida do Batel, saindo do Castelo do Batel até o shopping Pátio Batel. O desfile de Natal será coreografado por Carlinhos de Jesus e encenado por 250 dançarinos de diversas escolas de Curitiba. Datas em 2018: 27 de novembro; 4, 11 e 18 de dezembro de 2018, sempre às 21h, na Avenida Batel. 

Dica: neste ano de estreia, a parada começa em frente ao Castelo do Batel. Fique ali nas primeiras quadras para vê-la logo no início e chegue cedo. A maioria dos dançarinos passa caminhando e para quem fica atrás ou é baixinho, é difícil enxergar algo. Em frente ao shopping ficam muitas pessoas e fica mais difícil aproveitar. Para quem vai de carro, deixe nos estacionamentos da Rua Teixeira Coelho / Bento Viana. O estacionamento do shoppinng fica aberto, mas para chegar lá há desvios longos e acaba não valendo a pena.

Auto de Natal

Espetáculo no Centro Histórico de Curitiba, com luzes, música e teatro. A plateia acompanha caminhando pelo cenário do Largo da Ordem. Quando? Dias 22, 28 e 29 de novembro e nos dias 5, 6, 12 e 13 de dezembro, sempre à partir das 20:30. Onde? Início no Palacete Wolff, na Praça Garibaldi.

 

Bach na Capela Santa Maria

Música erudita no palco da Capela Santa Maria, encerrando a temporada da Camerata Antiqua de Curitiba. Quando? Dia 14/12 às 20h e dia 15/12 às 18:30. Onde? Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro). Ingressos no local: R$ 30

 

Orquestra UniCesumar no Parque Barigui 

Músicas natalinas, grandes sucessos populares e trilhas sonoras famosas. Espetáculo ao ar livre ao anoitecer. Quando? 25/11 às 18h. Onde? Parque Barigui.

 

Não tem jeito: todo mundo entra no clima natalino e a programação do Natal em Curitiba fica bem diversificada. Há muito o que fazer e se você quer aproveitar o fim de ano na cidade, vale a pena conferir a agenda de eventos e também pesquisar o que outros estabelecimentos da cidade, como bares e restaurantes, planejam para esse período. Os eventos da Prefeitura estão programados para o período de 22 de novembro a 22 de dezembro. A programação completa do Natal 2018 você vai encontrar a partir de setembro (data prevista) no site Natal Curitiba. Lembrando que nós também vamos atualizar as datas das principais atrações aqui nesse post – já salva aí nos favoritos!

Árvore de Natal no Memorial de Curitiba. Foto: divulgação

Árvore de Natal no Memorial de Curitiba. Foto: divulgação

Árvores de Natal

Árvores gigantes e iluminadas foram instaladas em vários pontos turísticos da cidade, como Jardim Botânico, Parque Barigui e Parque Tanguá. Foi uma novidade de 2017 que pode se repetir agora em 2018. Vamos torcer! As árvores foram acesas ao entardecer, garantindo foto lindas para os visitantes e uma lembrança pra lá de especial.

natal em Curitiba

O Parque Tanguá ficou ainda mais lindo iluminado! Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná.

natal em Curitiba

A árvore iluminada chamou a atenção de curitibanos e turistas. Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná.

Maria Fumaça

40 anos depois, a Maria Fumaça Mallet 204 voltou para as ferrovias paranaenses como parte da programação natalina de 2017. Toda enfeitada com luzes, ela circulou por Curitiba e região metropolitana, levando a magia do Natal para todos! Confira como foi:

 

Ceias de Natal em Curitiba

Muitas pessoas nos pedem dicas de locais para a Ceia de Natal. A maioria dos restaurantes fecha na noite do dia 24/12 e portanto, é bom você se programar e reservar antes para garantir sua reserva.

Aqui estão algumas opções:

HOTEL RADISSON: a ceia de Natal inclui uma variedade grande no buffet, bebidas não alcoólicas e vinho espumante. Uma mesa de café, banda, Papai Noel para a distribuição de presentes, cabine de fotos, espaço kids com recreacionista e cantinho do sono garantem também tranquilidade para as famílias com crianças menores. O preço por pessoa é de R$ 379 (acima de 12 anos) e crianças de 7 a 12 anos pagam a metade. Reservas e informações completas: 41 3351-2222 ou no email eventos.rhc@atlanticahotels.com.br

HOTEL DEL REY: uma opção mais simples, mas também mais econômica. A ceia de Natal terá um buffet com opções variadas e bebidas não alcoólicas e uma garrafa de vinho espumante a cada duas pessoas estão inclusas no valor. O preço por pessoa é de R$ 150. Reservas e informações completas: 41 3051 0001 ou no e-mail: comercial3@hoteldelrey.com.br

RESTAURANTE SICILIANO: uma opção em Santa Felicidadade, bairro gastronômico tradicional. O jantar de Natal terá música ambiente e presença do Papai Noel. O preço por pessoa é de R$ 80 e R$ 100 (com refri e limonada inclusos). Reservas e informações: 41 3372-1733 ou 41 9 8479-5345.

 

Que tal saber das novidades e trocar informações sobre Curitiba nos grupos do WhatsApp de clientes da Special Paraná? Prepare-se para sua viagem para Curitiba e interaja com nossa equipe, com quem já veio ou ainda virá para cá. Saiba como participar:

Para mais dicas baixe agora o nosso Guia de Curitiba. É gratuito!

CHAMADA GUIA NOVO SPECIAL (5)

Ah! Se você quiser ver mais imagens do Natal em Curitiba, pode dar o play em nosso vídeo 🙂 As imagens são de 2014, mas você já pode imaginar melhor como é o clima natalino por aqui!