Ilha do Mel: um pedaço do paraíso no litoral paranaense

A Ilha do Mel é uma grata surpresa no litoral do Paraná e é um dos passeios mais procurado por quem visita Curitiba. O verão é a estação perfeita para aproveitar as belas praias, os dias de sol e as trilhas da Ilha. Mas não se engane: no restante do ano, tanto brasileiros como estrangeiros procuram esse contato com a natureza para aproveitar as temperaturas amenas e, principalmente, sair da rotina.

O Paraná tem somente 98 km de litoral e a Ilha do Mel é considerada como o que há de melhor por lá! A rústica e exótica ilha pertence ao município de Paranaguá, sendo que 90% dela está sob proteção ambiental.

A Ilha do Mel é um lugar para se desligar da rotina – não há carros nem motos por lá. O número de visitantes é restrito a 5.000 pessoas por dia, ou seja, nada de aglomerações mesmo nos períodos mais movimentados. 

A cada ano a Ilha do Mel melhora a sua estrutura para receber os visitantes. Muitas pessoas ainda têm a imagem de que a Ilha é lugar de “bicho grilo”, mas a verdade é que a qualidade dos serviços foi melhorando e os preços foram aumentando com o passar do tempo. Mesmo assim, é possível encontrar pousadas e restaurantes de todos os níveis de preços. Dá para conhecer a Ilha do Mel em uma dia, ou acampar ou ficar em uma pousada dos sonhos. Só vai depender do estilo de viagem que você está procurando 😉 

O público que frequenta a Ilha do Mel é formado basicamente por famílias, casais e jovens que gostam de aproveitar boas praias. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a Ilha do Mel. Temos certeza que será uma experiência incrível, tanto para descansar como para passear!

Prepare-se para nossa querida ilha! Aqui você vai encontrar:

  • Onde está e como chegar na Ilha do Mel
  • O que fazer na Ilha do Mel
  • Mapa da Ilha do Mel 
  • Passeios para a Ilha do Mel saindo de Curitiba
  • Quando ir à Ilha do Mel – melhores épocas
  • Dicas de onde ficar na Ilha do Mel
  • Dicas de restaurantes na Ilha do Mel
  • De onde veio o nome Ilha do Mel
  • Dicas práticas para aproveitar melhor a Ilha do Mel

 


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

 

ONDE ESTÁ E COMO CHEGAR À ILHA DO MEL

A Ilha do Mel fica a aproximadamente 120 km de Curitiba e está na baía de Paranaguá, no litoral norte do Paraná.

O aeroporto mais próximo é o Afonso Pena (CWB), em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Não há ônibus ou traslados regulares saindo do aeroporto para a Ilha do Mel. Você poderá entrar em contato conosco para reservar antes. 

A estrada que leva a Paranaguá e para o acesso à Pontal do Sul é a BR-277. 

Não há carros na Ilha do Mel – a única maneira de chegar na Ilha é de barco. São dois lugares de saída:

  • Barcos de Paranaguá para a Ilha do Mel: são aproximadamente duas horas de travessia e os barcos vão para Encantadas e Brasília. Há poucos horários de saída e é importante você se programar antes. As passagens de barco são compradas no local. Para horários de saída e preços, consulte o site da Abaline
  • Barcos de Pontal do Sul para a Ilha do Mel (mais prático e rápido): somente meia hora de travessia e há também vários estacionamentos próximo ao embarque. As barcas possuem horários específicos de saída. Você pode encontrar informações sobre horários e valores no site da ABALINE.  Os bilhetes de ida e volta para a travessia são comprados no local de embarque.
    De Pontal do Sul também há lanchas e táxis náuticos para a ilha. Assim, o  tempo de travessia diminui para aprox. 5 a 8 minutos! 
  • Dica: se você estiver viajando em grupo ou com sua família, vale a pena contratar um barco privativo que ficará exclusivo no horário de sua preferência – entre em contato conosco para isso!

Depois de decidir se você vai sair de Paranaguá ou Pontal, é preciso fazer mais uma escolha. A Ilha do Mel é dividida em duas “vilas”: Brasília e Encantadas. Falaremos mais sobre elas a seguir, mas antes de pegar a barca é preciso saber para qual delas você vai.

Como o trajeto é feito de barco, a experiência já começa antes de chegar na Ilha do Mel. É uma ótima oportunidade para belas fotos e, se der sorte, ainda é possível ver golfinhos bem próximos do barco. Curta a paisagem e entre no clima  😀 

Ilha do mel
Você vai encontrar muitas belezas durante o trajeto de barco para a Ilha. Foto: Special Paraná
ilha-do-mel-paraná-brasil
Trapiche de Nova Brasília na Ilha do Mel

O QUE FAZER NA ILHA DO MEL

Quilômetros e quilômetros de praia fazem da Ilha do Mel um lindo atrativo turístico do Paraná. Dividida em cinco vilarejos– Fortaleza, Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas – cada pedaço da Ilha oferece uma vista especial. Entre os pontos turísticos mais visitados estão o Farol das Conchas, a Fortaleza e a Gruta das Encantadas, que carregam muitas histórias e belezas naturais.

O Farol das Conchas fica do lado de Brasília e do alto do farol é possível ter uma vista panorâmica de quase toda a Ilha. A paisagem vale cada um dos 144 degraus! Nesse lado da Ilha também está a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. Ela abriga muitas histórias e, atualmente, suas ruínas são incríveis estruturas, com canhões protegidos por muralhas, proporcionando uma impressionante vista para o oceano. Para chegar lá a caminhada é um pouco mais longa, mas também é possível alugar uma bike e fazer o trajeto pedalando – muitas pousadas oferecem esse serviço. Para os mais aventureiros, vale a pena subir a trilha do Morro da Baleia, atrás da Fortaleza para chegar ao Labirinto dos Canhões

ilha do mel
Durante a subida para o Farol é possível contemplar as praias da Ilha! Foto: Special Paraná
ilha-do-mel-paraná
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. Foto: Special Paraná
fortaleza-ilha-do-mel
Canhões na Fortaleza. Foto: Special Paraná

Já a Gruta, como o próprio nome diz, fica em Encantadas. A praia é praticamente deserta e a gruta deixa o visual ainda mais impressionante. Para quem gosta de caminhar e tem bom condicionamento físico, uma boa dica é fazer a trilha entre a Praia Grande e a Gruta de Encantadas. Informe-se antes sobre a maré! Nesta trilha você irá pelas pedras, que ficam perigosas na maré cheia! 

 

ilha do mel

ilha do mel
Gruta de Encantadas. Fotos: Special Paraná
ilha do mel
Dentro da Gruta é possível ver a praia! Foto: Special Paraná


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

As praias mais famosas são a Praia Grande e a Praia do Farol. Algumas praias da Ilha do Mel são consideradas as principais do Paraná para a prática do surf. É possível alugar pranchas de surf ou stand-up paddle e até mesmo ter uma aula de surf por lá. A maioria das crianças e jovens moradores da Ilha do Mel praticam surf!

Não se preocupe em levar cadeiras de praia ou guarda-sol. Você encontrará o serviço de aluguel por lá em algumas pousadas. Se você quer serviço de praia, com garçons trazendo suas bebidas e comidinhas, recomendamos ficar na Praia de Fora e pedir na Astral da Ilha ou Treze Luas. O serviço de praia está disponível normalmente nos dias mais movimentados. Em dias tranquilos, você poderá ir ao restaurante diretamente.

A cada passo nas trilhas de areia da Ilha do Mel você terá oportunidade de se desligar da rotina – é uma experiência incrível e surpreendente. Não deixe de levar o celular ou uma câmera fotográfica para registrar todos os momentos e as lindas paisagens!

MAPA DA ILHA DO MEL

Veja no mapa abaixo onde estão as praias e atrações da Ilha do Mel. O quadro de distâncias lhe ajudará a planejar melhor:

Para conhecer os atrativos da Ilha, além do percurso a barco, você pode caminhar. Antes de sair informe-se sobre as condições da maré antes de começar uma trilha com pedras. Veja o quadro de distâncias com o nível de dificuldade para cada trilha:

Percurso (só ida)Tempo médioDistânciaNível de dificuldade
Encantadas – Brasília2 horas6 kmMédio (com pedras)
Brasília – Farol das Conchas30 minutos2 kmMédio (com subida)
Brasília – Fortaleza1 hora4 kmFácil
Brasília – Ponta Oeste3 horas10 kmFácil
Encantadas – Fortaleza3 horas10 kmMédio (com pedras)
Encantadas – Farol2:30 horas8 kmMédio (com pedras)
mapa ilha do mel
Mapa da Ilha do Mel

 

PASSEIOS PARA A ILHA DO MEL SAINDO DE CURITIBA

Como a Ilha fica bem perto de Curitiba, é muito comum que os turistas aproveitem a viagem para combinar os dois destinos.

Se você quer facilitar a viagem e aproveitar ainda mais a Ilha com o acompanhamento de um guia ou se você está com pouco tempo, temos sugestões de passeios. 


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

 

Ilha do Mel Completa

Aproveite ao máximo um dia na Ilha do Mel, com saída de Curitiba. Visite a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas, a Praia de Fora e a Praia do Farol. Se tiver disposição, poderá caminhar até a Fortaleza. Para seu conforto e para ter rapidez e flexibilidade, o transporte é feito em uma lancha rápida. O passeio Ilha do Mel Completa deve ser reservado antes e pode ser feito todos os dias. 

Assista ao vídeo e veja como é o passeio: 

 

Ilha do Mel (1 dia)

Passeio privativo no dia que você preferir. Inclui o transporte a partir de Curitiba, barco regular para Nova Brasília OU Encantadas e acompanhamento de um guia de turismo. Recomendamos visitar o Farol das Conchas, mas você poderá montar o roteiro da sua maneira, pois é um passeio privativo. O passeio para a Ilha do Mel pode ser feito em qualquer dia da semana e deve ser reservado antes. 

Trem e Ilha do Mel (1 dia)

Se você é daqueles que quer conhecer tudo rapidinho e tem pouco tempo em Curitiba, esta é uma ótima alternativa. Para que você tenha mais tempo na Ilha do Mel, assim que o trem chegar em Morretes já saímos para lá e você terá um lanche para comer no caminho. O preço depende do número de pessoas. O passeio Trem e Ilha do Mel acontece nos dias de saída do trem – via de regra de sexta à domingo – e deve ser reservado antecipadamente. 


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

QUANDO IR À ILHA DO MEL: MELHORES ÉPOCAS

A Ilha do Mel pode ser visitada durante o ano todo. É um lugar para quem gosta de natureza, caminhadas e praias mais agrestes. Mas se você gosta de saber sobre temperaturas médias e dias de sol, aqui vão algumas informações úteis sobre a Ilha do Mel:

De acordo com o site weatherspark, as temperaturas na Ilha do Mel variam de geralmente de 15°C a 30°C e raramente é inferior a 11 °C ou superior a 33 °C.

A época mais quente na Ilha do Mel vai da metade de dezembro ao final de março, quando a temperatura média é de 28°C. Entretanto, é o período mais encoberto e por consequência, mais propenso à chuvas. A temperatura média da água é de aprox. 25°C durante o dia.

A época de temperaturas mais amenas na Ilha do Mel vai do final de maio ao final de setembro, com temperatura média de 23°C. Apesar das temperaturas um pouco mais baixas, é o período com mais sol e menos probabilidade de chuvas na Ilha do Mel. Da metade de junho ao final de setembro, a temperatura média da água durante o dia é de 20°C.

Se você prefere dias pouco encobertos e sem chuva, a melhor época é da metade de abril ao final de setembro. 

 

ONDE FICAR NA ILHA DO MEL

Já falamos que a Ilha do Mel é dividida em duas áreas: Brasília e Encantadas. Não existe nenhuma vantagem ou diferença específica, mas para ajudar na escolha, podemos dizer que a maioria dos atrativos estão em Brasília. Os estabelecimentos são mais distantes uns dos outros, mas você vai encontrar muitas opções boas de pousadas e restaurantes. Encantadas também possui uma ótima estrutura e as caminhadas serão menores – tudo é mais pertinho.

Além disso, escolher entre uma ou outra não vai impedir você de conhecer os dois lados – a não ser que você esteja com pouco tempo. Existem barcos que podem levar os visitantes de um lado para o outro ou você poderá fazer uma caminhada um pouco mais longa.

Dica! Se você está com tempo apenas para um bate e volta e quer conhecer os dois lados da Ilha, nós recomendamos o nosso passeio Ilha do Mel Completa. Você terá a chance de aproveitar bem a viagem sem se preocupar com nada.

Se você está planejando ficar mais de um dia, pesquisar as hospedagens disponíveis pode ajudar a escolher entre Brasília ou Encantadas. Ambas possuem opções mais econômicas e outras mais sofisticadas.

Pousadas em Brasília:

  • Astral da Ilha – pertinho da Praia de Fora. Tem quartos temáticos com decoração especial e também as suítes da Figueira, que ficam logo atrás. Muito legal para casais! 
  • Grajagan – em frente à Praia Grande. Quartos amplos e com tamanhos variados, alguns para acomodar famílias. Está mais isolada das outras pousadas, ideal para quer sossego. 
  • Treze Luas – pertinho da Praia de Fora. Tem apartamentos standard e superiores e área de convivência ampla. 
  • Enseada das Conchas – pertinho da Praia do Farol, uma das mais tranquilas da ilha. Somente 4 apartamentos, não aceita crianças. Café-da-manhã fresquinho e caprichado! 

Pousadas em Encantadas:

  • Fim da Trilha – apartamentos arejados e amplos. O restaurante da pousada é bem renomado e tem atendimento familiar. 
  • Caraguatá – chalés com apartamentos em cima e em baixo, bem pertinho do trapiche de chegada, bom para quem não quer andar muito. 
  • Orquídeas – fica escondinha, com apartamentos em chalezinhos e  também na parte principal. Tem um gramado e é bom para famílias. 

A lista vai muito além do que indicamos aqui! Antes de fazer a reserva, nós recomendamos também uma passada no TripAdvisor para conferir a opinião de outros viajantes.

 

RESTAURANTES NA ILHA DO MEL

Frutos do mar são o destaque da Ilha do Mel! Mas, se você não é muito fã, é possível encontrar outras opções, inclusive vegetarianas. Como tudo é muito perto, você pode facilmente caminhar e escolher a opção de restaurante que mais lhe agrade. Algumas pousadas, inclusive, possuem ótimas opções gastronômicas. Os preços variam bastante – se você quiser um ambiente mais descolado, prepare-se para os preços mais salgados. 

  • Astral da Ilha: experimente os risotos, cerveja artesanal da casa e também a caipirinha de hibisco.
  • Mar e Sol: a opção mais tradicional. Experimente os pratos executivos, que são muito bem servidos. 
  • Grajagan: tem pizzas gostosos e pratos à la carte. Bom para almoçar sem pressa se estiver na Praia Grande. 
  • Beehouse: os hambúrgueres da casa são servidos com batatinha cozidas (deliciosas). Experimente também as tortas – destaque para a Maracolate. 
  • Café das Meninas: opção para um lanche caprichado em um lugar charmoso na trilha entre as praias e o trapiche. 
  • Fim da Trilha: um dos restaurantes mais famosos da Ilha do Mel, em um canto tranquilo. 


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

ILHA DO MEL: DE ONDE VEIO O NOME?

Há várias histórias que circulam por aí sobre as origens do nome da nossa querida Ilha do Mel. Fato é que já em 1666 o nome Ilha do Mel foi mencionado em documentos de cessão da região. Lembrando que a Vila de Paranaguá tinha sido fundada apenas em 1644!

  • Das especulações mais comuns, a mais plausível é a que em mapas bem antigos o local da Ilha havia sido marcado com “Mehl”. Na época muitos cartógrafos que viajavam com os navios eram alemães e a palavra alemã para farinha é Mehl. Provavelmente a ilha era um local onde os navios poderiam comprar farinha.
  • Outra hipótese para o nome Ilha do Mel seria a coloração da água, que em alguns lugares tem a cor de mel.
  • Também fala-se de antigos marinheiros que praticavam a apicultura na ilha e vendiam mel;
  • Outro nome que aparece nas hipóteses é um Almirante Mehl, que teria uma casa na ilha.
  • A teoria mais absurda é que seria o local de “lua de mel” de escravizados, que ali eram trazidos para se reproduzir.

DICAS PRÁTICAS PARA APROVEITAR MELHOR A ILHA DO MEL

  • Evite levar malas de rodinhas

Como as trilhas são de areia, esse tipo de mala não é nada prático e ela pode até ficar danificada. Prefira malas mais compactas, como mochilas ou bagagens de mão.

Falando em mala, procure levar somente o necessário. Se você for ficar em alguma pousada, certifique-se da distância que você vai precisar caminhar. Quanto menos peso você carregar, mais fácil será a locomoção. No entanto, se por algum motivo você estiver com muita bagagem, é possível contratar o serviço dos carregadores na chegada da Ilha. Os preços são fixos e dependem da distância.

  • Prefira roupas leves e confortáveis

No verão, a Ilha do Mel é muito quente. Leve roupas fresquinhas, leves e confortáveis. Vale para os calçados também – sapatos de salto alto não são recomendados. E claro: não esqueça as roupas de banho para aproveitar melhor a praia! No resto do ano, leve também uma jaqueta leve e calças compridas para não ficar com frio à noite. Não esqueça do protetor solar e repelente.

  • Respeite as trilhas

Caminhe sempre pelas trilhas já existentes. Fazer novas trilhas, além de perigoso, pode prejudicar o ecossistema e confundir o seu trajeto. Durante a noite, a Ilha do Mel fica pouco iluminada. Procure levar uma lanterna para facilitar.

  • Leve dinheiro e remédios que possa precisar

Você não vai encontrar caixas eletrônicos e nem farmácias na Ilha do Mel. Para garantir, leve uma quantia reserva em dinheiro, além de cartões de débito ou crédito. Restaurantes e pousadas costumam aceitar cartão de crédito e de débito, mas passeios de barco, delivery de pizza e outras despesas terão que ser pagas em dinheiro. Não há caixa eletrônico na Ilha do Mel. Para alguma emergência, você poderá sacar dinheiro pagando uma “taxa” no mercado próximo ao trapiche de Brasília.

Não esqueça dos medicamentos que podem ser necessários ou contínuos. O sinal de celular pode ser fraco em algumas regiões, mas não ligue para isso! Você está indo para relaxar…

  • Tenha atenção ao entrar no mar

Essa é uma recomendação importante. Antes de entrar no mar, informe-se com os moradores ou com o guia de turismo que vai acompanhar você durante o passeio ou com a pousada em que você ficará sobre os lugares mais apropriados. Há lugares com muitas pedras e correntezas que podem tornar um simples banho de mar em algo muito arriscado. Sua segurança em primeiro lugar!

  • Respeite a natureza

Já deu para perceber que a Ilha do Mel é um lugar que merece e precisa ser preservado. É também responsabilidade sua cuidar da Ilha! Não deixar lixo no chão nem nas praias, não alimentar os animais e tomar banhos rápidos são algumas atitudes que vão deixar a sua viagem mais sustentável.

Leia também: Turista responsável: 15 dicas sustentáveis para curtir sua viagem e colocar em prática

 

 

ilha do mel - guia curitiba
Baixe já – é grátis

Categorias Relacionadas

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Bibiana Antoniacomi

Bibiana Antoniacomi

Meu nome é Bibiana Antoniacomi, sou turismóloga, mãe, curitibana e fundadora da Special Paraná Turismo Receptivo.

Recebemos pessoas do mundo todo em Curitiba desde 2007 - somos uma agência de turismo especializada na nossa região.

Você encontrará informações em nosso site que lhe ajudarão a planejar melhor sua viagem. Afinal, queremos que você se encante e ame Curitiba!

Reserve seus passeios conosco e seja você também um cliente “special”. Afinal, nada melhor do que ter especialistas para lhe assessorar para que você aproveite ao máximo sua estadia por aqui.

Você pode entrar em contato conosco no WhatsApp 41 99935-7215, por telefone de segunda à sexta no horário comercial (41) 3076-0743 ou pessoalmente no centro de Curitiba.

Estamos na Rua Voluntários da Pátria, 262, sala 5 (1. andar).

E daí, vem pra Curitiba?