Turismo de Natureza: cuidados para ter um passeio seguro

Turismo de Natureza - Guartelá

Confira o artigo da especialista em Turismo de Natureza, Dartilene de Souza e Silva. Leia com atenção as dicas para que sua atividade na natureza seja segura e traga recordações incríveis!

O turismo de natureza compreende diversas atividades praticadas ao ar livre como caminhadas, cavalgadas, passeios de bicicleta, arvorismo, entre outras. Também é chamado de ecoturismo ou turismo de aventura, pois oferece atividades de aventura que “promovem experiências físicas e sensoriais recreativas que envolvem desafio, riscos avaliados, controláveis e assumidos, que proporcionam sensação de liberdade, prazer, superação” (MTur, 2005). Estar em contato com a natureza sentindo o vento no rosto, maravilhando-se com a paisagem e superando os próprios limites são recompensas que essas atividades proporcionam.

Turismo de Natureza - Itupava
Conte sempre com um guia local para as caminhadas. Foto: Jochen Schappel

O Brasil possui natureza privilegiada contendo praias paradisíacas, formações montanhosas singulares, canyons extraordinários, cachoeiras espetaculares e cinco biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal) com características exclusivas de fauna e flora. O Paraná também possui uma variedade paisagística sensacional com praias, baías e ilhas, além do segundo planalto com o Canyon Guartelá, da Serra do Mar e das Cataratas do Iguaçu, que provocam emoção a quem visita.

A emoção, aliás, acompanha os adeptos do turismo de natureza, mas para ser uma experiência prazerosa, a empresa responsável pela operação das atividades deve conhecer os riscos envolvidos e tomar todas as providências para garantir a segurança dos clientes durante o passeio.

Por outro lado, o cliente também deve se manter atento a respeito do atendimento desse prestador de serviço e por isso, indicamos algumas recomendações para que observe antes de se aventurar.

Confira as dicas na hora de fazer turismo de natureza:

  • Peça referências, confira se a empresa que oferece o serviço está formalizada, se tem alvará de funcionamento e tem CADASTUR.
  • Solicite informações prévias sobre a atividade que pretende realizar e avalie se assume os riscos para prosseguir ou não com a reserva.
  • Verifique se a empresa oferece seguro que cubra atividades de aventura e natureza.
  • Pergunte se a empresa conhece e aplica as normas técnicas para a atividade que oferece, ou se ela tem um Sistema de Gestão da Segurança implementado, conforme a norma.
  • Os equipamentos devem estar em boas condições de uso. Aqueles amassados, desfiados, folgados, muito surrados indicam sinal de mau uso.
  • Use sempre capacete apropriado quando tirar os pés do chão e colete salva-vidas sempre que entrar na água.
  • Aja de acordo com as regras ambientais em sua aventura: não faça fogo, não contamine o rio e ande sempre por trilhas demarcadas. Produza pouco lixo e traga-o de volta.
  • Confira o estado do estojo de primeiros socorros que a empresa está levando e tenha na sua mochila seus remédios específicos.
  • Seja responsável, conheça e respeite seus limites
  • Hidrate-se, alimente-se e mantenha-se aquecido. A melhor pessoa para cuidar de você é você mesmo! (Fonte: os 10 Mandamentos do Turista de Aventura Consciente, Programa Aventura Segura – ABETA)

Praticar Turismo de Natureza requer vontade, consciência e, acima de tudo, responsabilidade. E é obrigação da empresa garantir a segurança dos clientes e a preservação da vida. Dessa forma, a emoção estará garantida.

Sobre a autora:

Dartilene de Souza e Silva – Graduada e Mestre em Turismo (UFPR); Especialista em Gestão de Pessoas e em Planejamento e Gestão de Negócios. Atuou de 1997 a 2006 na Ixion Geo Agência de Viagens e Turismo (Rafting) e desde 2006 vem se especializando em Normalização no Turismo, sendo membro das comissões técnicas da ABNT para as normas do Turismo (CB54) – sustentabilidade e aventura, atuando como instrutora e consultora para orientação e/ou implantação da norma ABNT NBR ISO 21101:2014 – Turismo de Aventura – Sistema de Gestão da Segurança – Requisitos.

 

 

 

 

 

Leia também: Turismo de Aventura: opções para fazer em Curitiba e Região

Baixe nosso guia sobre Curitiba – é gratuito:

turismo de natureza - guia Curitiba
Baixe agora – é grátis!

Categorias Relacionadas

Compartilhe com seus amigos!

#!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=245#!trpen#Share on facebook#!trpst#/trp-gettext#!trpen#
#!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=245#!trpen#Share on whatsapp#!trpst#/trp-gettext#!trpen#
#!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=245#!trpen#Share on twitter#!trpst#/trp-gettext#!trpen#
#!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=245#!trpen#Share on linkedin#!trpst#/trp-gettext#!trpen#
#!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=245#!trpen#Share on email#!trpst#/trp-gettext#!trpen#
#!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=245#!trpen#Share on print#!trpst#/trp-gettext#!trpen#
Bibiana Antoniacomi

Bibiana Antoniacomi

Meu nome é Bibiana Antoniacomi, sou turismóloga, mãe, curitibana e fundadora da Special Paraná Turismo Receptivo.

Recebemos pessoas do mundo todo em Curitiba desde 2007 - somos uma agência de turismo especializada na nossa região.

Você encontrará informações em nosso site que lhe ajudarão a planejar melhor sua viagem. Afinal, queremos que você se encante e ame Curitiba!

Reserve seus passeios conosco e seja você também um cliente “special”. Afinal, nada melhor do que ter especialistas para lhe assessorar para que você aproveite ao máximo sua estadia por aqui.

Você pode entrar em contato conosco no WhatsApp 41 99935-7215, por telefone de segunda à sexta no horário comercial (41) 3076-0743 ou pessoalmente no centro de Curitiba.

Estamos na Rua Voluntários da Pátria, 262, sala 5 (1. andar).

E daí, vem pra Curitiba?