Museus em Curitiba: 11 opções para visitar e se encantar

Museus em Curiiba

A variedade de Museus em Curitiba impressiona! É uma cidade muito rica cultural e historicamente, e isso é fácil de perceber pela variedade de Museus que a cidade oferece. Preparamos uma lista especial que engloba os 11 principais Museus em Curitiba – alguns bem famosos e outros mais específicos para que você possa aproveitar.

No momento os museus estão fechados devido à pandemia do COVID-19 e estamos com saudades.

Veja aqui a listinha e a seguir informações e fotos de cada um para facilitar sua escolha:

  1. Museu Oscar Niemeyer
  2. Museu Egípcio da Ordem Rosacruz
  3. Museu da Vida
  4. Museu do Holocausto
  5. Museu do Expedicionário
  6. Museu Paranaense
  7. Museu de Arte Indígena
  8. Museu do Automóvel
  9. Museu Casa Alfredo Andersen
  10. Solar do Barão
  11. Museu Ferroviário


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

 

Agora vamos aos detalhes de cada um:

1 . Museu Oscar Niemeyer

Considerado um dos mais visitados de Curitiba foi inaugurado em 2002 e eleito um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-americano Flavorwire, além de ser um dos maiores da América Latina. O Museu Oscar Niemeyer, conhecido também como “Museu do Olho”, atrai curitibanos e turistas pela sua interessante arquitetura, além do espaço para exposições e de sua grande área externa, onde é possível levar animais de estimação, passear e aproveitar um dia de sol de uma maneira muito agradável.

A maioria das exposição se dedica à arte contemporânea, fotografia e artistas locais de diferentes décadas. Há ainda uma exposição permanente sobre o famoso arquiteto Oscar Niemeyer. Vale a pena destacar também a coleção de arte asiática, que tem um acervo fantástico doado por um diplomata brasileiro ao MON e que hoje encanta os visitantes.

O Museu ainda conta com o MON Café, que oferece um delicioso cardápio de tortas, lanches e bebidas, deixando o passeio ainda mais especial. A lojinha do museu tem produtos interessantes e no auditório do local costumam acontecer apresentações musicais.

Serviço: Rua Marechal Hermes, 999 | Centro Cívico | (41) 3350-4400 | Site do museu.

Quer ver mais detalhes sobre o museu? Assista ao nosso vídeo de 1 minuto:

 

2 – Museu Egípcio da Ordem Rosacruz

O Museu foi fundado pela Ordem Rosacruz, que tem sede em Curitiba e estuda a religião e a história do Egito Antigo.

É um interessante espaço para quem deseja saber mais sobre o Antigo Egito, através de um acervo que conta com histórias, desenhos, armas, réplicas idênticas as originais, além da múmia de uma dama egípcia, com mais de 2.500 anos, chamada Tothmea!

São três espaços diferentes: o Museu Egípcio, mais antigo e onde está a múmia Tothmea; o Complexo Luxor, que é externo e tem um lindo jardim e o Museu Tuthankhamon sobre o mais famoso faraó egípcio.

Serviço: Rua Nicarágua, 2620 | Bacacheri | (41) 3351-3000 | Site do museu

museus em curitiba - museu egípico
Complexo Luxor, a área externa do museu. Foto: Special Paraná

Conheça um pouco mais sobre o museu em nosso vídeo:


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

3 – Museu da Vida

É a sede da Pastoral da Criança e um espaço único que tem dois objetivos: ser um espaço cultural interativo para as famílias e mostrar como é o trabalho dos voluntários da Pastoral, que atuam em comunidades no Brasil inteiro.

São 6 exposições internas e duas áreas de lazer ao ar livre. O casarão era antigamente o Lar da Meninas e abrigava órfãs de Curitiba. O memorial Dra. Zilda Arns é emocionante. Ali você conhecerá um pouco sobre esta grande incentivadora da infância saudável que faleceu tragicamente no terremoto do Haiti.

Serviço: Rua Jacarezinho, 1691 | Mercês | (41) 2105-0250 | Site do museu

"Museus

Assista a um vídeo de 1 minuto para saber mais sobre o museu:

4 – Museu do Holocausto

O primeiro Museu do Holocausto no Brasil foi criado em homenagem às vítimas, aos sobreviventes do Holocausto e aos seus familiares e às pessoas que colaboraram para salvar a vida das vítimas. Dedicado ao tema da perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial, tem como objetivo alertar as novas gerações sobre os perigos do ódio e do Racismo.

As visitas devem ser sempre agendadas com antecedência e são permitidas somente para maiores de 12 anos. 

O museu possui um acervo histórico com consulta digital de documentos e arquivos de áudio e vídeo, além de fotografias e objetos pessoais daquele período. São narradas pequenas histórias de sobrevivência e luta, que tornam a visita ao museu ainda mais interessante. A visita ao Museu do Holocausto deve ser previamente agendada, e visitas guiadas individuais ou para pequenos grupos são realizadas apenas aos domingos.

Serviço: Rua Coronel Agostinho Macedo, 248 | Centro Cívico | (41) 3093-7462 | Site do museu

museu-do-holocausto-curitiba

"Museus

Veja mais imagens do museu em nosso vídeo de 1 minuto:

 

5 – Museu do Expedicionário

Com o objetivo de mostrar a história da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, O Museu do Expedicionário foi criado em 1946 e possui um farto material histórico de mapas, livros, fotos e documentos da época. Também ficam expostos materiais bélicos e armamentos utilizados na guerra pela Força Aérea Brasileira, pela Força Expedicionária Brasileira e pela Marinha de Guerra do Brasil.

O museu fica localizado na Praça do Expedicionário, onde estão expostos um tanque de guerra, um avião Thunderbolt (avião de caça) e outros equipamentos de guerra.

Serviço: Praça do Expedicionário | Alto da XV | (41)3362-8231 | Site do museu

"museus


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

 

6 – Museu Paranaense

Localizado no Centro Histórico de Curitiba, conta com um acervo de mais de 400 mil itens, entre objetos de uso pessoal, armas, fotos, moedas, filmes e documentos. Foi inaugurado em 1876, e já ocupou outras sedes além da atual no Palácio São Francisco. Desenvolve, além das exposições, estudos nas áreas de Arqueologia, Antropologia e História.

O atual local era a mansão da família Garmatter, o que vale a pena a visita por ser uma casa muito rica do século XIX, apresentando uma decoração diferenciada, além do banheiro ter sido considerado muito moderno para a época.

Está em frente à bela Praça João Cândido, onde também estão as Ruínas de São Francisco e o Belvedere.

Serviço: Rua Kellers, 289 | Centro | (41)3304-3300 | Site do museu

"Museus

Quer ver mais sobre o Museu Paranaense? Temos um vídeo de 1 minuto:

 

7 – Museu de Arte Indígena

Um acervo particular impressionante que reúne peças raras em um ambiente lúdico. A visita guiada é fantástica e lhe dará uma ótima visão sobre a diversidade dos povos indígenas brasileiros. Vale a pena conhecer!

É uma visita transformadora que mostra muitos aspectos interessantes e a diversidade de povos nativos do Brasil.

Serviço: Av. Água Verde, 1413 | Água Verde | (41) 3121-2395 | Site do museu

museus em curitiba
Arte plumária no Museu de Arte Indígena. Foto: Mcities


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

 

8 – Museu do Automóvel

Atualmente é um dos mais importantes do gênero do país, e reúne um acervo com mais de 150 veículos que pertencem aos sócios do CAAMP (Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná).

Os veículos são alternados nas 80 vagas do Museu, de acordo com as categorias antiquevintagemilestones e classic. É uma interessante oportunidade de conhecer essas clássicas máquinas que marcaram o século XX. Está localizado no Parque Barigui, um dos mais visitados da cidade. Vale a pena depois do passeio ao Museu do Automóvel, também conhecer o parque.

Serviço: Av. Cândido Hartmann, 2300 (Parque Barigui) | (41) 3335-1440 | Site do museu

Museus em Curitiba
Clássicos no Museu do Automóvel. Foto: Special Paraná

Quer ver mais sobre o Museu do Automóvel? Temos um vídeo de 1 minuto para você:

 

9 – Museu Casa Alfredo Andersen 

O pintor norueguês que se fixou em Curitiba e teve seu ateliê onde hoje é o museu teve um papel importante nas artes em Curitiba. Foi professor e profissionalizou a função de pintor por aqui.

A Museu Casa fica no centro histórico de Curitiba. Foi totalmente reformulado e além de exposição permanente, abriu espaço para mostras temporárias e cursos na área de artes e fotografia. Vale a pena destacar a acessibilidade para deficientes visuais. Várias obras têm áudio-descrição e são táteis.

Serviço: Rua Mateus Leme, 336 | Centro | (41) 3222-8262 | Site do museu

Casa Museu Alfredo Andersen
Fachada do Museu Casa Alfredo Andersen. Foto: Marcelo Almeida


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

 

10 – Solar do Barão 

O Solar do Barão foi a residência do famoso Barão do Serro Azul, nosso maior industrial no século XIX.

Abriga diversos espaços, entre eles o Museu da Fotografia, inaugurado em 1998, e já conta com um acervo de aproximadamente 3000 imagens de grandes fotógrafos brasileiros. É uma das maiores coleções da fotografia brasileira contemporânea. A Gibiteca oferece mais de 25 mil títulos de vários gêneros de histórias em quadrinhos, para empréstimos e consulta. O local conta também com cursos, oficinas de criação, exposições e palestras.  O Museu da Gravura também está no Solar do Barão e além de exposições, oferece cursos na área.

Serviço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 | Centro | (41) 3321-3275 | Site do solar

Solar do Barão
Solar do Barão no Centro Histórico de Curitiba. Foto: Special Paraná

Quer ver um pouco mais do Solar do Barão? Assista ao nosso vídeo de 1 minuto:

11 – Museu Ferroviário  

E para finalizar, o Museu Ferroviário, que é muito interessante e passa despercebido por muitos frequentadores do Shopping Estação. Ali era a antiga Estação Ferroviária de Curitiba que funcionou até 1972.

Você poderá entender aqui a importância das ferrovias no Paraná para o desenvolvimento do estado. Foram elas que transportaram a erva-mate, o café e a madeira, que foram base da nossa economia por muito tempo.

Se estiver no local à tarde, vale a pena conhecer uma nova atração! O vagão interativo Expresso Estação, que tem uma divertida viagem virtual de 10 minutos pela ferrovia Paranaguá – Curitiba.

Serviço: Av. Sete de Setembor, 2775 | Rebouças | (41) 3094-5346

Museus em Curitiba
O Museu Ferroviário foi integrado ao Shopping Estação. Foto: Special Paraná

Assista ao vídeo que mostra um pouco sobre o Museu Ferroviário:

 

Venha conhecer os Museus em Curitiba! Para mais dicas baixe agora o nosso Guia de Curitiba. É gratuito!

CHAMADA GUIA NOVO SPECIAL (5)

*Aconselhamos confirmar com o local horários e dias de abertura antes de se programar!

Categorias Relacionadas

Compartilhe com seus amigos!

#!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=245#!trpen#Share on facebook#!trpst#/trp-gettext#!trpen#
#!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=245#!trpen#Share on whatsapp#!trpst#/trp-gettext#!trpen#
#!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=245#!trpen#Share on twitter#!trpst#/trp-gettext#!trpen#
#!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=245#!trpen#Share on linkedin#!trpst#/trp-gettext#!trpen#
#!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=245#!trpen#Share on email#!trpst#/trp-gettext#!trpen#
#!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=245#!trpen#Share on print#!trpst#/trp-gettext#!trpen#
Bibiana Antoniacomi

Bibiana Antoniacomi

Meu nome é Bibiana Antoniacomi, sou turismóloga, mãe, curitibana e fundadora da Special Paraná Turismo Receptivo.

Recebemos pessoas do mundo todo em Curitiba desde 2007 - somos uma agência de turismo especializada na nossa região.

Você encontrará informações em nosso site que lhe ajudarão a planejar melhor sua viagem. Afinal, queremos que você se encante e ame Curitiba!

Reserve seus passeios conosco e seja você também um cliente “special”. Afinal, nada melhor do que ter especialistas para lhe assessorar para que você aproveite ao máximo sua estadia por aqui.

Você pode entrar em contato conosco no WhatsApp 41 99935-7215, por telefone de segunda à sexta no horário comercial (41) 3076-0743 ou pessoalmente no centro de Curitiba.

Estamos na Rua Voluntários da Pátria, 262, sala 5 (1. andar).

E daí, vem pra Curitiba?