Ilha do Mel: a piece of paradise in Paraná´s coast

The Ilha do Mel é uma grata surpresa no litoral do Paraná e é um dos passeios mais procurado por quem visita Curitiba. O verão é a estação perfeita para aproveitar as belas praias, os dias de sol e as trilhas da Ilha. Mas não se engane: no restante do ano, tanto brasileiros como estrangeiros procuram esse contato com a natureza para aproveitar as temperaturas amenas e, principalmente, sair da rotina.

O Paraná tem somente 98 km de litoral e a Ilha do Mel é considerada como o que há de melhor por lá! A rústica e exótica ilha pertence ao município de Paranaguá, sendo que 90% dela está sob proteção ambiental.

A Ilha do Mel é um lugar para se desligar da rotina – não há carros nem motos por lá. O número de visitantes é restrito a 5.000 pessoas por dia, ou seja, nada de aglomerações mesmo nos períodos mais movimentados. 

A cada ano a Ilha do Mel melhora a sua estrutura para receber os visitantes. Muitas pessoas ainda têm a imagem de que a Ilha é lugar de “bicho grilo”, mas a verdade é que a qualidade dos serviços foi melhorando e os preços foram aumentando com o passar do tempo. Mesmo assim, é possível encontrar pousadas e restaurantes de todos os níveis de preços. Dá para conhecer a Ilha do Mel em uma dia, ou acampar ou ficar em uma pousada dos sonhos. Só vai depender do estilo de viagem que você está procurando 😉 

O público que frequenta a Ilha do Mel é formado basicamente por famílias, casais e jovens que gostam de aproveitar boas praias. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a Ilha do Mel. Temos certeza que será uma experiência incrível, tanto para descansar como para passear!

Prepare-se para nossa querida ilha! Aqui você vai encontrar:

  • Onde está e como chegar na Ilha do Mel
  • O que fazer na Ilha do Mel
  • Map of Ilha do Mel 
  • Passeios para a Ilha do Mel saindo de Curitiba
  • Quando ir à Ilha do Mel – melhores épocas
  • Dicas de onde ficar na Ilha do Mel
  • Dicas de restaurantes na Ilha do Mel
  • De onde veio o nome Ilha do Mel
  • Dicas práticas para aproveitar melhor a Ilha do Mel

 


Ask further information at WhatsApp!

 

ONDE ESTÁ E COMO CHEGAR À ILHA DO MEL

A Ilha do Mel fica a aproximadamente 120 km de Curitiba e está na baía de Paranaguá, no litoral norte do Paraná.

O aeroporto mais próximo é o Afonso Pena (CWB), em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Não há ônibus ou traslados regulares saindo do aeroporto para a Ilha do Mel. Você poderá entrar em contato conosco para reservar antes. 

A estrada que leva a Paranaguá e para o acesso à Pontal do Sul é a BR-277. 

Não há carros na Ilha do Mel – a única maneira de chegar na Ilha é de barco. São dois lugares de saída:

  • Barcos de Paranaguá para a Ilha do Mel: are aproximadamente duas horas de travessia e os barcos vão para Encantadas e Brasília. Há poucos horários de saída e é importante você se programar antes. As passagens de barco são compradas no local. Para horários de saída e preços, consulte o site da Abaline
  • Barcos de Pontal do Sul para a Ilha do Mel (mais prático e rápido): somente meia hora de travessia e há também vários estacionamentos próximo ao embarque. As barcas possuem horários específicos de saída. Você pode encontrar informações sobre horários e valores no site da ABALINE.  Os bilhetes de ida e volta para a travessia são comprados no local de embarque.
    De Pontal do Sul também há lanchas e táxis náuticos para a ilha. Assim, o  tempo de travessia diminui para aprox. 5 a 8 minutos! 
  • Tip: se você estiver viajando em grupo ou com sua família, vale a pena contratar um barco privativo que ficará exclusivo no horário de sua preferência – entre em contato conosco para isso!

After you decide if you reach the island from Paranaguá or from Pontal do Sul, another choice to make. The island is divided into two main "villages": Brasilia and Encantadas.You will know more about them later, but before you catch the boat, be sure to be riding the right one.

Como o trajeto é feito de barco, a experiência já começa antes de chegar na Ilha do Mel. É uma ótima oportunidade para belas fotos e, se der sorte, ainda é possível ver golfinhos bem próximos do barco. Curta a paisagem e entre no clima  😀 

Ilha do mel
You will see much nature on the way to the island. Photo: Special Paraná
ilha-do-mel-paraná-brasil
Trapiche de Nova Brasília na Ilha do Mel

O QUE FAZER NA ILHA DO MEL

Long beaches make Ilha do Mel a great spot for tourists in Paraná. There are five small villages - Fortaleza, Brasilia, Farol, Praia Grande and Encantadas - each of them with something special. The most visited places are: Farol das Conchas (Lighthouse), Fortaleza (Fortress), and Gruta das Encantada (Grotto),all with history and natural beauties.

The lighthouse is located fica do lado de Brasília e do alto do farol é possível ter uma vista panorâmica de quase toda a Ilha. A paisagem vale cada um dos 144 degraus! Nesse lado da Ilha também está a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. Ela abriga muitas histórias e, atualmente, suas ruínas são incríveis estruturas, com canhões protegidos por muralhas, proporcionando uma impressionante vista para o oceano. Para chegar lá a caminhada é um pouco mais longa, mas também é possível alugar uma bike e fazer o trajeto pedalando – muitas pousadas oferecem esse serviço. Para os mais aventureiros, vale a pena subir a trilha do Morro da Baleia, atrás da Fortaleza para chegar ao Labirinto dos Canhões

ilha do mel
From the lighthouse hill you can see the beaches of the island! Photo: Special Paraná
ilha-do-mel-paraná
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. Foto: Special Paraná
fortaleza-ilha-do-mel
Canons in the fortress. Photo: Special Paraná

On the other hand, Gruta, como o próprio nome diz, fica em Encantadas. A praia é praticamente deserta e a gruta deixa o visual ainda mais impressionante. Para quem gosta de caminhar e tem bom condicionamento físico, uma boa dica é fazer a trilha entre a Praia Grande e a Gruta de Encantadas. Informe-se antes sobre a maré! Nesta trilha você irá pelas pedras, que ficam perigosas na maré cheia! 

 

ilha do mel

ilha do mel
Gruta de Encantadas. Fotos: Special Paraná
ilha do mel
You can spot the beach from the grotto! Photo: Special Paraná


Ask further information at WhatsApp!

As praias mais famosas são a Praia Grande e a Praia do Farol. Algumas praias da Ilha do Mel são consideradas as principais do Paraná para a prática do surf. É possível alugar pranchas de surf ou stand-up paddle e até mesmo ter uma aula de surf por lá. A maioria das crianças e jovens moradores da Ilha do Mel praticam surf!

Não se preocupe em levar cadeiras de praia ou guarda-sol. Você encontrará o serviço de aluguel por lá em algumas pousadas. Se você quer serviço de praia, com garçons trazendo suas bebidas e comidinhas, recomendamos ficar na Praia de Fora e pedir na Astral da Ilha ou Treze Luas. O serviço de praia está disponível normalmente nos dias mais movimentados. Em dias tranquilos, você poderá ir ao restaurante diretamente.

A cada passo nas trilhas de areia da Ilha do Mel você terá oportunidade de se desligar da rotina – é uma experiência incrível e surpreendente. Não deixe de levar o celular ou uma câmera fotográfica para registrar todos os momentos e as lindas paisagens!

MAPA DA ILHA DO MEL

Veja no mapa abaixo onde estão as praias e atrações da Ilha do Mel. O quadro de distâncias lhe ajudará a planejar melhor:

To visit the attractions of the island, besides taking a boat, you can also walk. Ask about the tides before starting the trails with rocks. See the distance chart and difficulty level of each trail:

One wayAverage timeDistanceDifficulty level
Encantadas - Brasilia2 hours6 kmMedium (with rocks)
Brasilia - Lighthouse30 minutes2 kmMedium (with steps)
Brasilia - Fortress1 hour4 kmEasy
Brasilia - Ponta Oeste3 hours10 kmEasy
Encantadas - Fortress3 hours10 kmMedium (with rocks)
Encantadas - Lighthouse2,5 hours8 kmMedium (with rocks)
mapa ilha do mel
Map of Ilha do Mel

 

PASSEIOS PARA A ILHA DO MEL SAINDO DE CURITIBA

Como a Ilha fica bem perto de Curitiba, é muito comum que os turistas aproveitem a viagem para combinar os dois destinos.

Se você quer facilitar a viagem e aproveitar ainda mais a Ilha com o acompanhamento de um guia ou se você está com pouco tempo, temos sugestões de passeios. 


Ask further information at WhatsApp!

 

Ilha do Mel Ilha do Mel Complete.

Aproveite ao máximo um dia na Ilha do Mel, com saída de Curitiba. Visite a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas, a Praia de Fora e a Praia do Farol. Se tiver disposição, poderá caminhar até a Fortaleza. Para seu conforto e para ter rapidez e flexibilidade, o transporte é feito em uma lancha rápida. O passeio Ilha do Mel Completa deve ser reservado antes e pode ser feito todos os dias. 

Assista ao vídeo e veja como é o passeio: 

 

Ilha do Mel (1 day)

Passeio privativo no dia que você preferir. Inclui o transporte a partir de Curitiba, barco regular para Nova Brasília OU Encantadas e acompanhamento de um guia de turismo. Recomendamos visitar o Farol das Conchas, mas você poderá montar o roteiro da sua maneira, pois é um passeio privativo. O passeio para a Ilha do Mel pode ser feito em qualquer dia da semana e deve ser reservado antes. 

Train tour and Ilha do Mel (1 day)

Se você é daqueles que quer conhecer tudo rapidinho e tem pouco tempo em Curitiba, esta é uma ótima alternativa. Para que você tenha mais tempo na Ilha do Mel, assim que o trem chegar em Morretes já saímos para lá e você terá um lanche para comer no caminho. O preço depende do número de pessoas. O passeio Trem e Ilha do Mel acontece nos dias de saída do trem – via de regra de sexta à domingo – e deve ser reservado antecipadamente. 


Ask further information at WhatsApp!

QUANDO IR À ILHA DO MEL: MELHORES ÉPOCAS

A Ilha do Mel pode ser visitada durante o ano todo. É um lugar para quem gosta de natureza, caminhadas e praias mais agrestes. Mas se você gosta de saber sobre temperaturas médias e dias de sol, aqui vão algumas informações úteis sobre a Ilha do Mel:

De acordo com o site weatherspark, as temperaturas na Ilha do Mel variam de geralmente de 15°C a 30°C e raramente é inferior a 11 °C ou superior a 33 °C.

A época mais quente na Ilha do Mel vai da metade de dezembro ao final de março, quando a temperatura média é de 28°C. Entretanto, é o período mais encoberto e por consequência, mais propenso à chuvas. A temperatura média da água é de aprox. 25°C durante o dia.

A época de temperaturas mais amenas na Ilha do Mel vai do final de maio ao final de setembro, com temperatura média de 23°C. Apesar das temperaturas um pouco mais baixas, é o período com mais sol e menos probabilidade de chuvas na Ilha do Mel. Da metade de junho ao final de setembro, a temperatura média da água durante o dia é de 20°C.

Se você prefere dias pouco encobertos e sem chuva, a melhor época é da metade de abril ao final de setembro. 

 

ONDE FICAR NA ILHA DO MEL

Já falamos que a Ilha do Mel é dividida em duas áreas: Brasília e Encantadas. Não existe nenhuma vantagem ou diferença específica, mas para ajudar na escolha, podemos dizer que a maioria dos atrativos estão em Brasília. Os estabelecimentos são mais distantes uns dos outros, mas você vai encontrar muitas opções boas de pousadas e restaurantes. Encantadas também possui uma ótima estrutura e as caminhadas serão menores – tudo é mais pertinho.

Choosing one "village', you will be able to visit both if you plan accordingly - unless you are short of time. There are boats linking both sides or if you like hiking, you can go walking.

Hot tip! If you only have time for a day tour to Ilha do Mel and wish to visit both sides, we strongly reccommend the tour Ilha do Mel Complete.You will enjoy the tour with a guide and private boat.

If you plan to stay more than one day, check the available options may help to choose between Brasilia and Encantadas. Both have budget and more comfortable options.

Pousadas em Brasília:

  • Astral da Ilha – pertinho da Praia do Farol. Tem quartos temáticos com decoração especial e também as suítes da Figueira, que ficam logo atrás. Muito legal para casais! 
  • Grajagan – em frente à Praia Grande. Quartos amplos e com tamanhos variados, alguns para acomodar famílias. Está mais isolada das outras pousadas, ideal para quer sossego. 
  • Treze Luas – pertinho da Praia do Farol. Tem apartamentos standard e superiores e área de convivência ampla. 
  • Enseada das Conchas – pertinho da Praia do Farol, uma das mais tranquilas da ilha. Somente 4 apartamentos, não aceita crianças. Café-da-manhã fresquinho e caprichado! 

Pousadas em Encantadas:

  • Fim da Trilha – apartamentos arejados e amplos. O restaurante da pousada é bem renomado e tem atendimente familiar. 
  • Caraguatá – chalés com apartamentos em cima e em baixo, bem pertinho do trapiche de chegada, bom para quem não quer andar muito. 
  • Orquídeas – fica escondinha, com apartamentos em chalezinhos e  também na parte principal. Tem um gramado e é bom para famílias. 

A lista vai muito além do que indicamos aqui! Antes de fazer a reserva, nós recomendamos também uma passada no TripAdvisor para conferir a opinião de outros viajantes.

 

RESTAURANTES NA ILHA DO MEL

Frutos do mar são o destaque da Ilha do Mel! Mas, se você não é muito fã, é possível encontrar outras opções, inclusive vegetarianas. Como tudo é muito perto, você pode facilmente caminhar e escolher a opção de restaurante que mais lhe agrade. Algumas pousadas, inclusive, possuem ótimas opções gastronômicas. Os preços variam bastante – se você quiser um ambiente mais descolado, prepare-se para os preços mais salgados. 

  • Astral da Ilha: experimente os risotos, cerveja artesanal da casa e também a caipirinha de hibisco.
  • Mar e Sol: a opção mais tradicional. Experimente os pratos executivos, que são muito bem servidos. 
  • Grajagan: tem pizzas gostosos e pratos à la carte. Bom para almoçar sem pressa se estiver na Praia Grande. 
  • Beehouse: os hambúrgueres da casa são servidos com batatinha cozidas (deliciosas). Experimente também as tortas – destaque para a Maracolate. 
  • Café das Meninas: opção para um lanche caprichado em um lugar charmoso na trilha entre as praias e o trapiche. 
  • Fim da Trilha: um dos restaurantes mais famosos da Ilha do Mel, em um canto tranquilo. 


Ask further information at WhatsApp!

ILHA DO MEL: DE ONDE VEIO O NOME?

Há várias histórias que circulam por aí sobre as origens do nome da nossa querida Ilha do Mel. Fato é que já em 1666 o nome Ilha do Mel foi mencionado em documentos de cessão da região. Lembrando que a Vila de Paranaguá tinha sido fundada apenas em 1644!

  • Das especulações mais comuns, a mais plausível é a que em mapas bem antigos o local da Ilha havia sido marcado com “Mehl”. Na época muitos cartógrafos que viajavam com os navios eram alemães e a palavra alemã para farinha é Mehl. Provavelmente a ilha era um local onde os navios poderiam comprar farinha.
  • Outra hipótese para o nome Ilha do Mel seria a coloração da água, que em alguns lugares tem a cor de mel.
  • Também fala-se de antigos marinheiros que praticavam a apicultura na ilha e vendiam mel;
  • Outro nome que aparece nas hipóteses é um Almirante Mehl, que teria uma casa na ilha.
  • A teoria mais absurda é que seria o local de “lua de mel” de escravizados, que ali eram trazidos para se reproduzir.

DICAS PRÁTICAS PARA APROVEITAR MELHOR A ILHA DO MEL

  • Avoid trolleys

Due to the sand trails, this kind of luggage is not practical at all and it can be damaged easily. Prefer small bags, such hand luggage or backpacks.

About luggage, bring only what you might need. If you stay in a guesthouse, be sure you are comfortable with the distance. The less luggage you carry, the easier it will be. If you carry much luggage, you may hire a carrier at arrival. There is a price table and it depends on the distance.

  • Prefere to bring light and comfortable cloths

During summer times, Ilha do Mel is very warm. Bring light and comfortable clothes. The same for shoes: heels are not reccommended at all! Do not forget swimsuits to enjoy the beach! During the rest of the year, bring a light jacket and trousers i case it gets cold in the evening. Do not forget sunblock and mosquito repellent

  • Walk only in the trails

Walk always in the existing trails. To make new trails or walk in the woods is dangerous, bad for the environment and you might get lost. Walk with a flashlight in the evening.

  • Take cash and medicine you might need

Você não vai encontrar caixas eletrônicos e nem farmácias na Ilha do Mel. Para garantir, leve uma quantia reserva em dinheiro, além de cartões de débito ou crédito. Restaurantes e pousadas costumam aceitar cartão de crédito e de débito, mas passeios de barco, delivery de pizza e outras despesas terão que ser pagas em dinheiro. Não há caixa eletrônico na Ilha do Mel. Para alguma emergência, você poderá sacar dinheiro pagando uma “taxa” no mercado próximo ao trapiche de Brasília.

Do not forget the medicine you need. Cell phone signal is not available everywhere - but who cares? You are there to unwind...

  • Pay attention when getting in the sea

Essa é uma recomendação importante. Antes de entrar no mar, informe-se com os moradores ou com o guia de turismo que vai acompanhar você durante o passeio ou com a pousada em que você ficará sobre os lugares mais apropriados. Há lugares com muitas pedras e correntezas que podem tornar um simples banho de mar em algo muito arriscado. Sua segurança em primeiro lugar!

  • Respect the nature

You have already noticed that Ilha do Mel is worth preserving! It is your responsability as visitor as well! Do not litter, do not feed animals and take fast showers. Some attitudes that will make your trip a responsible one.

Leia também: Turista responsável: 15 dicas sustentáveis para curtir sua viagem e colocar em prática

 

 

ilha do mel - guia curitiba
Baixe já – é grátis

Categorias Relacionadas

Share with your friends!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print
Bibiana Antoniacomi

Bibiana Antoniacomi

My name is Bibiana Antoniacomi, I graduated in tourism, mother, curitibana and founder of Special Paraná Travel Agency.

We welcome people from all over the world since 2007 - we are specialized in tours in our region.

You will find information to plan your trip better in our website. We want to love Curitiba the way we do!

Book your tours with us and be also a "special" client. Nothing better than count on specialists to help you to have the best trip and enjoy your time here.

Você pode entrar em contato conosco no WhatsApp 41 99935-7215, por telefone de segunda à sexta no horário comercial (41) 3076-0743 ou pessoalmente no centro de Curitiba.

We are located at Rua Voluntários da Pátria, 262 - sala 5 (first floor).

So, do you come to Curitiba?

RESERVE AGORA!
válido por 60 minutos
3% desconto
off
Válido somente para reservas feitas diretamente no site.
USE O CUPOM:
QUERO-SER-SPECIAL
O Cupom de Desconto deve ser utilizado na página de conclusão da compra (Checkout).

Já Vai?!

Baixe nosso guia sobre Curitiba antes de sair...