Centro Histórico de Curitiba

centro histórico de curitiba

Curitiba oferece uma programação rica e variada em diversos locais, e no Centro Histórico, uma das regiões mais antigas da cidade, não poderia ser diferente. O Setor Histórico reúne museus, galerias, espaços culturais, além de igrejas e casarões preservados que ressaltam a beleza da região, que se concentra em boa parte no bairro São Francisco – um dos bairros mais atrativos e visitados de Curitiba.

O Centro Histórico é muito democrático! Não se intimide e programe sua visita nesta área tão central da cidade. O cenário do Centro Histórico de Curitiba é composto por uma mistura harmônica entre o antigo e o moderno, o que torna a região ainda mais interessante.

O que você vai encontrar aqui:

  • Alguns lugares icônicos com fotos e vídeos do Centro Histórico de Curitiba
  • A famosa Feira do Largo da Ordem
  • Dicas de passeios guiados na região que incluem o Centro Histórico de Curitiba
  • Bares, restaurantes e lugares imperdíveis no Centro Histórico de Curitiba

 

centro-histórico-curitiba
Ao fundo o “Cavalo Babão” e o Palácio Garibaldi: dois ícones do Centro Histórico.


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

 

O que ver no Centro Histórico de Curitiba? 

Catedral

O nome oficial é Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Está exatamente no local onde os primeiros colonizadores construíram uma capela em 1668, foi sendo alterada e ampliada com o passar do tempo, até chegar à construção atual, que data de 1893. O projeto tem linhas góticas e foi recentemente restaurada. Vale a pena visitar seu interior e ver uma estátua em tamanho real do Papa João Paulo II e também um poço que foi descoberto na última restauração e que hoje está fechado por um tampo de vidro.

centro histórico de Curitiba - Catedral
Interior da Catedral. Foto: Special Paraná

Praça Tiradentes

Segundo a lenda, o cacique Tindiquera trouxe os colonizadores portugueses para a região onde está a Praça Tiradentes indicando que ali seria um local adequado para se estabelecerem, pois ali havia muito pinhão. Curitiba significa “muito pinhão”! Fato é que a capela foi construída ali e a cidade se desenvolveu ao redor da praça. Ela foi recentemente restaurada e descobriu-se o antigo calçamento, que hoje pode ser feito no centro da praça, protegido por vidros. A Praça Tiradentes é considerada também o marco zero da cidade.

Vale a pena também olhar com atenção as estátuas da praça. Você verá o Marechal Deodoro e o Floriano (dois primeiros presidentes do Brasil), uma estátua em tamanho real de Getúlio Vargas e uma de Tiradentes. A Praça Tiradentes é local de saída da Linha Turismo.

centro histórico de curitiba- Praça Tiradentes
Parte do antigo calçamento da Praça pode ser visto. Foto: Special Paraná


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Paço da Liberdade

Inaugurado em 1916, era a sede da antiga prefeitura de Curitiba, e, atualmente, o prédio abriga exposições, salas para diversos eventos culturais e é administrado pelo SESC. Antes de ser prefeitura, aqui era o mercado municipal de Curitiba. Você poderá ver uma parte do antigo piso visível que foi encontrado e preservado durante o restauro.

O Paço da Liberdde é também único monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Se estiver aberto, vale a pena fazer uma parada no Café do Paço, que fica no térreo. O chocolate quente deles é fantástico – daqueles para comer com colherinha!

Confira o vídeo deste local icônico do Centro Histórico de Curitiba:

Rua São Francisco

Se você quer imaginar como eram as ruas de Curitiba até a década de 1960, é interessante passar pela Rua São Francisco. Estreita, com calçamento de paralelepípedos, vive atualmente uma grande mudança. Anteriormente, era considerada um local perigoso da cidade, mas a rua passou por uma revitalização e vários restaurantes e bares novos se instalaram nela. Há lugares clássicos como o Restaurante São Francisco, no mesmo local desde a década de 1950 e outros muito conhecidos como o Nonna Giovanna, Mikado e Jockers. Só recomendamos ir a este local até às 21h, já que após este horário o perfil da rua muda e pode ficar perigoso.

Igreja da Ordem

A igreja dá nome à toda a região de pedestres no Centro Histórico de Curitiba. Normalmente chamamos esta área de Largo da Ordem! de linha simples com arquitetura típica colonial, a simpática Igreja da Ordem é a construção mais antiga ainda preservada de Curitiba, construída em 1737.

Suas linhas arquitetônicas estão praticamente iguais desde então. Anexo à ela você poderá visitar o Museu de Arte Sacra. Em frente à ela está o antigo bebedouro que facilitava a vida de quem vinha com carroça ou à cavalo para o centro de Curitiba antigamente.

igreja-da-ordem-curitiba - centro histórico de curitiba
Construção mais antiga preservada de Curitiba. Foto: Special Paraná


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Igreja do Rosário

Construída pelos escravizados da cidade em homenagem à Nossa Senhora do Rosário, é hoje uma das construções mais bonitas do centro histórico de Curitiba. Durante a construção da catedral atual, os fiéis usavam a Igreja do Rosário para suas missas. A fachada atual é de 1946 e substituiu uma mais simples, de estilo colonial.

Igreja do Rosário ao fundo.
Igreja do Rosário ao fundo.

Solar do Rosário

O belo casarão particular está localizado ao lado da Igreja do Rosário e foi sede do Instituto Goethe por muito tempo. Hoje você encontrará ali um espaço multi-uso: galeria de arte, restaurante com almoço e café colonial, cursos, livraria e um simpático café com mesas internas e externas.

centro histrórico de curitiba - solar do rosário
O Solar do Rosário abriga vários espaços diferentes. Foto: Special Paraná

Sociedade Garibaldi

A imponente construção amarela é a sede da Sociedade Beneficente Garibaldi, fundada pelos imigrantes italianos em 1883. A fachada é uma réplica da prefeitura de Roma.

O local sedia hoje eventos e pode ser usado para um almoço ou café colonial mediante reserva e para um grupo mínimo de 15 pessoas.

centro histórico de Curitiba - Palácio Garibaldi
O Palácio Garibaldi é imponente. Foto: Special Paraná


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Belvedere e Ruínas de São Francisco

Na parte mais alta do centro histórico, você encontrará as Ruínas de São Francisco, local cercado de lendas. Ali deveria ser construída a Igreja de São Francisco, que nunca foi totalmente concluída e teve sua pedras usadas na catedral.

O anfiteatro ao ar-livre é palco frequente de shows aos domingos pela manhã. Na galeria você encontrará antiquários. O Belvedere hoje abriga um café no térreo e a sede da Academia Paranaense de Letras no andar superior. Foi construído para ser um observatório e também foi sede de uma rádio muito popular por décadas, a PRB2.

centro histórico de Curitiba - ruínas de São Francisco
As Ruínas de São Francisco. Foto: Special Paraná

Museu Paranaense

Com um acervo com mais de 400 mil itens, entre objetos de uso pessoal, armas, documentos, mapas, fotos, filmes, moedas entre outros grandes acervos, o Museu Paranaense foi inaugurado em 1876, e desde sua inauguração ocupou seis sedes, até chegar à atual, no Palácio São Francisco, antiga residência da família Garmatter.

Atualmente, além das exposições, desenvolve estudos nas áreas de Arqueologia, Antropologia e História.

Assista ao vídeo sobre o museu aqui – é só 1 minuto:

Memorial de Curitiba

Localizado no Largo da Ordem, o Memorial é um espaço destinado para diversas atividades culturais e eventos. Inaugurado em 1996, apresenta um projeto arquitetônico inspirado no pinheiro paranaense, e suas instalações contam com salas de exposições, um auditório e uma praça interna para grandes eventos. É um importante centro cultural de Curitiba que se destaca no setor histórico da cidade.

memorial-curitiba - centro histórico de curitiba
Painel dentro no Memorial. Foto: Special Paraná


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

A famosa Feira do Largo da Ordem

Nós chamamos de “feirinha”, mas ela deixou de ser pequena há muito tempo. A cada domingo pela manhã, das 9h às 13h centenas de artesãos se espalham pelo Centro Histórico de Curitiba. A feira de estende da Rua São Francisco à partir da Rua Barão do Serro Azul até a Rua Kellers na parte mais alta da região.

Você encontrará barracas com roupas, brinquedos, sapatos, móveis, objetos de decoração, bijuterias, comidinhas e muito mais. Vale a pena experimentar o Pierogui  – massa de batata típica dos poloneses!  Uma dica é aproveitar para conhecer a Mesquita. Ela abre a visitantes aos domingos de manhã.

A feira também tem um site com os contatos dos feirantes.

Que tal assistir a um vídeo curtinho sobre a feira? 

Passeios guiados para conhecer o Centro Histórico de Curitiba 

Caminhando por Curitiba

A melhor maneira de conhecer o Centro Histórico é caminhando! Por isso, recomendamos para você o passeio Caminhando por Curitiba. O tour é ideal para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história de Curitiba visitando os principais pontos turísticos do centro. Durante o passeio, nosso guia de turismo contará histórias da cidade com o apoio de fotos antigas em um material preparado exclusivamente para esse roteiro. Esse Walking Tour já foi tema de uma reportagem no programa Pequenas Empresas Grandes Negócios!

centro-histórico-curitiba
Ficou curioso para saber onde essa foto foi tirada? Reserve já seu passeio e descubra!


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

City tour de Dia Inteiro 

Se você quiser conhecer também outros atrativos turísticos da cidade recomendamos o City tour de Dia Inteiro. O passeio começa com uma breve caminhada no Centro Histórico e depois continua pelos lugares mais bacanas de Curitiba. Tudo com conforto e segurança para você aproveitar ao máximo!

Centro histórico de Curitiba - UFPR
O imponente edifício histórico da UFPR. Foto: Special Paraná

City Tour com Ensaio Fotográfico 

Uma opção bem divertida e diferente é o City Tour com Ensaio Fotográfico. Leve registros incríveis da sua viagem feitos por um fotógrafo profissional!

O Centro Histórico reúne lugares lindíssimos como fundo para as fotos. Ficou curioso(a)? Saiba mais aqui!

centro-histórico-curitiba
O centro histórico é o cenário perfeito para as suas fotos!

 


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

Onde comer e se divertir?

Bar do Alemão – tradicional bar da região tornou-se uma referência da boemia curitibana. Possui preservados os móveis da época da inauguração, deixando a arquitetura do local ainda mais interessante. O nome oficial é Schwarzwald Bar do Alemão, e além do famoso submarino, (mistura de chopp com uma dose de steinhäger), oferece pratos típicos alemães e diversos petiscos. Dica: cliente Special Paraná tem vantagem por lá! Onde fica? Rua Claudino dos Santos, 63 | (41) 3223-2585 – bem ao lado do Memorial de Curitiba

centro-histórico-bar-do-alemão

Jokers Pub – como o próprio nome define, é um espaço coringa da cidade, com uma programação variada. Há mais de 10 anos, o bar é também restaurante e casa de shows de estilos musicais que variam do rock ao samba. O Jokers está situado em um casarão do começo do século passado na Rua São Francisco.  Além da eclética programação, oferece algumas promoções para seus clientes e um cardápio variado, incluindo até, opções para almoço.  Onde fica? Rua São Francisco, 164 | (41) 3324-2351.

Quintal do Monge – para quem gosta de chopes artesanais, este é um excelente endereço, bem ao lado da Igreja da Ordem. Há sempre vários marcas de cervejas artesanais da região e de outras cervejarias, petiscos e pratos variados. São dois ambientes: um externo e outro interno. Vale a pena conhecer. Onde fica? Rua Claudino dos Santos, 24 | (41) 3232 5679. Bem ao lado da Igreja da Ordem

Oriente Árabe – este simpático restaurante árabe está em um local estratégico, com vista para a Praça Garibaldi e o Largo da Ordem. Tem mesas externas e outras na área interna, dividida em diferentes ambientes tranquilos. Serve pratos árabes deliciosos e tem promoções durante o almoço durante a semana. Dica: cliente Special Paraná tem desconto por lá! Mais informações sobre essa e outras vantagens de ser nosso cliente, clique aqui.  Rua Kellers, 95 | (41) 3224-2061.

oriente-árabe-curitiba-desconto

Nonna Giovanna – restaurante muito tradicional do Centro Histórico, famoso pelos pratos bife ou frango a parmegiana e a lasanha a bolonhesa, com o sabor de refeição caseira. Onde fica? Rua São Francisco, 134 | (41) 3022-4653 ou 3152-4600.

Restaurante Nonna Giovanna
O frango a parmegiana é um dos pratos mais pedidos! Foto: divulgação


Peça seu orçamento gratuito no WhatsApp!

 

Para mais dicas baixe agora o nosso Guia de Curitiba. É gratuito!

CHAMADA GUIA NOVO SPECIAL (5)

* Aconselhamos confirmar com os estabelecimentos os dias e horários de funcionamento antes de ir – veja também se aceitam reservas. 

Categorias Relacionadas

Compartilhe com seus amigos!

#!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=245#!trpen#Share on facebook#!trpst#/trp-gettext#!trpen#
#!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=245#!trpen#Share on whatsapp#!trpst#/trp-gettext#!trpen#
#!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=245#!trpen#Share on twitter#!trpst#/trp-gettext#!trpen#
#!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=245#!trpen#Share on linkedin#!trpst#/trp-gettext#!trpen#
#!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=245#!trpen#Share on email#!trpst#/trp-gettext#!trpen#
#!trpst#trp-gettext data-trpgettextoriginal=245#!trpen#Share on print#!trpst#/trp-gettext#!trpen#
Bibiana Antoniacomi

Bibiana Antoniacomi

Meu nome é Bibiana Antoniacomi, sou turismóloga, mãe, curitibana e fundadora da Special Paraná Turismo Receptivo.

Recebemos pessoas do mundo todo em Curitiba desde 2007 - somos uma agência de turismo especializada na nossa região.

Você encontrará informações em nosso site que lhe ajudarão a planejar melhor sua viagem. Afinal, queremos que você se encante e ame Curitiba!

Reserve seus passeios conosco e seja você também um cliente “special”. Afinal, nada melhor do que ter especialistas para lhe assessorar para que você aproveite ao máximo sua estadia por aqui.

Você pode entrar em contato conosco no WhatsApp 41 99935-7215, por telefone de segunda à sexta no horário comercial (41) 3076-0743 ou pessoalmente no centro de Curitiba.

Estamos na Rua Voluntários da Pátria, 262, sala 5 (1. andar).

E daí, vem pra Curitiba?