fbpx

Blog

Curitiba inter-religiosa: a cidade de várias fés

Em tempos agitados e globalizados como os que vivemos hoje, é necessário ter uma boa compreensão das fés para se viver bem em sociedade. Afinal, quem realmente conhece, respeita.

Em Curitiba você poderá visitar templos e locais de estudos de diferentes religiões. Seja em uma visita com um grupo escolar ou para um grupo de turistas comuns, a Special Paraná Turismo Receptivo poderá organizar um roteiro de acordo com suas preferências e disponibilidade dos diferentes locais.

Aqui vai uma pequena seleção de lugares que poderão estar no seu roteiro.

Centro de Estudos Budistas Bodisatva

O local recebe praticantes e interessados em aprender mais sobre o Budismo. Ali se estimula a prática do Budismo com meditação, cultura da paz e treinamento da mente.

O Budismo surgiu na Índia no século VI a.C. pelo Darma Siddaharta Gautama, intitulado de Buddha. É hoje a quinta maior religião do mundo e é praticada por aprox. 500 milhões de seguidores. É muito difundida no Japão, China, Tibete e Tailândia. Segundo o último Censo, no Brasil há 245.000 praticantes.

budista

Centro de Estudo Budista

budista 3

Centro de Estudo Budista

Terreiro Pai Maneco

A visita ao Terreiro Pai Maneco é uma excelente oportunidade de conhecer e entender um pouco da Umbanda, que ainda sofre muito preconceito. É um local muito movimentado e você será guiado por um dos coordenadores do local. Uma excelente oportunidade para saber mais desta religião genuinamente brasileira.

A Umbanda surgiu no Rio de Janeiro no início do século XX e combina elementos do catolicismo com orixás africanos e espíritos de origem indígena. Diferente o Candomblé, de origem mais profunda nos orixás africanos, não há sacrifício de animais na Umbanda. O estado brasileiro com maior concentração de praticamentes é curiosamente o Rio Grande do Sul, onde 1,47% de seus habitantes de declararam umbandistas no último Censo.

pai maneco

Terreiro Pai Maneco

pai maneco 2

Terreiro Pai Maneco

Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib

A Mesquita fica no Centro Histórico de Curitiba e é um local que reúne tanto os muçulmanos sunitas como xiitas que moram em Curitiba. Ela foi inaugurada em 1972 e serve desde então como local de culto da comunidade árabe. Ela é imponente e pode ser visitada aos domingos pela manhã ou com agendamento prévio. Durante a visita você aprenderá sobre esta religião que tem mais de 1,6 bilhões de praticantes (2ª maior religião do mundo).

O Islamismo surgiu com Maomé no século VII d.C. conforme conta a tradição muçulmana. Segundo a tradição muçulmana, contida no livro sagrado Alcorão, a fé de um só Deus foi revelada por diversos profetas, como Abraão, Moisés e Jesus antes do nascimento de Maomé.

mesquita em curitiba

Mesquita de Curitiba

Fotos da Mesquita de Curitiba

Mesquita de Curitiba

Templo Hare Krishna Curitiba

O Centro Histórico de Curitiba também abriga o Templo Hare Krishna na cidade. Ali principalmente jovens se dedicam à prática que surgiu em tempos antiquíssimos na Índia e que foram transmitidas de geração em geração até chegar aqui. É uma religião monoteísta e acredita em Krishna, a Suprema Pessoa. No templo há frequentes filas para receber gratuitamente as comidas vegetarianas que são preparadas no local.

Os praticantes não consomem carne, não praticam sexo fora do casamento, não participam de jogos de azar ou usam drogas lícitas ou ilícitas. Além disso, oferecem o alimenta a Krishna antes de consumi-lo, recitam o mantra (versos) muitas vezes durante o dia, leem os livros de filosofia e divulgam sua fé através da distribuição de livros e da prática do mantra em locais públicos.

curitiba inter-religiosa

Templo Hare Krishna em Curitiba. Foto: divulgação

Igreja Ortodoxa Ucraniana

Curitiba tem uma comunidade ucraniana muito numerosa e há várias igrejas ortodoxas ucranianas em diversos bairros da cidade. Elas se distinguem facilmente das demais pelas suas cúpulas em formato de “cebola”. Os ritos são realizados em ucraniano, o que tem perpetuado o idioma entre os descendentes.

Segundo a tradição, Santo André teria chegadao à Kiew e projetizado a construção de uma grande cidade cristã, onde hoje seria a Igreja de Santa André. Hoje a Igreja Ortodoxa Ucraniana é totalmente independente da Russa e o responsável por ela na América do Sul reside em Curitiba, onde se concentram muitos praticantes.

Igreja Luterana

A comunidade luterana em Curitiba é numerosa e nasceu com os imigrantes alemães que se instalaram no Centro da cidade. Os dois principais endereços dos luteranos estão no Centro Histórico: o Templo Evangélico Luterano (tradição mais conservadora) e a Paróquia Cristo Redentor, que também engloba o Colégio Martinus.

A Igreja Luterana surgiu na Alemanha há mais de 500 anos e teve como base a teologia de Martinho Lutero, frade e professor católico que reformou a prática da Igreja Católica e reuniu desde então muitos praticantes ao redor do mundo. As maiores comunidades luteranas estão na Suécia e na Alemanha. A prática comum era a leitura da Bíblia e portanto, todos os seus praticantes eram alfabetizados. Estimasse que 900.000 pessoas sejam luteranos no Brasil.

Federação Espírita do Paraná

O local está no Centro de Curitiba e coordena as 21 regionais do Estado do Paraná. Somente em Curitiba há 45 Casas Espíritas. Todas prestam serviços à comunidade através de aconselhamentos, distribuição de passes e também obras de caridade, que é uma das bases da doutrina religiosa e filosófica mediúnica. Um dos lemas é “Fora da Caridade não há salvação”.

O Espiritismo surgiu na França através da publicação do “Livro dos Espíritos” de Allan Kardec. No Brasil, é uma religião completa e autônoma, com aprox. 3,8 milhões de praticantes.  É a terceira maior religião do país e mantém em todos os estados brasileiros asilos, orfanatos, escolas, creches e outras instituições de assistência social.

Sinagoga e Museu do Holocausto

O Centro Israelita do Paraná reúne dois lugares muito importantes para a comunidade judaica de Curitiba: a Sinagoga Beit Zaacov e o Museu do Holocausto.

A Sinagoga foi inaugurada em 2011 e foi construída como doação de Miguel Krigsner, fundador do Grupo O Boticário.

O Museu do Holocausto é único no Brasil e traz uma retrospectiva histórica sobre o Holocausto em um espaço interativo. A mensagem é de superação e esperança e mostra que infelizmente até hoje acontecem crimes de intolerância em todo o mundo.

As visitas ao Museu devem ser agendadas antecipadamente e são permitidas a partir de 12 anos de idade.

museu-do-holocausto-curitiba

Museu do Holocausto em Curitiba

museu-do-holocausto-curitiba-2

Museu do Holocausto em Curitiba

curitiba inter-religiosa

Museu do Holocausto em Curitiba

Que tal incluir um roteiro inter-religioso em sua programação em Curitiba? Entre em contato conosco para organizarmos uma programação interessante para o seu grupo.