fbpx

Blog

Curitiba com crianças

Alô famílias! Viajar com as crianças pode ser um desafio, mas também uma aventura cheia de diversão, conhecimento e boas memórias. Esse é um momento especial para sair da rotina e descobrir coisas novas com os pequenos. Mas, para que tudo corra bem e nenhum momento ou imprevisto estressante tome conta da viagem, é preciso planejamento. Principalmente em viagem com crianças. O ritmo delas precisa ser respeitado e as vontades da família inteira precisam ser equilibradas. Assim, todo mundo fica feliz! Se você vem para Curitiba com crianças, não vão faltar opções culturais, recreativas e de passeios para fazer com elas. Anote tudo e coloque na programação o que mais combina com o estilo de vocês  😀 

O que você encontrará neste artigo sobre Curitiba com crianças:

– Curitiba com crianças: passeios imperdíveis

– Museus que agradam os pequenos

– Teatro

–  Hora da Leitura!

– Diversão

– Parques e Bosques

– Gastronomia

– Turismo Pedagógico e Detox Digital

– Dicas Práticas

Curitiba com crianças: passeios imperdíveis

Difícil viajar e deixar os passeios mais imperdíveis de fora do planejamento! Nossa principal dica é: pesquise o que vocês querem fazer e já deixe tudo reservado. Quanto menos trabalho você tiver por aqui, melhor.

Nesse momento, é importante contar com o trabalho de uma agência de turismo receptivo, como nós da Special Paraná! Temos uma equipe preparada para dar as melhores dicas e para evitar que você caia em ciladas. Nós estamos em Curitiba e podemos ajudar você com os bastidores da viagem, principalmente na escolha e na reserva dos passeios ideais para sua família.

Somos bem transparentes e a gente sabe que alguns passeios não são bacanas para fazer com as crianças. Por isso, listamos alguns dos passeios mais legais que podem agradar a todos em uma viagem para Curitiba com crianças:

  • Passeio de trem

Essa é a opção mais procurada por aqui. Importantíssimo reservar com antecedência. Nesse passeio você sai de Curitiba e segue até Morretes pela Serra do Mar Paranaense. São paisagens de tirar o fôlego! O passeio de trem possui 5 categorias e várias opções de compra. Mas já vamos avisando: evite ir e voltar de trem. A paisagem é a mesma e o tempo de viagem será bem longo (são aproximadamente 4 horas para ir, 4 para voltar). Pode ficar bem tedioso para as crianças e até mesmo para os adultos. O mais indicado e prático é o pacote completo: apanhe no hotel, passeio de trem, almoço típico, visita em Morretes e Antonina e retorno para Curitiba de van. Dependendo da idade das crianças vocês podem até combinar o passeio de trem com canoagem em Antonina ou com o Caminho do Itupava.

curitiba com crianças

O camarote é uma categoria do passeio de trem bem interessante para ir com as crianças. Além do ambiente ser mais reservado para a família, a mesa e os estofados podem deixar o passeio mais confortável. Foto: divulgação Serra Verde

curitiba com crianças

Passeio de trem. Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná

Nós sabemos que o passeio de trem tem vários detalhes que podem confundir você no momento da compra. Lembre-se: nós estamos aqui para esclarecer as suas dúvidas e cuidar da sua reserva. Já escrevemos aqui no blog um guia bem completo sobre o passeio.

Leia também: O que você precisa saber sobre o passeio de trem para Morretes

  • City Tour

É o passeio mais tradicional para quem deseja conhecer os pontos turísticos da cidade. Inclusive para quem vem para Curitiba com crianças. Um guia de turismo vai acompanhar o passeio para deixar tudo mais informativo e descontraído. A melhor vantagem de reservar um passeio privativo é que ele vai acontecer no ritmo de vocês. Ótima pedida para quem viaja com crianças. Nós temos muitas opções de City Tour, sabia? Além do roteiro tradicional de 4 horas, o City Tour com Picnic pode deixar o passeio ainda mais gostoso. E que tal levar fotos incríveis da família? Durante o City Tour com Ensaio Fotográfico, uma fotógrafa profissional vai acompanhar você e fazer registros incríveis, com Curitiba ao fundo. Com certeza será uma linda lembrança da viagem!

curitiba com crianças

O Jardim Botânico é um dos principais pontos turísticos de Curitiba e vai ser o cenário perfeito para as fotos da sua viagem! Foto: Karla Vizone/Special Paraná

  • Passeios de bike em Curitiba com crianças

Adultos e crianças adoram pedalar. Uma atividade comum que pode deixar o passeio pela cidade mais divertido! Você pode alugar uma bike ou reservar um passeio com um roteiro já definido. Se a criança ainda não tiver idade para pedalar sozinha, é possível fazer a locação da cadeirinha ou do engate.

  • Campos Gerais

Vários passeios legais estão nos arredores de Curitiba. Bem perto daqui, arenitos de milhões e milhões de anos vão surpreender as crianças. Estamos falando do Parque Estadual de Vila Velha. É um atrativo super legal! Para a experiência ser ainda mais completa, é possível combinar esse passeio com as Colônias Holandesas. Vocês irão conhecer um dos maiores moinhos fora da Holanda e um museu a céu aberto, com réplicas de construções das décadas de 30 a 50.

Leia também: Parque Estadual de Vila Velha: dicas sobre o passeio e arredores

curitiba com crianças

As réplicas fazem parte do Parque Histórico de Carambeí. Uma atração bem bacana tanto para famílias como para passeios escolares. Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná

Museus que agradam os pequenos

Viajando com crianças ou não, muito provavelmente alguns museus de Curitiba estariam em seu roteiro. Mas, alguns deles, podem agradar e muito as crianças.

O Museu Oscar Niemeyer, um dos principais pontos turísticos de Curitiba, possui espaços para exposições, além de uma grande área externa, onde é possível levar os animais de estimação, andar de bicicleta e aproveitar um dia ensolarado. Para saber mais sobre as exposições, valores e horário de funcionamento acesse o site.

museu-do-olho-curitiba

O Museu Oscar Niemeyer também é conhecido como Museu do Olho. Dá para imaginar o motivo, né? Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná

Já no Museu Egípcio vocês terão a chance de ver uma múmia verdadeira: a Tothmea. O museu fica em um bairro residencial e possui um acervo bem amplo e interessante. Uma ótima opção para curtir Curitiba com crianças. Mais informações no site do museu.

Fotos: Caroline Kwasnicki/Special Paraná

O Museu Egípcio é um atrativo diferente para quem quer passear em Curitiba com crianças. Fotos: Caroline Kwasnicki/Special Paraná

O Museu da Vida é perfeito para conhecer com as crianças! Aqui a informação e diversão andam de mãos dadas. Inaugurado em 2014, é uma iniciativa da Pastoral da Criança e uma homenagem para sua fundadora, Zilda Arns. É um espaço cultural interativo que vale a pena conhecer com as crianças. Mais informações no site do museu.

Algumas crianças são fascinadas por aviões. Para elas, uma dica especial: o Museu do Expedicionário fica no Alto da XV e tem um acervo ligado à atuação dos soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial e tem um tanque e um avião expostos no lado externo.

Leia também: Museus em Curitiba

Teatro

Curitiba é muito conhecida pelos seus teatros e alguns deles oferecem uma programação especial para as crianças. Ótima pedida para quem quer deixar a viagem para Curitiba com crianças mais cultural e divertida ao mesmo tempo.

Vocês já foram em um teatro de bonecos? Aqui em Curitiba pode ser uma ótima estreia! O Teatro de Bonecos Dr. Botica fica no Shopping Estação [Avenida 7 de Setembro, 2775 – Rebouças] e é uma atração para todas as idades. Os espetáculos, além de visualmente interessantes, podem ser bem educativos e ajudam a estimular a imaginação das crianças. As peças acontecem durante a semana e aos fins de semana. Você pode conferir a programação no site do teatro. O shopping possui ótimas lojas, cinema e praça de alimentação com boas opções.

Não podemos deixar de lado o Teatro Guaíra. É um dos principais teatros da cidade e possui uma extensa programação. Vale a pena conferir o que está em cartaz durante o seu tempo na cidade. O Teatro do Piá também pode ser uma opção bacana para a família. Ele fica no Centro Histórico de Curitiba e oferece uma programação especial para as crianças aos domingos. Mais informações no site da Fundação Cultural de Curitiba.

Dica! Falando em Centro Histórico, aos domingos de manhã você vai encontrar na região a tradicional feira artesanal do Largo da Ordem. Um passeio clássico de Curitiba para toda a família. Separamos algumas imagens especiais da feirinha:

O blog Criança na Plateia tem dicas sempre atualizadas de peças e programação especial para crianças em Curitiba. Confira!

Hora da leitura!

Para as crianças que gostam de ler e para os pais que querem incentivar esse hábito, nós temos algumas sugestões. A Biblioteca Pública do Paraná fica no centro de Curitiba [Rua Cândido Lopes, 133] e conta com um acerto de aproximadamente 600 mil volumes. Para o público infantil, de segunda a sexta-feira, às 11h e às 15h, tem a “Hora do Conto”. Cada história é adaptada e apresentada de forma diferente. As sessões são gratuitas. Mais informações no site da Biblioteca.

Para os fãs de histórias em quadrinhos, a Gibiteca é o lugar certo! Localizada no Solar do Barão [Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 533 – Centro], a Gibiteca possui um acervo de 30 mil exemplares, divididos em várias categorias, inclusive infantil. Os exemplares são disponíveis apenas para consulta local e o espaço ainda oferece cursos e exposições. Mais informações no site da Fundação Cultural de Curitiba.

gibiteca curitiba com crianças

As crianças vão adorar a Gibiteca! Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná

Diversão

Quer aliar compras com cinema? Uma atração que vai além do cinema tradicional é o IMAX. Localizado no Shopping Palladium [Av. Pres. Kennedy, 4121 – Portão], possui uma tela 6 vezes maior e com um som 4 vezes mais potente. O Palladium é o único com Cinema IMAX Digital, e exibe filmes em 2D e 3D. Confira a programação e os valores dos ingressos no site.

Continuando nos shoppings, no Park Shopping Barigui [Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza – 600 – Mossunguê] está o parque indoor HotZone. Com mais de 170 atrações, não irão faltar brinquedos e games para divertir toda a família! Mais informações no site. Curitiba possui outras opções de parque indoor, como o Divert Pia, o Kinder Park e o Mikewood, um parque ecológico com atrações como tirolesa e arvorismo.

Não podemos esquecer do famoso Beto Carrero! O maior parque de diversões da América Latina fica a apenas 200 km de Curitiba. São mais de 100 atrações entre montanhas russas, incríveis shows, zoológico, Ilha dos Piratas e muito mais. Você pode comprar com a gente:

🎢 Só o ingresso

🎢 Ingresso + saída de Curitiba [passeio regular]

🎢 Ingresso + saída de Curitiba [passeio privativo]

Foto: divulgação

A famosa entrada do Beto Carrero! Foto: divulgação

Foto: divulgação

Shows também fazem parte da programação do parque. Foto: divulgação

Parques e bosques

Curitiba é conhecida como a capital ecológica do Brasil. Não é a toa que a cidade possui mais de 30 parques, localizados em vários bairros de Curitiba! Selecionamos alguns para vocês conhecerem:

O Bosque Alemão, inaugurado em 1996, é um memorial que homenageia a cultura e as tradições alemãs trazidas pelos imigrantes para Curitiba. Localizado na Rua Francisco Schaffer, s/nº, –  Vista Alegre – o Bosque oferece muitas atrações, em uma área de mata nativa. Uma delas é a trilha João e Maria, onde é possível ver a história clássica, escrita pelos irmãos Grimm, em painéis de azulejos. No meio da trilha está a biblioteca infantil chamada de “Casa da Bruxa”. O espaço conta com muitos livros e recebe as crianças para a chamada “Hora do Conto”, em que personagens, como bruxas e fadas, fazem a leitura de contos infantis. Imperdível para a sua programação em Curitiba com crianças! Mais informações no site da Prefeitura.

curitiba com crianças

Além de lindo, o Bosque Alemão é bem interativo para as crianças. Fotos: Caroline Kwasnicki/Special Paraná

Já o Parque São Lourenço (Rua Mateus Leme, s/nº) conta com um amplo espaço, onde antes funcionava uma fábrica – ainda é possível ver a sua chaminé! Um local para esportes, cultura e lazer, já que o parque oferece pista para caminhadas, ciclovia, playground, equipamentos de ginástica e até mesmo uma pista de rolimã. Outros atrativos do Parque São Lourenço são o Centro de Criatividade de Curitiba, a Casa Museu Erbo Stenzel e o teatro Cleon Jaccques.

O Barigui é outro parque muito procurado. Curitibanos adoram aproveitar os fins de semana ensolarados lá. Ótimo lugar para fazer exercícios, andar de bicicleta, skate ou patins. Pets também são permitidos!

O Jardim Botânico, localizado na Rua Eng°. Ostoja Roguski, s/n°, foi inaugurado em 1991 e é a marca registrada da capital paranaense. O parque conta com um espaço de 245 mil m² e em 2008 foi inaugurado o Jardim das Sensações, que proporciona aos visitantes a oportunidade de ter o contato direto com plantas de diferentes formas, aromas e texturas. Em um ambiente muito agradável, o percurso pode até ser feito com os olhos vendados! Ótima opção de passeio em Curitiba com crianças. Mais informações no site do Jardim Botânico.

O Jardim das Sensações. Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná

O Jardim das Sensações. Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná

Curitiba possui também um Zoológico, localizado na Rua João Miqueletto (Alto Boqueirão), com aproximadamente dois mil animais, divididos entre várias espécies. O Passeio Público [Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro], considerado o mais antigo parque municipal de Curitiba, também abriga algumas espécies de animais e plantas. Possui também um parquinho bem legal para as crianças.

Temos ainda o Bosque Reinhard Maack, que é uma opção diferente e especial para os pequenos. O local inclui uma trilha de aventuras para a recreação infantil, com desafios e obstáculos de diversos níveis. O bosque proporciona diversão em meio a natureza e de fácil acesso, localizado na Rua Chanceler Oswaldo Aranha (Hauer).

Gastronomia em Curitiba com crianças

Muitos restaurantes em Curitiba estão preparados para receber crianças. Alguns até se destacam por isso! Temos uma lista bem bacana aqui no blog com boas indicações. Aproveite 🙂

Turismo pedagógico e Detox Digital

Muitos curitibanos chegam aqui no blog para saber mais como aproveitar a cidade. Nós achamos ótimo! Se você é um deles, temos um dica especial: o que você sabe sobre turismo pedagógico? A escola do seu filho(a), por exemplo, propõe esse tipo de atividade?  A gente acha bem importante que o conhecimento saia da sala de aula e seja colocado em prática. Passeios escolares podem melhorar o desenvolvimento intelectual e a saúde física das crianças. Nós da Special Paraná temos várias sugestões para as escolas e alunos. Aqui você encontra mais informações!

Já se você quer passar um tempo bacana em família, longe da tecnologia, nós propomos um Detox Digital. É uma oportunidade de viver momentos divertidos em família em um ambiente propício para refazer laços, sem distrações digitais.

Dicas práticas

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre Curitiba com crianças e que o conteúdo tenha sido útil pra você! Para que tudo fique ainda mais proveitoso, temos algumas sugestões:

  • Paciência é o segredo! Momentos de tensão podem acontecer, mas é importante que você dê o exemplo para as crianças.
  • Compartilhe a programação com as crianças. Antes das atividades do dia começarem, conte para elas qual é o planejamento. Se elas participam desse processo, você estimula a imaginação sobre o que elas encontrarão ao longo do dia e tudo pode ficar mais interessante.
  • Respeite alguns hábitos. Rotina familiar é importante e durante uma viagem nem sempre é fácil mantê-la. Ainda assim, procure manter o horários das refeições e do sono.
  • Equilíbrio para todos. Nós sabemos que você também quer aproveitar a viagem, mas é normal que a maioria dos passeios seja voltado para as crianças. Procure equilibrar. Por exemplo: pela manhã vocês vão visitar os museus que deseja, para na parte da tarde fazer algo que as crianças vão gostar mais. E assim vai!

Que tal saber das novidades e trocar informações sobre Curitiba nos grupos do WhatsApp de clientes da Special Paraná? Prepare-se para sua viagem para Curitiba e interaja com nossa equipe, com quem já veio ou ainda virá para cá. Saiba como participar:

Confira outras dicas sobre a cidade em nosso Guia de Curitiba! Baixe já – é gratuito:

chamada-guia-curitiba-2017