fbpx

Blog

Cansado?! 10 sinais importantes de que você precisa tirar férias

Trabalhar é preciso e tirar férias pode ser mais ainda. Seja você dono do seu próprio negócio, funcionário ou freelancer, é preciso saber quando dar uma pausa. O acúmulo de trabalho e responsabilidades podem levar a um alto nível de estresse que irá atrapalhar sua vida profissional e pessoal. E aí não é vantajoso para ninguém, não é mesmo? Muito menos para você. O corpo e o nosso próprio desempenho dão alguns sinais de que as férias devem começar a ser planejadas. É preciso ficar atento para evitar problemas mais graves como depressão, ganho de peso, ansiedade, dores de cabeça frequentes, problemas de estômago e até mesmo para dormir. Confira alguns sinais e veja se está na hora de dar uma pausa estratégica!

estresse-no-trabalho

  • Falta de concentração

Se seu corpo e principalmente sua mente estão exaustos, fica mais difícil se concentrar, focar no trabalho e até mesmo se lembrar de informações importantes. Você não rende mais como de costume e por isso acabada demorando muito mais para fazer uma simples atividade.

  • Você começa a errar demais

Junto com a falta de concentração vem os erros. Justamente por estar cansado, você acaba falhando, tendo que apelar para o retrabalho. Além da perda de tempo, perceber que está errando muito gera uma frustração que também pode elevar os níveis de estresse.

  • Falta de ideias novas e inspiração

Alguns trabalhos exigem mais da criatividade do que outros, mas fazer uma pausa pode ser muito interessante para qualquer negócio. Viajar para conhecer lugares novos, abrir a mente para novas possibilidades e descobertas e conhecer outros empreendimentos, além de ser bom para relaxar, são oportunidades para conseguir pensar em coisas novas e até mesmo para encontrar soluções para problemas que pareciam não ter mais jeito. Mas é para relaxar mesmo! Não adianta levar o corpo para as férias e deixar a mente no trabalho.

viajar-é-mudar-a-roupa-da-alma

  • Você conta os dias para o fim de semana – mais do que o normal!

Todo mundo gosta do final de semana, mas se você não consegue aproveitar ou estar satisfeito com nenhum dia da sua semana, principalmente enquanto trabalha, é hora de repensar sobre seu tempo e seus objetivos, e uma pausa para as férias pode ser bom para pensar nisso.

  • Você demora para entrar no ritmo do trabalho

Procrastinar as coisas atrapalha qualquer meta, pessoal ou profissional. Demorar para entrar no ritmo de uma atividade para fazer outras coisas que não sejam importantes, pode parecer satisfatório e relaxante no momento, mas cuidado para não acumular tarefas e se atrapalhar com prazos, por exemplo. Pausas durante o dia também são necessárias, mas veja como elas melhor se adequam ao seu tempo e objetivos, sem comprometer seu rendimento, e sim te deixando mais feliz e produtivo.

  • Não consegue parar de pensar no trabalho

Ficar muito tempo na empresa, não largar o celular, checar o e-mail a cada segundo mesmo em dias de folga, não significa produtividade. Como já dissemos, uma pausa pode fazer bem tanto para o negócio quanto para você. Se você é empreendedor, não pense que nada funcionará na sua ausência. Confie em seus colaboradores para que as coisas possam funcionar e o que foi planejado possa ser executado. E se você atende o telefone de casa dizendo “Nome da empresa, olá, boa tarde” talvez seja a hora certa para procurar o próximo destino das suas férias!

  • Você se sente sobrecarregado

Sentir que não está dando conta das atividades do dia a dia também pode ser um aviso do seu corpo e da sua mente de que é hora de parar um pouco. Essa insatisfação pode ser momentânea e viajar para conhecer um lugar diferente, explorar a gastronomia e novas culturas e encarar novidades pode ser a resposta para uma rotina mais feliz e saudável.

férias-passeio

  • Você desconta seus problemas na vida pessoal

Todo esse estresse que você está carregando, uma hora ou outra vai acabar atingindo as pessoas que você gosta e que possivelmente não tem nada a ver com isso. Que tal fazer essa pausa passando mais tempo com eles?

  • Atitudes negativas

O mau humor toma conta e você só consegue ver o lado ruim das coisas. A frustração é um dos piores sinais que vão indicar que alguma coisa está errada.

  • O corpo também reclama

Se a sua mente está cansada, seu corpo também dará sinais de que não está tudo bem, principalmente se hábitos saudáveis não fazem parte da sua rotina. Dores pelo corpo, vista cansada, problemas estomacais, entre diversos outros sintomas. Com o nível de estresse alto, o corpo fica mais sensível e com a imunidade menos resistente. Saúde em primeiro lugar!

Não é fácil desligar-se de tudo, mas é importante entender que a pausa pode ser necessária. Será um período importante para revigorar as energias e ver as coisas por outras perspectivas. Tente deixar todo ano datas já pensadas em que você pode tirar férias, assim até o planejamento fica mais fácil. Viagens, curtas ou longas, para perto ou longe, podem fazer parte da sua rotina mais saudável, feliz e cheia de descobertas! E então, já está contando os dias para sair de férias?

Que tal escolher agora o destino das suas próximas férias? Baixe nosso Guia de Curitiba com várias dicas e agende já sua viagem!

CHAMADA GUIA NOVO SPECIAL (5)