Turista responsável

Seja um turista responsável! Você já pensou sobre isso? Quando viajamos para algum lugar, podemos ter alguns cuidados muito simples, mas que podem fazer a diferença. É colocar em prática em nossas ações o carinho e o respeito que gostaríamos que alguém tivesse com a nossa própria casa, nossa própria cidade.

turista responsável (1)

Turista responsável: 15 dicas sustentáveis para curtir sua viagem e colocar em prática

– Leve sempre uma sacola reutilizável. Assim você evitará que muito plástico seja descartado de maneira desnecessária.

Jogue lixo somente nos lugares apropriados. Não deixe seu lixo nas praias ou ambientes naturais. Tenha muito cuidado com sacolas plásticas na praia, para que não voem e sejam ingeridas pela fauna marinha.

– Se encontrar algum animal silvestre durante o passeio, mantenha uma distância segura e não ofereça comida ou tente se aproximar.

– Que tal levar sua garrafinha de água? Compre garrafas maiores e reabasteça a sua. Seu bolso e o meio-ambiente agradecerão ?

– Tome banhos rápidos e feche bem as torneiras para evitar desperdício. Só peça para trocar toalhas e roupa de cama se for realmente necessário. Isso ajuda a minimizar a estatística de que cada turista consome quase três vezes mais água do que os residentes!

Apague as luzes e desligue sempre a TV e o ar-condicionado quando sair do seu quarto. Ao fazer as malas escolha roupas que não precisem ser passadas, assim é possível reduzir o consumo de energia, além de não se preocupar com roupas amarrotadas durante a viagem.

– Não compre produtos que usam artefatos arqueológicos, corais, conchas, plantas ou animais ameaçados de extinção.

– Não dê esmolas ou incentive o trabalho infantil. Não compre mercadorias de crianças.

Experimente pratos e bebidas regionais – estas são excelentes lembranças de viagens. Participe de manifestações culturais do lugar que visita e procure reservar roteiros com enfoque na cultura e história local! Em nosso site você encontra várias opções de passeios nesse estilo ?

– Pratique a economia solidária. Compre um pouco em cada lugar e prefira estabelecimentos locais. Essa é uma forma de contribuir com a geração de empregos e aumentar a renda dos moradores.

– Não corte ou colha flores e plantas. Se estiver na natureza, mantenha-se na trilha para preservar ao máximo a área visitada. Não se aventure na natureza sem a orientação de um guia ou condutor experiente.

turista responsável (2)– Antes de entrar no mar, informe-se com pessoas do local sobre a segurança, se é apropriado para banho e cuidados necessários. Não se arrisque onde não conhece e não entre embriagado na água.

– Você fuma? Carregue consigo seu cinzeiro portátil. E lembre-se que não é permitido fumar em lugares fechados, como restaurantes, bares, hotéis, aeroportos e rodoviárias.

– Denuncie abuso sexual infantil se notar algo neste sentido. Disque 100! Diariamente das 8:00 às 22:00.  Milhares de crianças são exploradas diariamente e você pode denunciar anonimamente.

– Evite produtos cosméticos e de higiene pessoal que contenham partículas de micro-plástico, presentes em alguns cremes dentais ou esfoliadores. Essas partículas não conseguem ser filtradas e poluem a água.