fbpx

Blog

Como foi a apresentação da Special Paraná e a palestra do Marcos Meier?

No dia 7 de junho de 2018 a Special Paraná recebeu 147 convidados no Hotel Lizon em Curitiba para uma noite diferente. O evento foi feito exclusivamente para escolas: entre os convidados estavam diretores, coordenadores, pedagogos e professores de Curitiba e região. Foram dois momentos diferentes: apresentação da Special Paraná e palestra com o Marcos Meier.

Sobre a Special Paraná

A Special Paraná é uma agência de turismo que nasceu da vontade de Bibiana Antoniacomi retornar ao Brasil. Após 8 anos morando na Alemanha e trabalhando em hotéis, agência de turismo e com sua própria operadora de turismo, ela queria voltar à terra natal e começar um novo negócio na área de sua especialização, à qual se dedicava desde 1995.

Como Curitiba tinha mercado para atender turistas estrangeiros, o foco inicial da agência foi este e desde 2007 tem recebido pessoas do mundo inteiro e prestado serviços de nível internacional. Mas como a cidade atrai muito o turismo nacional, pouco a pouco os brasileiros ultrapassaram os estrangeiros em número de clientes da agência. Hoje a proporção é de aproximadamente 70% brasileiros e 30% estrangeiros.

Nestes últimos 11 anos, a Special Paraná tem atendido escolas variadas e também alunos de intercâmbio, graduação e pós-graduação em Curitiba. E uma característica chamou a atenção: as escolas de outros lugares têm programações extensas e complexas para seus alunos, que vêm de longe conhecer nossa região. Como mãe, Bibiana percebeu que as escolas de Curitiba não têm esta tradição e viu aí uma oportunidade de propor roteiros educacionais, viagens culturais, vivências familiares e viagens de formatura para as escolas daqui proporcionarem uma formação mais completa aos seus alunos.

bibiana antoniacomi

Bibiana Antoniacomi, diretora da Special Paraná, apresenta a proposta de turismo pedagógico da empresa para as escolas de Curitiba e região. Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná

Mas como tudo que a Special Paraná faz é com cuidado e pesquisa, de março à maio de 2018 a agência entrou em contato com escolas para conhecer melhor as necessidades das escolas. 114 responderam e aqui está um resumo dos resultados:

– 99,1% das escolas oferecem passeios pedagógicos e aulas de campo para seus alunos.

– Das entrevistadas, somente 6 escolas afirmaram que todos os passeios realizados são organizados por uma agência de turismo. Ou seja, as escolas, provavelmente por desconhecimento, estão deixando de lado aspectos importantes. Para ser “legal” tem que ser um passeio “bacana” e também “dentro da lei”.

– Os aspectos mais importantes para que os passeios pedagógicos ou aulas de campo aconteçam são: segurança e relevância pedagógica.

– Quanto à segurança, é realmente importantíssimo ter veículos novos e com manutenção em dia, motoristas bem preparados, cintos de segurança impecáveis e seguros em dia. Além disso, é importante incluir seguros mais abrangentes para os alunos que cubram qualquer eventualidade.

– O conteúdo do passeio pedagógico ou da aula de campo deve estar de acordo com o que a criança está aprendendo em sala para que possa aproveitar a mais. O mais interessante é que estas atividades já sejam incluídas no plano de aulas, no início do ano. Assim, as crianças e os pais já poderão se preparar e a escola criará uma tradição: os alunos já saberão o que farão nos próximos meses e anos e esperarão as atividades com entusiasmo!

– Outro aspecto que chamou a atenção na pesquisa foi o fato que a maioria absoluta das atividades propostas pelas escolas para seus alunos acontecem dentro de Curitiba mesmo. As escolas ficam apreensivas em levar seus alunos para lugares mais longínquos. Isso se deve a dois aspectos básicos: 1) Medo dos pais ou da direção da escola. 2) Desconhecimento e falta de ofertas adequadas que facilite isso para a escola.

Enquanto alunos de idades variadas viajam com suas escolas para Curitiba, nossas crianças não têm tido oportunidade de realizar passeios e viagens mais longas. A proposta da Special Paraná para as escolas é de ser uma parceira presente de maneira bastante ampla: elaboração dos roteiros de acordo com os objetivos da escola, encontrar formas de pagamento que sejam adequadas à realidade daquela escola, tirar dúvidas dos pais, roteiros acompanhados por profissionais excelentes, com experiência e muita dedicação e principalmente toda a segurança que os alunos precisam, seja no transporte de excelente qualidade até seguros amplos! Assim, os pais e a escola ficarão tranquilos e os alunos terão atividades muito completas, interessantes e lúdicas. Aprendizado com diversão!

Ou seja, os alunos e a comunidade escolar terão o mesmo padrão de atendimento personalizado e de nível internacional pela qual a Special Paraná é conhecida no mercado de turismo receptivo em Curitiba.

São 4 linhas de trabalho para as escolas:

Que tal planejar atividades de um dia para que conceitos aprendidos em sala de aula sejam vistos na prática em saídas interessantes e divertidas? Não faltam opções em nossa região! Alguns exemplos são: as Colônias Holandesas de Carambeí e Castrolanda na região dos Campos Gerais; o Ekôa Park, com oficinas temáticas e trilhas no meio da mata; combinar o passeio de trem com uma caminhada na Mata Atlântica e depois visitar Morretes; ver marcas da história do Paraná ao vivo na Lapa; conhecer agricultura orgânica, caverna e as tradições dos italianos em Colombo; ir até Paranaguá ver de perto a primeira cidade do Paraná; caminhar entre os arenitos do Parque Estadual de Vila Velha e ver o que antes era fundo de mar há milhões de anos atrás… São muitas alternativas que podem ser trabalhadas de acordo com a idade dos alunos. A proposta pode ser multidisciplinar e a atividade pode ser o início ou o término de um projeto que várias disciplinas poderão desenvolver em conjunto.

Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná

O que não faltam são alternativas interessantes de turismo pedagógico em nossa região. Uma verdadeira experiência para alunos e professores! Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná

Quer algo mais marcante e proporcionar uma experiência mais completa aos alunos? Marcos Meier também falou sobre isso em sua palestra! Uma viagem cultural é algo inesquecível para os alunos e uma oportunidade excelente para os professores verem de perto e mostrarem ao vivo o que está nos livros!

Viagens culturais bem organizadas, lideradas por guias experientes e muito capacitados, com segurança e tranquilidade. Professores da escola acompanham a viagem – pessoas de confiança dos pais e dos alunos. Normalmente, a cada 15 alunos, um professor da escola acompanha as viagens.

Em Santa Catarina poderão aprender sobre o mar e observar baleias, conhecer sobre anfíbios, répteis, conceitos de física em um parque de diversões e sobre a imigração no Vale Europeu. Tem ainda o Museu das Bicicletas e há ainda a possibilidade de atividades radicais, como rafting.

E que tal São Paulo? A maior cidade do Brasil tem uma diversidade impressionante. Museus como a Pinacoteca, onde clássicos da arte brasileira estão expostos, o Museu do Futebol, a apresentação de física da USP, o espaço cultural Catavento, o Museu Afro, a diversidade dos bairros e a agitação de uma grande metrópole.

O Rio de Janeiro também é um destino e tanto! Seja para visitar os cartões postais que tornaram o Brasil conhecido em todo o mundo, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, o Museu do Amanhã com sua proposta voltada à sustentabilidade de nosso planeta, o belo AquaRio, Petrópolis com o Museu Imperial e Paraty com o ciclo do ouro.

E não podemos esquecer Minas Gerais, com suas cidades históricas que renderam riquezas para o Brasil e para Portugal e impulsionaram a interiorização do país. A arte barroca e suas belíssimas construções, visita a uma mina de ouro, a belíssima gruta de Maquiné, Belo Horizonte, que foi planejada e tem obras de Oscar Niemeyer e o Museu de Inhotim, considerado um dos mais interessantes do mundo!

O término do 5º ano, do 9º ano e do Ensino Médio devem ser comemoradas! São o término de uma fase da vida escolar e os caminhos das crianças acabam se separando em muitos casos.

O foco da Special Paraná é oferecer viagens que sejam divertidas, mas adequadas para a faixa etária. Como se faz isso? Incluímos atividades lúdicas, que fortalecem a amizade da turma e que são baseadas em valores positivos para desenvolver o caráter dos alunos.

Viagens coordenadas por guias experientes e com recreadores responsáveis e habituados com este público. O leque de destinos é amplo e há uma opção para cada tipo de orçamento. Seja passar um dia divertido próximo à Curitiba ou uma viagem com duração de vários dias.

São várias opções diferentes: um passeio diferente para os menores; Beto Carrero com a School Party, uma programação especial na Ilha dos Piratas; uma noite em um hotel fazenda próximo à Curitiba; ter atividades nas piscinas de um hotel termal; passeio para a Ilha do Mel; ou um fantástico acampamento com atividades muito divertidas? A Special Paraná monta a melhor viagem possível dentro das possibilidades dos alunos, para que todos possam participar e comemorar mais uma etapa.

Uma cena muito comum de pais e filhos:  cada um fique com seu celular, tablet ou em frente à TV e quase não conversam mais. Já viu acontecer? Ou em um restaurante, cada um com seu celular, ignorando o outro enquanto curte algo de alguém que está a milhares de quilômetros de distância e nem se olha direito para quem está ao lado. Às vezes só se sabe as atividades que os filhos compartilham nas redes sociais.

Tudo em excesso faz mal e a escola pode propor uma atividade bem diferente para aproximar as famílias e tornar a vivência entre pais e filhos mais completa e humana.

Essa é a proposta do Detox Digital em Família. A escola propõe a atividade para os pais, agendamos uma data e um grupo de alunos participa com seus pais em um fim de semana diferente. 32 horas com muita interação em atividades lúdicas coordenadas por uma equipe de recreadores fantástica. E tudo sem celular, tablet ou computador em um hotel próximo à Curitiba.

As atividades em família serão conduzidas e além de divertidas, estarão alinhadas com as 24 Virtudes do Caráter Positivo. Conhece? Aqui estão:

Curiosidade e interesse pelo mundo; Gosto pela aprendizagem; Critério, pensamento crítico e lucidez; Criatividade e originalidade; Inteligência emocional e social; Perspectiva; Bravura e valentia; Perseverança e persistência; Integridade, autenticidade e honestidade; Bondade e generosidade; Capacidade de amar e ser amado; Cidadania, espírito de equipe e responsabilidade social; Justiça e imparcialidade; Liderança; Autocontrole; Prudência e cuidado; Humildade e modéstia; Apreciação da beleza e da excelência; Gratidão; Esperança, otimismo e orientação ao futuro; Espiritualidade, propósito e religiosidade; Perdão; Humor e Entusiasmo, paixão e animação

Que tal? Vamos aproximar as famílias e fortalecer os laços entre os alunos e seus pais?

Quem faz a Special Paraná

É importante que a escola tenha um parceiro confiável e que esteja presente em todos os momentos. A Special Paraná tem uma equipe fixa na agência para dar suporte e atender desde o primeiro contato com presteza e profissionalismo. Além da equipe da agência, guias nota 10 para coordenar e acompanhar todas as atividades da escola. Profissionais experientes para garantir o sucesso do passeio pedagógico ou aula de campo, viagem cultural e de formatura. O Detox Digital em Família tem a coordenação de um guia experiente e atividades dirigidas pela competente equipe dos Incríveis Recreadores.

Marcos Meier

Marcos Meier, equipe e guias de turismo da Special Paraná durante o evento. Foi um sucesso! Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná

Palestra com o Professor Marcos Meier

A segunda parte do evento teve palestra do Professor Marcos Meier, educador muito conhecido na mídia em Curitiba por seus comentários na RPC TV e no programa de rádio Light News. Marcos Meier é psicólogo, professor de matemática e mestre em educação, além de palestrante nacional e internacional a respeito de relacionamento interpessoal nas empresas, educação de filhos, formação de professores e psicologia.

De maneira muito bem-humorada, Marcos Meier trouxe conceitos teóricos e abordagens práticas sobre como o Gestor Escolar pode fortalecer a Autoridade do Professor em sala de aula.

Marcos Meier

Professor Marcos Meier durante a palestra. Foto: Caroline Kwasnicki/Special Paraná.

Estudos internacionais apontam que o fator principal da qualidade na educação está na formação e qualificação dos professores. Portanto, como foi muito bem abordado por Marcos Meier, um professor motivado e principalmente bem qualificado e treinado faz toda a diferença entre o desempenho medíocre ou excelente de seus alunos.

Você participou da apresentação da Special Paraná e da palestra do professor Marcos Meier? Ou quer ver como foi? Confira o álbum de fotos do evento!

O professor Marcos Meier gentilmente cedeu sua apresentação em PDF. Para baixá-la, clique aqui.

banner ebook erros escolares facebook 3