Blog

Serra do Mar Etílica: um passeio exclusivo saindo de Curitiba

Fotos Serra do Mar Etílica: Special Paraná

Já com o pé no fim de semana, esse é um roteiro que envolve, além de belíssimas paisagens, degustações deliciosas de 3 tipos de bebidas diferentes, mas cada uma com suas peculiaridades e processos de fabricação: vinho, cerveja e cachaça! Coisa boa, hein? Esse é o passeio Serra do Mar do Etílica, um roteiro EXCLUSIVO da Special Paraná, com aproximadamente 10 horas de duração. Saídas de segunda a sexta-feira – confirme a disponibilidade e faça sua reserva antecipada.

Passeio Serra do Mar Etílica

Estrada da Graciosa
Serra do Mar Etílica: 3 degustações diferentes esperam por você!

Ao pensarmos nele, nossa intenção era unir vários atrativos bacanas que por acaso estão no mesmo caminho: a Serra do Mar Paranaense. Nós somos apreciadores desses tipos de bebidas e já conhecíamos os lugares visitados e a qualidade deles. Então, por que não oferecer um passeio especial e completo para os nossos clientes?

Queremos que você tenha a melhor experiência ao visitar Curitiba e região e conheça coisas além do tradicional. Claro que um City Tour e o Passeio de Trem, por exemplo, devem estar em sua lista, mas por que não ficar uns dias a mais por aqui e aproveitar ao máximo a sua viagem? Nós garantimos que não faltarão passeios incríveis e muito legais de se fazer. Já se você é de Curitiba, essa dica de passeio vale também, afinal, você poderá degustar sem a preocupação de ter que dirigir depois – vamos prezar pela segurança no trânsito. Vem conhecer o Serra do Mar Etílica e você vai entender o que queremos dizer!

Vinícola Família Fardo

Primeira parada: vinhos! Mas antes de mais nada, um aviso: nesse passeio Serra do Mar Etílica você não terá que se preocupar com nada – só em aproveitar as degustações e o passeio, é claro! Nós vamos te buscar no hotel ou residência e também te deixaremos na volta. Você só precisa nos informar o local, pois caso ele seja um pouco mais afastado do centro é possível que seja cobrado uma taxa adicional. Nós vamos verificar e confirmar isso para você durante a reserva. Além do motorista, um guia de turismo credenciado vai acompanhar o passeio, ou seja, pode ficar tranquilo que você irá receber muitas informações legais durante a viagem!

Agora sim, voltamos aos vinhos. O primeiro lugar visitado será a Vinícola Família Fardo, um lugar encantador e idealizado pelo lema do fundador Ambrosio Fardo: “o vinho elaborado nesta vinícola não é para beber simplesmente. É para saborear”. Ambrosio nunca deixou de sonhar, já que a ideia de ter sua própria vinícola nunca lhe saiu da cabeça. Inspirado pelo seu avô, que na década de 40 fundou uma cooperativa vinícola na região de Vila Rica, na Serra Gaúcha, mudou-se para o Paraná e em 2003 comprou a área onde hoje encontra-se a sede – uma linda construção de pedras basalto, trazidas do Rio Grande do Sul! Motivado por esse sonho, em 2008 adquiriu pipas de madeira dos herdeiros de seu irmão com o objetivo de manter essa herança na família e abrigá-las para a construção da primeira parte da atual vinícola.

vinhos família fardoVinícola Família Fardo

Vinícola Família Fardo (2)

 A fachada da Vinícola feita com pedras basalto, as pipas de madeira da família e os tanques de inox onde os vinhos são produzidos.

A ideia inicial era cultivar as uvas no local, mas as tentativas foram frustradas por diversos motivos, principalmente o clima. Atualmente as uvas são selecionadas e compradas de produtores dos estados do Sul, prezando pela variedade e garantindo a qualidade dos vinhos produzidos. Outra curiosidade: os vinhos da família Fardo não passam pelo processo de envelhecimento em barricas de carvalho. O vinho terá, então, os sabores peculiares de cada uva.

vinícola-família-fardo (2)

vinícola-família-fardo (15)

 Algumas das instalações da vinícola. Você encontrará também a venda outros produtos, como chocolates, queijos e salames!

Nesse momento do passeio você irá conhecer os espaços e um especialista da própria vinícola irá explicar mais sobre a história e o processo de produção dos vinhos finos da Família Fardo. Depois disso, um tempo para a degustação dos vinhos e suco de uva produzidos no local. Você poderá experimentar também a Grappa, um produto que resgata as tradições italianas: um bom destilado a partir do bagaço das uvas fermentadas!

Seguindo para o próximo atrativo do Serra do Mar Etílica, você irá conhecer no caminho a Estrada da Graciosa e aproveitar as belíssimas paisagens que essa região proporciona, com o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil! Uma estrada muito charmosa e cheia de curvas sinuosas que utiliza a antiga rota dos tropeiros, sentido litoral.

Estrada Graciosa Paraná

 Portal da famosa Estrada da Graciosa: as paisagens ao longo do caminho são encantadoras.

Cervejaria Porto de Cima

Chegamos na segunda parada do passeio Serra do Mar Etílica! Com o divertido lema “bebemos o que podemos, o resto vendemos”, essa cervejaria é muito especial. Com aproximadamente 18 rótulos, a Porto de Cima tem uma produção relativamente pequena, mas de qualidade. A Miriam e o Curt, ela brasileira e ele americano, são os proprietários da cervejaria e também de uma pousada encantadora que fica na mesma rua, a Pousada Graciosa. Eles começaram a fabricar as cervejas quando o movimento cervejeiro ainda estava no começo na região.

porto de cima cervejaria

produção cerveja artesanal paraná

 A cervejaria Porto de Cima é rodeada de natureza e você irá se surpreender com o sabor das cervejas produzidas!

Ambos compartilham da paixão pela cerveja, então, começaram a produzir apenas para consumo próprio, até que amigos e hóspedes também ficaram interessados pelas cervejas artesanais produzidas por eles. Surge, então, uma demanda, e a Porto de Cima Brewing & Baking Company toma forma.

Além da produção artesanal, a cerveja tem um “segredo” muito legal. A Porto de Cima fica em meio a um santuário natural de Mata Atlântica. A água das chuvas que banham essa floresta, filtrada pelas raízes das árvores, emerge nas nascentes em uma reserva da propriedade. Assim, à medida que ela volta ao oceano, um pouco dessa água é transformada artesanalmente em uma exclusiva cerveja! As fragrâncias são características do Litoral Paranaense, bem como os nomes dos produtos. Cerveja feita com água pura e maltes e lúpulos importados de alta qualidade. Você vai conferir isso pessoalmente.

degustação cerveja artesanal

cerveja artesanal Porto de Cima Serra do Mar Etílica

 Além de ser feita com a mais pura água e requintados ingredientes, as cervejas não são filtradas, ou seja, você irá sentir sabores e aromas mais delicados. Conservantes ou estabilizantes também não são utilizados, assim, a carbonatação acontece naturalmente na garrafa! 

Essa visita também é guiada por especialistas, então você irá entender mais sobre as instalações e o processo de fabricação. Não podemos esquecer da melhor parte: a degustação das ceverjas! A Porto de Cima ganhou inclusive duas medalhas de bronze no South Beer Cup 2016 com os rótulos Dos Tucanos – Mexican Brown Ale e Maracuja Kölsch.

passeios diferentes em Curitiba

 Tim tim! Hora de degustar as cervejas da Porto de Cima.

Hora do almoço. Sim, não é só de bebida que o turista sobrevive! O almoço também está incluso nesse passeio. Você irá degustar um prato típico da nossa região: o barreado, um delicioso cozido de carne com temperos especiais. É servido com arroz, farinha de mandioca, bananas e acompanhado também de peixe e camarão. A parada para o almoço será em um recomendado restaurante de Antonina.

barreado-morretes

 Durante o almoço você vai experimentar o barreado! Está incluso no passeio Serra do Mar Etílica.

Antes de ir para o último atrativo etílico, que tal um passeio de barco pela baía de Antonina? Imagine você presenciando um trecho de natureza intocada pelo homem, vistas incríveis da Serra do Mar, manguezais, animais da região e aproveitando esse agradável momento para descansar depois do almoço. Em alguns momentos você vai achar que as paisagens foram desenhadas!

passeio de barco na baía de antoninabaía de antonina

serra do mar etílica baía de antonina
 Divertido passeio de barco pelas lindas paisagens da baía de Antonina.

Cachaçaria Porto Morretes

Última parada para encerrar o passeio Serra do Mar Etílica com chave de ouro. Você irá conhecer uma premiada cachaçaria, originalmente brasileira, mas reconhecida internacionalmente e que tem como definição ser uma cachaça orgânica, nobre e sofisticada.

Aos pés do Pico Marumbi, a sede da Porto Morretes fica em meio a uma área de Floresta Atlântica, e o clima favorável dessa região tem forte influência na qualidade da produção da cana-de-açúcar. O diferencial já começa no preparo da terra: dentro dos padrões do conceito de cultivo orgânico, não são utilizados agrotóxicos nem adubos químicos. A colheita é natural, feita manualmente com todo o cuidado durante a seleção. Tudo isso pensando na qualidade do produto e do trabalhador. A produção é relativamente simples, mas o diferencial está no foco aos detalhes em cada etapa desse processo. Você vai entender mais sobre isso durante a visita acompanhada por um especialista, em que você irá conhecer todas as instalações e saber como acontece a fabricação, desde a colheita até o engarrafamento.

cultivo cana de açucarprodução cachaça porto morretescachaçaria porto morretes

 Algumas das instalações da Porto Morretes! Lá você vai conhecer cada etapa do processo de produção.

O processo de destilação que acontece nos modernos alambiques de cobre é muito interessante! A técnica necessária para destilar a cachaça e fracionar cada parte da bebida, para que se tenha, literalmente, o “coração da bebida”, sua parte mais nobre, é a garantia de que as bebidas da Porto Morretes são exclusivas e carregam um selo de excelência.Durante a visita você também vai perceber a preocupação ambiental e trabalhista que a Porto Morretes possui. Tudo é reaproveitado durante o processo de fabricação. Um trabalho artesanal, com zero desperdício na destilaria.

Serra do Mar Etílica Alambique Cachaça Porto Morretes

Serra do Mar Etílica Porto Morretes

 Os alambiques de cobre e a adega com as barricas de carvalho chamam a atenção durante a visita.

Em 2016, a Porto Morretes Premium foi eleita a melhor cachaça do Brasil na 2ª edição da Cúpula da Cachaça, em uma prova às cegas. É o concurso mais importante do país! A Porto Morretes Tradição ficou em 7º lugar. A Porto Morretes tem ainda uma significativa parte da produção destinada para exportação. O público do exterior reconhece a cachaça como bebida brasileira e eles gostam muito de utilizar a bebida em coquetéis! E não é apenas na famosa caipirinha, não!

Não podemos deixar de reconhecer que a cachaça é uma das bebidas destiladas mais consumidas no planeta. Então, vale lembrar que ao final da visita você terá também um momento para a degustação das cachaças!

degustação cachaça porto morretes

 Chegou a hora de degustar uma das melhores cachaças do Brasil!

Depois de todas essas visitas e degustações do passeio Serra do Mar Etílica, é hora de voltar para Curitiba em segurança e feliz de ter conhecido tantos lugares legais em um só dia, certo? Não importa se você é de Curitiba ou está turistando por aqui: a experiência é mais do que válida e com certeza será uma lembrança e um aprendizado especial em seu registro de viagem!

giphy (1)


Como reservar o passeio Serra do Mar Etílica?

O passeio Serra do Mar Etílica dura aproximadamente 10 horas e tem saídas de segunda a sexta-feira. Se você quiser fazer outro dia, entre em contato para verificarmos a disponibilidade e preço. Agende antecipadamente e garanta seu lugar! Você poderá parcelar em até 3x sem juros.

 INFORMAÇÕES E RESERVAS 

Em nosso Guia de Curitiba você vai encontrar outras dicas sobre a cidade e região. Aproveite para baixar agora – é gratuito!

chamada-guia-curitiba-2017