Blog

O que fazer em Curitiba: dicas imperdíveis para roteiros de 2, 3 e 4 dias

Quando vamos viajar, uma das primeiras perguntas que fazemos e que queremos encontrar respostas é sobre os atrativos desse destino e o que podemos fazer por lá, não é mesmo? Isso nos ajuda a decidir quantos dias ficaremos no lugar escolhido, quais são os passeios mais “obrigatórios” para fazer, como planejaremos cada dia da viagem, e por aí vai. Descobrir e imaginar o que nos espera deixa tudo ainda mais prazeroso! Sua pergunta é: o que fazer em Curitiba? Então continue com a leitura!

planejamento de viagens

Esse post é para você que já decidiu que vem para Curitiba e está organizando e reservando passeios, atividades, escolhendo restaurantes e decidindo quantos dias vai ficar. Mas calma! Se você mora aqui em Curitiba, tem curiosidade de conhecer ou só está pesquisando por lugares para viajar, esse artigo também é para você.

💡 Então aproveite nossas dicas sobre o que fazer em Curitiba – esperamos que você encontre o que precisa para deixar a sua viagem bem completa e especial. Ao longo do texto, você encontrá links para outros posts do nosso blog, assim você terá uma leitura complementar, combinado? BÔNUSno final do post temos uma surpresa para você, que com certeza vai ajudar e muito nas suas escolhas sobre o que fazer em Curitiba e região! Não deixe de conferir  😉

Roteiro de 2 dias: principais passeios

Se você está planejando ficar dois dias inteiros em Curitiba, existem dois passeios que não podem ficar de fora do seu cronograma! Um dos mais procurados é o passeio de trem que sai de Curitiba e vai até Morretes, pela Serra do Mar Paranaense. Dica clássica quando o assunto é o que fazer em Curitiba. A ferrovia foi inaugurada em 1885 e atravessa uma bela área de Mata Atlântica, passando por túneis, pontes e cascatas. O trem sai diariamente às 8h15 e segue até Morretes – o retorno acontece no final da tarde, por isso você precisa reservar praticamente um dia inteiro para esse passeio.

Você pode comprar somente a passagem ou reservar um passeio completo, que inclui o apanhe no hotel, a passagem, almoço típico, visita à Antonina e Morretes e retorno de van para Curitiba. Aos sábados, domingos e feriados há a opção do trem de luxo, único no Brasil! Reserve com antecedência: é um passeio que lota com facilidade.

💡 Para mais informações confira nossa artigo: O que você precisa saber sobre o passeio de trem para Morretes.

o que fazer em Curitiba

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é visitando seus principais atrativos turísticos. Durante um city tour você irá conhecer vários lugares, recebendo informações bem bacanas do guia de turismo que acompanha o passeio. O que não faltam são opções de city tour para você escolher aqui em Curitiba! O mais tradicional é o de 4 horas e você irá visitar lugares como o Jardim Botânico, Museu Oscar Niemeyer e Parque Tanguá. Em nosso site você vai encontrar passeios privativos, com saída do seu hotel, com ar-condicionado, sem esperas e você pode agendar de acordo com a sua disponibilidade e escolher os lugares que quiser visitar – nós vamos ajudar indicando os melhores atrativos, mas é você que manda!

💡 10 opções de City Tour em Curitiba para você escolher

o que fazer em curitibaSe você veio de avião e o seu voo de volta é no meio da tarde, por exemplo, você pode tentar encaixar mais um passeio: a Vinícola Araucária! Para quem adora vinhos finos, é a chance de conhecer um espaço lindo e de saber um pouco mais sobre a arte da produção de vinhos e também degustar os produzidos no local. Na Vinícola Araucária você terá tempo livre para conhecer os vinhedos, aproveitar as trilhas da propriedade, conhecer a loja da vinícola e levar produtos especiais para casa. Além disso, você poderá degustar os vinhos com tranquilidade, sem se preocupar em dirigir na volta! Esse passeio pode ser combinado ainda com um transfer para o aeroporto, uma vez que a vinícola fica nesse caminho.

vinicola interior

Roteiro de 3 dias: aproveite os passeios na região

O passeio de trem e o city tour são os mais recomendados para quem quer conhecer Curitiba e a região, por isso os indicamos independentemente do número de dias que você pretende ficar por aqui. No entanto, existem muitos outros passeios que saem de Curitiba e tem a duração aproximada de um dia inteiro, ou seja, tem muito o que fazer em Curitiba! Vamos mostrar agora 3 deles que você pode encaixar na sua programação de 3 dias, junto com o passeio de trem e city tour, por exemplo.

A Ilha do Mel não poderia ficar de fora da nossa lista. Se você gosta de praias, trilhas e natureza, conhecer a Ilha vai dar um toque especial na sua viagem! É um lugar incrível, sem carros ou motos, ideal para se desconectar do dia-a-dia, caminhando pelas trilhas e belas praias. O Farol das Conchas, a Gruta de Encantadas, a Fortaleza e as praias (algumas ótimas para surf) encantam pessoas do mundo todo. Há pousadas charmosas para quem quer aproveitar por mais tempo. Dica! Mesmo no inverno é bacana ir para a Ilha – você poderá caminhar e curtir as paisagens, principalmente se for um dia típico de frio e sol. Esse é um passeio que acontece diariamente, mediante reserva antecipada.

Vila Velha é outro passeio bacana para incluir na programação. As formações de arenito levaram milhões de anos para serem formadas e estão em constante transformação devido à erosão do vento. Aproveite a encantadora paisagem até lá com campos, escarpas e fazendas. Em Vila Velha você encontrará também as Furnas e a Lagoa Dourada. É possível ainda combinar esse passeio com as Colônias Holandesas de Castro e Carambeí ou com Witmarsum.

atrativo-vila-velhaVocê pode optar ainda por conhecer apenas as Colônias Holandesas! Um passeio que vai fazer você viajar no tempo. Nesse roteiro você irá conhecer as Colônias Holandesas e se surpreender com a história e as memórias desse lugar. Visite o Parque Histórico de Carambeí, o maior museu histórico a céu aberto do Brasil, com réplicas de construções e um acervo bem interessante. No Moinho do Memorial da Imigração você irá prestigiar um dos maiores moinhos fora da Holanda. Antes de voltar à Curitiba, parada no famoso Café Frederika’s, com tortas deliciosas!

💡 Colônias Holandesas: roteiro imperdível em um passeio perto de Curitiba

carambeí-colonias-holandesas

Roteiro de 4 dias (ou mais!): oportunidade para explorar 

Ficaremos muitos felizes se você planejar 4 dias ou mais em nossa cidade! Além dos passeios que já indicamos anteriormente, você pode explorar outros não tão tradicionais.

O city tour, por exemplo, você pode combinar com um agradável picnic em um dos parques da cidade! Esse é um passeio de aproximadamente 7 horas e você vai conhecer mais de 10 atrativos turísticos. Já se quiser conhecer lugares diferentes, o passeio Curitiba Outro Olhar será ideal para a sua programação. Como o próprio nome diz, você irá conhecer atrativos de Curitiba que não são tão explorados, mas que nem por isso deixam de ser interessantes. Pelo contrário! Você terá a chance de visitar um Museu Egípcio, o único Museu do Holocausto do Brasil, entre outros pontos turísticos. O passeio será finalizado com chave de ouro: uma parada para experimentar a famosa “carne de onça”.

💡 Curitiba Outro Olhar: conheça lugares fantásticos e pouco visitados!

museu-egípcio-em-curitiba-outro-olharPensa em um passeio legal – e super exclusivo! É o Serra do Mar Etílica: vinícola, cervejaria e cachaçaria. Tudo em um passeio bem descontraído e completo pelas paisagens da Serra do Mar Paranaense. Você irá conhecer a Vinícola Família Fardo e terá uma degustação de vinhos e sucos de uva que são produzidos no local. Depois vai aproveitar as paisagens da famosa Estrada da Graciosa até a próxima parada na Porto de Cima Brewery, uma cervejaria artesanal da região. Lá você degustará cervejas, já se preparando para um almoço típico em Antonina: o barreado! Você ficará ainda encantando com a Baía de Antonina durante um agradável passeio de barco. Para finalizar, você vai experimentar a cachaça Porto Morretes, uma das melhores cachaças do Brasil!

💡 Serra do Mar Etílica: um passeio exclusivo saindo de Curitiba

cerveja artesanal Porto de Cima Serra do Mar Etílica

Para quem gosta de trilhas e de ecoturismo, uma das dicas mais bacanas que podemos colocar aqui é o Canyon Guartelá! Ele é considerado o 6º maior cânion em extensão do mundo. Visite o Parque Estadual do Guartelá e surpreenda-se com as belíssimas paisagens dos Campos Gerais. Você irá fazer caminhadas, conhecer áreas restritas do parque e até pinturas rupestres, além do incrível contato com a natureza. Recomendamos esse roteiro para quem está com boas condições físicas ou já está acostumado com esse tipo de atividade!

💡 Canyon Guartelá: o 6º maior do mundo fica no Paraná e perto de Curitiba

Canyon Guartelá

Dicas e outros passeios em Curitiba

Nós sugerimos passeios tanto em Curitiba como outros próximos daqui – fique a vontade para adaptar o seu roteiro! São tantas opções que você poderá escolher de acordo com seu perfil, seus gostos e disponibilidade. Nós da Special Paraná somos uma agência de turismo receptivo aqui em Curitiba. Toda a equipe está sempre empenhada em cumprir a nossa missão: proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes, com serviços personalizados e atenção aos detalhes. Por isso, conte conosco para reservar os seus passeios!

Quando pensamos sobre o que fazer em Curitiba, não podemos deixar de dizer para você aproveitar a gastronomia da nossa cidade. São vários pólos gastronômicos, para todos os estilos e bolsos. Já fizemos listas sobre isso aqui no blog – aproveite para dar uma olhada e já ter uma ideia do que vai querer conhecer.

💡 Já o Tour Comida de Boteco e o Tour Curitidoce são exemplos de passeios que levam você em uma experiência gastronômica pela cidade. Vale a pena pesquisar sobre eles e tentar incluir na sua programação!

lugares-imperdiveis-para-comer-doces-em-curitiba-3

Ainda sobre gastronomia: seja para conhecer, fazer compras ou almoçar por lá, o Mercado Municipal pode ser um local bacana e bonito de se conhecer durante a sua viagem. Você irá encontrar produtos como: bebidas, queijos, vinhos, ervas medicinais, temperos e especiarias, conservas, pescados, carnes, além de frutas, verduras e legumes. O mercado possui ainda uma parte dedicada a produtos orgânicos e vários restaurantes.

Falando em compras e comida, a Feirinha do Largo da Ordem é praticamente uma parada obrigatória caso você venha para Curitiba em um domingo! Essa é uma das dicas mais famosas sobre o que fazer em Curitiba. A feira reúne mais de 1000 artesãos que oferecem seus produtos variados em barracas espalhadas ordenadamente em várias ruas. Acontece no Centro Histórico aos domingos de manhã, das 9h às 13h, aproximadamente. Você encontrará muitas coisas legais e diferentes e poderá almoçar no local, seja na feira ou nos restaurantes da região.

Outra dica muito importante para o que fazer em Curitiba é aproveitar nossos museus e parques! No material que preparamos para você no final do texto você vai encontrar mais informações sobre esses lugares e muitas outras dicas sobre o que fazer em Curitiba 😉

E conhecer Curitiba pedalando? Se você gosta de andar de bike, recomendamos dar uma olhada das opções de passeios de bike guiados! Guias experientes vão mostrar lugares muito bacanas de se conhecer pedalando. Há inclusive roteiros para degustar diferentes tipos de café, conhecer bares de Curitiba ou com ênfase na arte urbana.passeios de bicicleta.

o que fazer em curitiba - bike tourPara ficar sempre por dentro das dicas sobre o que fazer em Curitiba, acompanhe a Special Paraná aqui pelo blog mesmo (estamos sempre buscando escrever sobre conteúdos interessantes e novidades sobre a cidade), em nosso Facebook e no Instagram! Se quiser nos mostrar como está sendo sua viagem em Curitiba e região, use a #iloveparana 😀

  • Se você vem para Curitiba com crianças, recomendamos esses dois artigos do blog: 

pizzaria-boca-de-forno-curitiba-com-crianças

 

  • Se você planejou uma viagem romântica para cá, não deixe de ler esse artigo 

curitiba-romântica-fotos

O que fazer em Curitiba: dicas completas em nosso e-book!

Aqui está nossa surpresa para você! Já pensou em todas essas e muitas outras dicas sobre Curitiba e região reunidas em um só lugar? É possível!! Baixe agora nosso Guia Curitiba, com quase 60 páginas. Ele está bem completo para você aproveitar ao máximo sua viagem. Se você quiser saber o que vai encontrar nesse e-book antes de baixar, confira o nosso post sobre o Guia ou peça já o seu – é gratuito! Com certeza será um bom aliado durante o planejamento da sua viagem e quando você já estiver por aqui: 

chamada-guia-curitiba-2017