fbpx

Blog

10 Museus em Curitiba que você precisa conhecer

Curitiba é uma cidade muito rica cultural e historicamente, e isso é fácil de perceber pela variedade de Museus que a cidade oferece. Preparamos uma lista especial que engloba os principais Museus em Curitiba e os não tão famosos, mas que também são interessantes e merecem destaque de curitibanos e turistas!

  • Museu Oscar Niemeyer

Considerado um dos mais visitados de Curitiba foi inaugurado em 2002 e eleito um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-americano Flavorwire, além de ser um dos maiores da América Latina. O Museu Oscar Niemeyer, conhecido também como “Museu do Olho”, atrai curitibanos e turistas pela sua interessante arquitetura, além do espaço para exposições e de sua grande área externa, onde é possível levar animais de estimação, passear e aproveitar um dia de sol de uma maneira muito agradável. A maioria das exposição se dedica à arte contemporânea, fotografia e artistas locais de diferentes décadas. Há ainda uma exposição permanente sobre o famoso arquiteto Oscar Niemeyer. O Museu ainda conta com o MON Café, que oferece um delicioso cardápio de tortas, lanches e bebidas, deixando o passeio ainda mais especial. A lojinha do museu tem produtos interessantes e no auditório do local costumam acontecer apresentações musicais.

museu-do-olho-curitiba

cafe-do-mon

Combine sua visita às exposições com uma parada no café do museu! Fotos: Special Paraná

Serviço: Rua Marechal Hermes, 999 | (41) 3350-4400.

  • Museu da Ordem Rosacruz

Com o objetivo de divulgar a antiga história egípcia, o Museu já possui mais de 20 anos de história. É um interessante espaço para quem deseja saber mais sobre o Antigo Egito, através de um acervo que conta com histórias, desenhos, armas, réplicas idênticas as originais, além da múmia de uma dama egípcia, com mais de 2.500 anos, chamada Tothmea!

museu-egípcio-curitiba-rosacruz

Um espaço cheio de histórias sobre o antigo Egito. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Serviço: Rua Nicarágua, 2620 | (41) 3351-3000.

  • Museu de Arte Sacra

Inaugurado em 1981, está localizado ao lado da Igreja da Ordem e possui um acervo de mais de 800 peças como objetos de culto, paramentos litúrgicos, mobiliários, fotografias e pinturas. O museu conta com uma exposição permanente, além das temporárias com temas religiosos.

Serviço: Rua Claudino dos Santos, s/nº, Igreja da Ordem – Largo da Ordem | (41) 3321-3328.

  • Museu do Holocausto

Considerado o primeiro Museu do Holocausto no Brasil, foi criado em homenagem às vítimas, aos sobreviventes do Holocausto e aos seus familiares e às pessoas que colaboraram para salvar a vida das vítimas. Dedicado ao tema da perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial, tem como objetivo alertar as novas gerações sobre os perigos do ódio e do Racismo. O museu possui um acervo histórico com consulta digital de documentos e arquivos de áudio e vídeo, além de fotografias e objetos pessoais daquele período. São narradas pequenas histórias de sobrevivência e luta, que tornam a visita ao museu ainda mais interessante. A visita ao Museu do Holocausto deve ser previamente agendada, e visitas guiadas individuais ou para pequenos grupos são realizadas apenas aos domingos.

museu-do-holocausto-curitiba

museu-do-holocausto-curitiba-2

museu-do-holocausto-curitiba-3

Primeiro Museu do Holocausto do Brasil. Fotos: Special Paraná

Serviço: Rua Coronel Agostinho Macedo, 248 | (41) 3093-7462.

  • Museu do Expedicionário

Com o objetivo de mostrar a história da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, O Museu do Expedicionário foi criado em 1946 e possui um farto material histórico de mapas, livros, fotos e documentos da época. Também ficam expostos materiais bélicos e armamentos utilizados na guerra pela Força Aérea Brasileira, pela Força Expedicionária Brasileira e pela Marinha de Guerra do Brasil. O museu fica localizado na Praça do Expedicionário, onde estão expostos um tanque de guerra, um avião Thunderbolt (avião de caça) e outros equipamentos de guerra.

museu-do-expedicionário-curitiba

Praça do Expedicionário. Foto: Gazeta do Povo

Serviço: Praça do Expedicionário, Alto da XV | (41)3362-8231.

  • Museu Paranaense

Localizado no Centro Histórico de Curitiba, conta com um acervo de mais de 400 mil itens, entre objetos de uso pessoal, armas, fotos, moedas, filmes e documentos. Foi inaugurado em 1876, e já ocupou outras sedes além da atual no Palácio São Francisco. Desenvolve, além das exposições, estudos nas áreas de Arqueologia, Antropologia e História. O atual local era a mansão da família Garmatter, o que vale a pena a visita por ser uma casa muito rica do século XIX, apresentando uma decoração diferenciada, além do banheiro ter sido considerado muito moderno para a época.

museu-paranaense

O Museu Paranaense fica bem próximo ao Largo da Ordem. Foto: Special Paraná

Serviço: Rua Kellers, 289 | (41)3304-3300.

  • Museu de Arte Contemporânea

Foi inaugurado em 1970, mas desde 1974 está situado em um antigo prédio público localizado no Centro de Curitiba. O museu conta com um acervo de mais de 1500 obras de vários artistas plásticos do país. O MAC oferece mostras temáticas periódicas, além de exposições temporárias. O tradicional evento Salão Paranaense também é promovido pelo museu, que busca proporcionar reflexões sobre a arte contemporânea brasileira.

Serviço: Rua Desembargador Westphalen, 16 | (41) 3323-5328.

  • Museu do Automóvel

Atualmente é um dos mais importantes do gênero do país, e reúne um acervo com mais de 150 veículos que pertencem aos sócios do CAAMP (Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná). Os veículos são alternados nas 80 vagas do Museu, de acordo com as categorias antiquevintagemilestones e classic. É uma interessante oportunidade de conhecer essas clássicas máquinas que marcaram o século XX. Está localizado no Parque Barigui, um dos mais visitados da cidade. Vale a pena depois do passeio ao Museu do Automóvel, também conhecer o parque.

museu-do-automovel-curitiba

museus-em-curitiba

Para quem se interessa por automóveis, essa é uma ótima opção! Fotos: Special Paraná

Serviço: Av. Cândido Hartmann, 2300 (Parque Barigui) | (41) 3335-1440.

  • Museu Municipal de Arte

Com o objetivo de preservar e divulgar o acervo de arte do Município, o MuMA foi inaugurado em 1988 e reúne mais de 3500 obras das coleções Poty Lazzarotto, Cleusa Salomão, Bem Ami, entre outras. Em 2000 o acervo também foi enriquecido com obras de artistas paranaenses como Geraldo Leão e Newton Goto. O Museu abriga, além das exposições temporárias, a sala Célia Neves Lazzaroto com a exposição permanente com obras pertencentes à coleção pessoal do casal.

Serviço: Av. República Argentina, 3430 | (41) 3229-4436.

  • Museu da Fotografia de Curitiba e Gibiteca

Considerado o primeiro do gênero no Brasil e o segundo da América Latina, o Museu da Fotografia foi inaugurado em 1998, e já conta com um acervo de aproximadamente 3000 imagens de grandes fotógrafos brasileiros, formando representativas coleções da fotografia brasileira contemporânea. A Gibiteca oferece mais de 25 mil títulos de vários gêneros de histórias em quadrinhos, para empréstimos e consulta. O local conta também com cursos, oficinas de criação, exposições e palestras. Ambos estão localizados no Solar do Barão, que também vale a pena ser visitado por sua bonita arquitetura e decoração.

solar-do-barão-curitiba

A Gibiteca e o Museu da Fotografia estão localizados no Solar do Barão. Foto: Special Paraná

Serviço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão | (41) 3321-3275.

Você gosta de lugares diferentes e mergulhar mais na alma da cidade que está visitando? O passeio Curitiba Outro Olhar é ideal para você. Saídas todas as segundas-feiras, sem número mínimo de participantes para um passeio de aproximadamente 7 horas. Inclui o Museu do Holocausto, o Solar do Barão, o Santuário Schönstatt, o Parque Barigui, parada para almoço (opcional), o Museu Egípcio, a Capela Santa Maria (sede da Camerata Antiqua de Curitiba) e também a Merceria Fantinato, onde você vai degustar a “carne de onça”, uma iguaria curitibana. R$ 230,00 por pessoa. >> Mais informações e reservas aqui <<

Nós da Special Paraná somos especialistas em Curitiba e temos passeios bacanérrimos por aqui. Aproveite sua visita aos museus, e conte com nossa equipe para programar sua estadia na cidade da melhor maneira possível!

Venha conhecer os Museus em Curitiba! Encontre também outras dicas sobre a cidade baixando agora o nosso Guia de Curitiba, é gratuito:

chamada-guia-curitiba-2017

*Aconselhamos confirmar com o local horários e dias de abertura antes de se programar!