Conheça

Vila Velha

O Parque Estadual de Vila Velha é a principal atração turística da cidade de Ponta Grossa, e uma das mais procuradas no Paraná. Criado pela Lei nº 1292 de 12 de outubro de 1953 e tombado pelo Departamento Histórico e Artístico do Estado do Paraná em 1966, ocupa 3122 hectares e possui a finalidade de conservar um exemplar de campos nativos do Paraná.

Os visitantes têm a oportunidade de entrar em contato com a natureza em um ambiente protegido que visa conservar espécies nativas da fauna, como o logo-guará, veado mateiro, bugio-ruivo e suçuarana. A flora é caracterizada por campos nativos, refúgios vegetacionais rupestres, além das vegetações de transição entre estepe e savana e os capões com pinheiros.

As formações areníticas são as principais atrações de Vila Velha e possuem um valor cênico, afinal, foram necessários milhões de anos para que os arenitos fossem formados, esculpidos pela ação das chuvas. Resultado da compactação e solidificação de camadas sucessivas de areia, depositadas em ambiente subaquático há 300 milhões de anos, quando a América do Sul ainda estava ligada à África, Antártida, Oceania e Índia! Vila Velha, naquela época, estava localizada próxima ao Polo sul, e a temperatura média na Terra era ainda muito baixa. Durante a trilha no parque, os visitantes encontrarão arenitos com altura média de 30 metros, e alguns lembram formas e figuras conhecidas. Os mais famosos são a Taça de Vila Velha, a Bota e o Índio. 

O Parque também é conhecido pelas furnas, que são poços de desabamento circulares e de paredes verticais, que atingem em média 100 metros de profundidade, metade delas cobertas com água! As furnas foram formadas pela ação da circulação das águas que vão atacando a estrutura que mantém a rocha coesa, o que ocasiona na remoção dos grãos de areia. Essas formações são também refúgio de espécies da fauna local, como os andorinhões. Se der sorte, poderá ver a revoada dos andorinhões, o que resulta em uma combinação perfeita e muito bonita com a paisagem local.

Em Vila Velha é possível também realizar algumas trilhas, como a Trilha da Fortaleza e a Caminhada Noturna. É uma oportunidade interessante para quem aprecia caminhadas na natureza e para conhecer mais sobre o parque e seus atrativos.

Durante todos os passeios disponibilizados em Vila Velha não é permitido:

– consumir alimentos, bebidas alcoólicas e fumar na trilha;

– levar animais domésticos;

– riscar e apoiar-se nos arenitos;

– caminhar fora das trilhas;

– retirar plantas e flores;

– alimentar os animais e jogar lixo ou restos de comida no chão;

– caçar e pescar.

Não deixe também de levar sua câmera fotográfica para registrar essas incríveis paisagens! Use roupas e sapatos confortáveis, e procure hidratar-se ao longo das caminhadas. O Parque abre de quarta a segunda-feira das 8h30 às 17h30.