Conheça

Superagui

RESERVE SEU PASSEIO

Carlos Perret Gentil, cônsul da Suíça no Brasil na época, fundou em 1852 a Colônia de Superagui. Mais de dez famílias europeias, vindas da Suíça, França, Itália e Dinamarca, foram as primeiras a chegar. A região já possuía também uma população brasileira morando lá. Agora, Superagui, uma ilha rústica e exótica que pode surpreender com toda a sua natureza e tranquilidade, é um dos destinos mais interessantes e ainda pouco conhecidos no Paraná!

A Ilha de Superagui está localizada no Litoral Norte do Paraná e pertence ao município de Guaraqueçaba, localizado a aproximadamente 145 km de Curitiba, e próxima também à divisa entre os estados do Paraná e de São Paulo. Em 1989, a partir de manifestações de muitos ambientalistas, foi criado o Parque Nacional do Superagui, que sofreu uma ampliação em 1997 e passou a ter uma área total de 33.988,00 alqueires, abrangendo também outras ilhas vizinhas como a Ilha das Peças, a Ilha de Pinheiro, Ilha do Pinheirinho e áreas continentais como o Vale do Rio dos Patos e o Canal do Varadouro, que separa a Ilha do Superagui das terras continentais.

Há duas maneiras de chegar ao Superagui, sempre com o local de embarque em Paranaguá. Lá você pode pegar o barco lento com destino a Superagui, com duração de aproximadamente 2h30min e 3h. O trajeto é lento, mas a deslumbrante natureza torna o passeio muito tranquilo, bonito e agradável. Consulte preços e horários nos seguintes telefones:

MEGATRON – Telefone: 41 3482-7131 | 41 9 9806-0119

Há também táxis náuticos que saem de Paranaguá e o contato poderá ser feito diretamente na cidade, no local de embarque, em frente ao Palácio Matias Bohm, no Centro Histórico.

Chegando em Superagui, recomendamos a Pousada Sobre as Ondas para tornar a sua estadia ainda mais agradável. A pousada fica próxima ao trapiche (local de embarque e desembarque dos barcos) e de frente para o mar. A Sobre as Ondas, assim como a ilha, é rústica e tranquila. Um ambiente familiar, que oferece o café da manhã incluso na diária, e também funciona como restaurante e petiscaria. Assim, na própria pousada, você encontrará uma das melhores opções para o almoço.

Os quartos não possuem sinal para a televisão, mas na pousada você encontrará uma coleção de filmes em que é possível emprestar sem nenhum custo. Todos os quartos contam com uma televisão, DVD, ventilador e frigobar. O sinal de celular é complicado na Ilha, mas a Pousada Sobre as Ondas oferece internet aos seus hóspedes. Você pode, no entanto, aproveitar toda a tranquilidade da Ilha e se desligar de todos esses aparelhos, para relaxar e ficar mais próximo da natureza!

Aproveite também para fazer a trilha até a praia deserta. Uma das entradas para a trilha está ao lado da pousada. Com duração de aproximadamente uma hora de caminhada, o trajeto não possui muitos obstáculos. Só recomendamos que você leve repelente, água, protetor solar e máquina fotográfica! As coordenadas da trilha você pode pedir com mais detalhes para os donos da Pousada Sobre as Ondas.

Chegando na praia deserta você encontrará uma paisagem deslumbrante e exótica, de total silêncio, apenas das ondas do mar. Para retornar, é possível voltar pela praia, com mais uma hora de caminhada, aproximadamente. É possível chegar também à praia deserta de bicicleta, disponível para empréstimo na Pousada Sobre as Ondas.

Outros atrativos interessantes na região da Ilha de Superagui são os passeios de barco até a Ilha das Peças (para observação de golfinhos, uma das regiões com maior concentração desses animais) e Ilhas Pinheiro e Pinheirinho(ponto de observação ao entardecer da revoada dos papagaios-da-cara-roxa).

Não deixe também de conhecer em Superagui a Cataia, tradicional cachaça da região. As folhas da cataia são de um arbusto que pode ser encontrado na região do Parque Nacional do Superagui, em Guaraqueçaba. As folhas, adicionadas a cachaça, dão outro sabor a bebida, ficando conhecida como “uísque caiçara”.

Para facilitar sua viagem, é importante levar protetor solar, repelente, lanterna (para caminhadas a noite) e máquina fotográfica para registrar os melhores momentos! Na Ilha você não encontrará farmácia, hospital ou caixas automáticos.