Conheça

Paranaguá

RESERVE SEU HOTELRESERVE SEU PASSEIO

Paranaguá é a cidade mais antiga do Paraná. Com mais de 400 anos de história, ainda guarda vestígios da época da colonização em seus casarios de fachada azulejadas, ladeiras de pedra e em suas igrejas.

Com 140.469 habitantes (IBGE, 2010), Paranaguá está localizada no litoral do Paraná, há aproximadamente 90 km de Curitiba e é principal cidade do litoral paranaense. Além de sua importância a economia do Paraná, possui um dos mais belos conjuntos arquitetônicos coloniais do Estado, muito valorizado em função da sua representatividade e de seu potencial turístico que se estende ainda ao seu entorno, como por exemplo a surpreendente Ilha do Mel, que pertence ao município. Paranaguá também é o local de embarque para outra exótica e surpreendente ilha paranaense, a  Ilha de Superagui!

Além de sua importância para o turismo do Paraná, a cidade Paranaguá tem como principal função a de porto escoador da produção do Estado do Paraná. Em 1935, Paranaguá ganhou o Porto Dom Pedro II e junto com o Porto de Antonina, é responsável pela exportação da produção não só do Paraná, mas de outros estados do Brasil e países da América Latina. Atualmente é o maior exportador de grãos da América Latina!

Um dos objetivos da construção da estrada de ferro que liga Curitiba ao litoral era estreitar a relação entre a capital do estado e as cidades do litoral paranaense e também ligar o Porto de Paranaguá aos estados do Sul do Brasil para escoar a produção de erva mate e madeira do estado, garantindo e apoiando o desenvolvimento econômico da região. Considerada um desafio para a engenharia da época, a obra iniciou-se oficialmente em fevereiro de 1880 e foi concluída 5 anos depois, no dia 2 de fevereiro de 1885. Além de ser grande orgulho da engenharia nacional, é um dos passeios de trem mais incríveis do mundo! 

Conhecer Paranaguá é perceber nas paredes do casario colonial o testemunho de nossa história. No centro histórico de Paranaguá, não deixe de visitar o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE), inaugurado em 1962, é o primeiro museu universitário do Estado do Paraná. Conheça também a a Catedral, o Colégio dos Jesuítas, a Rua da Praia com seus belos casarões coloniais restaurados e a Ilha dos Valadares.

É possível ainda fazer o passeio de barco pela Baía de Paranaguá, visitar o Porto de Paranaguá, conferir os artefatos do Mercado Municipal, dançar o Fandango, dança típica do litoral paranaense, e provar a deliciosa culinária paranaense como o barreado e o pirão de peixe.

Não perca a oportunidade de visitar a Fontinha, onde bem antes dos brancos, os índios carijós que habitavam na região matavam sua sede e também percorrer suas ruas, ver o rio e o mar de vários matizes, árvores, igrejas, museus, prédios e monumentos.