Conheça

Morretes

RESERVE SEU PASSEIO

Morretes é uma charmosa cidade histórica do estado do Paraná, localizada aos pés da Serra do Mar, em uma área plana cercada pelas enormes montanhas, formando paisagens deslumbrantes.

O centro de Morretes abriga belos casarões coloniais, igrejas e jardins muito bem cuidados, lojas de artesanatos e produtos típicos da região e excelentes restaurantes que em sua maioria servem o Barreado, um saboroso prato típico do litoral do Paraná.

O Barreado consiste em uma carne cozida em uma panela de barro vedada com farinha de mandioca por aproximadamente 24 horas para que a carne fique toda desfiada e as fibras da carne soltam-se resultando em um caldo grosso e muito saboroso. Tradicionalmente o prato acompanha arroz, farinha de mandioca, banana, laranja e também da tradicional cachaça de banana produzida artesanalmente pelos alambiques de Morretes.

Além dos atrativos históricos, culturais e gastronômicos, Morretes atrai pessoas interessadas e adeptas do montanhismo, da canoagem, campistas e amantes da natureza em geral para desfrutar e curtir a tranqüilidade da cidade e todas as belezas naturais em seu entorno.

Próximo a Morretes está o Parque Estadual Pico do Marumbi, que conta com diversos picos de escalada, campings, córregos de águas cristalinas, cachoeiras e, portanto é um paraíso para os amantes do montanhismo e escalada. Dentre os principais morros estão o Abrolhos (1200m), Esfinge (1378m), Ponta do Tigre (1400m), Boa Vista (1491m) e o Olimpo(1539m). A maioria deles exige técnica e preparo dos aventureiros que desafiam suas montanhas e paredões.

Outro atrativo de Morretes é o Caminho do Itupava, o mais antigo do Paraná, e que preserva um pouco da história da colonização do estado. A antiga Trilha do Itupava foi muito utilizada pelos jesuítas, comerciantes, aventureiros e apesar das diversas dificuldades que apresentava, era o meio mais rápido de se cumprir o trajeto Curitiba – Litoral durante a época colonial, por volta de 1625. Sendo assim, foi por muitos séculos, a principal ligação entre a planície litorânea e o alto planalto paranaense, desde o século XVII até a conclusão da Estrada da Graciosa em 1873 e a efetivação da Estrada de Ferro Curitiba – Paranaguá em 1885.

O Rio Nhundiaquara corta Morretes e além de deixar a cidade ainda mais tranquila e charmosa, proporciona a pratica de esportes como canoagem e boia-cross. Suas montanhas, paisagens e caminhos coloniais convidam para caminhadas, trilhas e passeios de bicicleta.

Antes de chegar em Morretes você já irá adorar! O acesso a cidade pode ser feito pela estrada de ferro Curitiba – Morretes – Paranaguá, considerada obra-prima por engenheiros do mundo inteiro e é um dos passeios de trem mais belos e impressionantes do mundo. O trem sai de Curitiba rumo a Morretes, atravessa a Serra do Mar e passa por diversas pontes e penhascos. Você pode descer a Serra do Mar também pela Estrada da Graciosa, construída durante o império e urbanizada por Airton Cornelsen na década de 1950. Outra opção é ir caminhando pelo Caminho do Itupava.