Conheça

Curitiba

RESERVE SEU HOTELRESERVE SEU PASSEIO

Curitiba, a capital do estado do Paraná é conhecida como a capital ecológica do Brasil e mundialmente reconhecida como cidade modelo em soluções e planejamento urbano, principalmente em relação à infraestrutura e transporte público, considerado um dos mais eficientes do mundo. Curitiba também é famosa por suas inovações urbanísticas e sua preocupação com o meio ambiente, que em 2010 teve esta preocupação reconhecida ao ser premiada como a cidade mais sustentável do mundo!

Com uma população estimada em 1.864.416 habitantes (IBGE, 2014), Curitiba é a 8ª cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do Brasil. Apesar de ter crescido muito rapidamente nas últimas décadas, a cidade ainda apresenta características de cidades menores, principalmente em relação a tranqüilidade e boa qualidade de vida, onde é considerada uma das melhores cidades para se viver e reconhecida internacionalmente pelo alto padrão de vida.

Nos últimos 26 anos, Curitiba aumentou em 100 mil metros quadrados a sua área de copas de árvores e também diversificou o número de espécies de 94 no ano de 1984, para 122, em 2010. As principais espécies que compõem a arborização e o paisagismo da cidade são ipês amarelos e roxos pau-ferro, dedaleiro, sibipiruna, hibisco e extremosa.

Localizada no primeiro planalto paranaense, a aproximadamente 934 metros de altitude, Curitiba apresenta clima subtropical úmido, com temperaturas médias de 20° C no verão e 12° C no inverno. Mas também somos famosos por ter em um único dias as quatro estações do ano!

A cidade teve início em 1647, foi elevada à categoria de vila em 1693, tornou-se cidade em 1842 e foi escolhida capital da Província do Paraná em 1853. A ocupação de seu território foi lenta até meados da década de 1870, quando teve início o processo de colonização por imigrantes europeus, principalmente alemães, poloneses, italianos e ucranianos. A presença dos imigrantes contribuiu para a cultura e culinária da cidade, podendo ser notada em todos os cantos de Curitiba através de restaurantes típicos, casas de artesanato, espaços alternativos de cultura e lazer, bosques, praças e parques de Curitiba.

O turismo em Curitiba é muito privilegiado pela variedade de passeios, incríveis atrativos turísticos, e pela vida noturna agitada com excelentes opções de restaurantes, bares e baladas para dos os gostos. Dentre as principais atrações turísticas de Curitiba estão: Jardim Botânico, Museu Oscar Niemeyer, Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski, Largo da Ordem (Setor Histórico), Praça Tiradentes, Torre Panorâmica da Oi, prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, Passeio Público, Parque Barigui, Parque Tanguá, Parque Tingui/Memorial Ucraniano, Calçadão da XV/Rua das Flores, Bosque do Papa, Bosque Alemão, Universidade Livre do Meio Ambiente, Teatro Paiol, Parque São Lourenço, Museu Ferroviário, Museu da Arte Contemporânea, Mercado Municipal e de Orgânicos, Rodoferroviária, Teatro Guaíra, Zoológico de Curitiba e o Centro Cívico.

Você encontrará muitas outras dicas de turismo sobre Curitiba em nosso Guia Virtual!

ebook-guia-curitiba-dicas-turismo

Curitiba turismo: 10 lugares mais visitados

Principais passeios em Curitiba

Feira do Largo da Ordem

Turismo Receptivo em Curitiba

Natal em Curitiba