Conheça

Campos Gerais: Colônias Holandesas e Witmarsum

VILA VELHA E WITMARSUMVILA VELHA E COLÔNIAS HOLANDESASCOLÔNIAS HOLANDESAS

Colônias Holandesas

Carambeí, primeira colônia holandesa da região dos Campos Gerais, foi fundada em 1912 e atualmente, junto com Castrolanda, forma o maior pólo leiteiro do país, onde fundaram, inclusive, a cooperativa Batavo.

Os primeiros imigrantes com suas famílias chegaram na região e se instalaram na então fazendo Carambehy fornecer leite e comida aos operários que trabalhavam na construção da estrada férrea.

Agora, a população local busca manter vivas as tradições holandesas. Exemplo disso, é o Parque Histórico de Carambeí que preserva a memória dos pioneiros holandeses ao reproduzir construções e o modo de vida deles, ao estilo de vida colonial no início do século XX. São 100 mil metros quadrados, em que você pode voltar no tempo e ver de perto como eram as casas, as cozinhas, as escolas, até mesmo a igreja e o cemitério! O Parque é uma interessante atração, e conta ainda com uma belíssima paisagem. Leve sua câmera fotográfica e garanta fotos incríveis!

Já em Castrolanda, colônia holandesa fundada em 1951, você terá a chance de conhecer o maior moinho fora da Holanda, que faz parte do Memorial da Imigração!

Em um cenário pós guerra cheio de incertezas e falta de terras disponíveis na Europa, em 1951 famílias holandesas deixaram sua terra natal e chegaram no Paraná, às margens do Rio Iapó, região dos Campos Gerais. Em uma área original de 5000 hectares, nasceram a Colônia e a Cooperativa Agropecuária Castrolanda. Com a chegada dessas famílias, vieram também toda uma infra-estrutura. O desenvolvimento de Castrolanda se dá graças ao trabalho árduo e persistente dos pioneiros que se adaptaram ao Brasil.

Você encontrará mais histórias sobre a formação da Colônia no Memorial da Imigração Holandesa, construído em 2001 em comemoração aos 50 anos de Castrolanda e em homenagem aos imigrantes holandeses, e no Museu do Imigrante, inaugurado em 1991, onde no interior dessa casa de aparência rústica é possível encontrar objetos antigos de moldes europeus, usados pelos imigrantes na época.

Witmarsum

Localizada a apenas 60 km de Curitiba e a 62 km de Ponta Grossa, a Colônia Witmarsum está localizada no município de Palmeira, e foi fundada em 1951 por emigrantes menonitas. Com muito esforço e dedicação, a Colônia passou a ser reconhecida pela sua excelência na produção de laticínios e demais produtos agropecuários, e atualmente é uma agradável vila do interior, que procura manter viva as tradições germânicas, inclusive através da gastronomia.

O povo da região é muito receptivo, e você ainda terá a chance de saborear deliciosos pratos típicos alemães, contemplar os caprichosos jardins e visitar o museu para descobrir mais sobre as tradições, cultura e história de Witmarsum. Será uma tranquila viagem com muitos sabores e tradições!