Blog

Conheça um paraíso chamado Ilha do Mel

A Ilha do Mel é uma grata surpresa no litoral do Paraná! A Ilha atrai turistas o ano inteiro: no verão os brasileiros vão atrás de tranquilidade, calor e surf. No resto do ano, tanto brasileiros como estrangeiros procuram a natureza, as temperaturas amenas e principalmente, sair da rotina. E para quem acha que no Paraná não tem praias bonitas, deixamos um recado: você precisa conhecer esse paraíso chamado Ilha do Mel!

ilha-do-mel-paraná-brazil

Farol das Conchas na Ilha do Mel. Foto: Priscila Forone

A experiência já começa antes de chegar à Ilha. O acesso é feito por barcos, que podem partir de Paranaguá, com aproximadamente duas horas de travessia, ou de Pontal do Sul, mais comum, com meia hora de travessia. O próprio trajeto de barco torna-se uma atração, sendo uma ótima oportunidade para belas fotos, e se der sorte, ainda é possível ver golfinhos bem próximos do barco! Os bilhetes de ida e volta para a travessia são comprados no local de embarque. Se você estiver viajando em grupo, vale a pena contratar um barco privativoentre em contato conosco para isso. Em Pontal do Sul os horários dos barcos são bem frequentes e há vários estacionamentos para seu carro, facilitando a viagem. Já a partir de Paranaguá, há poucos horários de barco.

vista-barco-ilha-do-mel

Você encontrará muitas belezas naturais durante o trajeto de barco para a ilha. Foto: Special Paraná

Chegando na Ilha do Mel, você não irá encontrar carros e nem motos. O sinal de telefone é fraco e o número de visitantes na Ilha é restrito a 5.000 pessoas por dia. Por essas e tantas outras razões, ir à Ilha do Mel é uma experiência incrível, para passear e descansar.

ilha-do-mel-paraná-brasil

Ilha do Mel: ótima opção para passeio e descanso. Foto: Special Paraná

A rústica e exótica Ilha pertence ao município de Paranaguá, sendo que 90% da Ilha está sob proteção ambiental. Dividida em cinco vilarejos– Fortaleza, Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas – cada pedaço da Ilha oferece uma vista especial. Entre os pontos turísticos mais visitados estão o Farol das Conchas, a Fortaleza e a Gruta das Encantadas, que carregam muitas histórias e belezas naturais. Do alto do farol, por exemplo, é possível ter uma vista panorâmica de quase toda a Ilha, o que compensa a subida. A vista vale cada um dos 144 degraus! O caminho até chegar nas grutas também é incrível, e chegando lá, uma praia praticamente deserta rendem ótimas fotos. A Fortaleza também guarda muitas histórias, e atualmente, suas ruínas são incríveis estruturas com canhões protegidos por muralhas, proporcionando uma impressionante vista para o oceano. É tudo encantadoramente lindo e de tirar o fôlego!

ilha-do-mel-paraná

Fortaleza na Ilha do Mel. Foto: Special Paraná

gruta-das-encantadas-ilha-do-mel

Entrada para a Gruta das Encantadas. Foto: Special Paraná

ilha-do-mel-gruta-das-encantadas

Gruta das Encantadas na Ilha do Mel. Foto: Priscila Forone

A cada ano a Ilha do Mel melhora em sua estrutura para receber os visitantes. Muitas pessoas ainda têm a imagem que a Ilha do Mel é lugar de “bicho grilo”, mas a verdade é que o nível de serviços e preços foi aumentando gradativamente com o passar do tempo e hoje a Ilha do Mel é um destino mais caro. Há pousadas e restaurantes de todos os níveis de preços, mas há muito deixou de ser simplesmente barato. O público que frequenta a ilha é formado basicamente por famílias, casais e jovens que gostam de surfar e aproveitar boas praias.

Mas para conhecer os atrativos da Ilha, além do percurso a barco, você pode caminhar. Antes de sair informe-se sobre as condições de maré antes de começar uma trilha com pedras. Veja o quadro de distâncias com o nível de dificuldade para cada trilha:

Percurso (só ida) Tempo médio Distância Nível de dificuldade
Encantadas – Brasília 2 horas 6 km Médio (com pedras)
Brasília – Farol das Conchas 30 minutos 2 km Médio (com subida)
Brasília – Fortaleza 1 hora 4 km Fácil
Brasília – Ponta Oeste 3 horas 10 km Fácil
Encantadas – Fortaleza 3 horas 10 km Médio (com pedras)
Encantadas – Farol 2:30 horas 8 km Médio (com pedras)

 

  • Importante: prefira ir de mochila para a Ilha do Mel. Malas com rodinhas não são nada práticas em trilhas de areia. Entretanto, se você estiver com bastante bagagem, há o serviço de carregadores na chegada da Ilha, com preços fixos dependendo de onde você vai.

A Ilha tem 24 km de praias e acaba atraindo muitos surfistas, uma vez que algumas praias da Ilha do Mel são consideradas as principais do Paraná para a prática do surf. É possível alugar pranchas de surf ou stand-up paddle e até mesmo ter uma aulinha de surf por lá. Muitos proprietários de pousadas eram surfistas que decidiram fixar residência na Ilha do Mel e construir seu negócio. A maioria dos moradores se locomove de bicicleta na Ilha do Mel. Alguns lugares alugam bicicletas rústicas e para trechos mais longos, como por exemplo, à Fortaleza, poderá valer a pena para não se cansar de caminhar na areia.

vista-farol-das-conchas-ilha-do-mel

Vista para uma das praias da Ilha do Mel. Foto: Special Paraná

fortaleza-ilha-do-mel

Canhões na Fortaleza. Foto: Special Paraná

final-de-tarde-ilha-do-mel

Lindo final de tarde na ilha, com o Farol ao fundo. Foto: Special Paraná

No verão a Ilha do Mel é muito quente, então leve roupas leves e confortáveis. Vale para os calçados também, já que devido às caminhadas, o ideal, por exemplo, é evitar sapatos de salto alto. No resto do ano, leve também uma jaqueta leve e calças compridas para não ficar com frio à noite. Não esqueça também do protetor solar repelente! Durante a noite a Ilha fica pouco iluminada, para isso, recomendamos que você leve também uma lanterna. Na Ilha você não encontrará caixas eletrônicos e farmácias, assim, para garantir leve uma quantia reserva em dinheiro, além de cartões de débito e crédito e os medicamentos que podem ser necessários ou contínuos. Outra dica importante é em relação as trilhas. Caminhe sempre pelas já existentes, fazer novas trilhas além de perigoso pode prejudicar o ecossistema e confundir o seu trajeto. Agora sim, depois de todas essas dicas, não deixe de levar para registrar todos os momentos e as lindas vistas da Ilha, uma câmera fotográfica!

Uma recomendação importante: antes de entrar no mar, informe-se com os moradores sobre os lugares mais apropriados. Há lugares com muitas pedras e correntezas, que podem tornar um simples banho de mar algo muito arriscado.

Mapa da Ilha do Mel

mapa-ilha-do-mel

Quer conhecer a Ilha do Mel? Venha conosco. Temos várias alternativas de passeios:

 

  • Ilha do Mel Completa. Visite a Gruta de Encantadas, o Farol das Conchas, a Praia de Fora e a Praia do Farol. Se tiver disposição, poderá caminhar até a Fortaleza. O transporte é em lancha rápida para seu maior conforto. >> Mais informações e reservas aqui <<
  • Ilha do Mel (1 dia). Passeio privativo no dia que você preferir. Inclui o transporte a partir de Curitiba, barco regular para Nova Brasília OU Encantadas e acompanhamento de um guia. Recomendamos visitar o Farol das Conchas, mas você poderá montar o roteiro da sua maneira, pois é um passeio privativo. O valor depende do número de pessoas. >> Mais informações e reservas aqui <<
  • Ilha do Mel Econômico (3 dias/2 noites). O pacote inclui transporte privativo no primeiro dia, barco regular, o famoso passeio de trem de Curitiba para Morretes, almoço típico em Morretes, duas noites na Ilha do Mel e retorno de ônibus de linha (passagem inclusa). Uma alternativa excelente para conhecer e descansar na Ilha do Mel. >> Mais informações e reservas aqui <<
  • Ilha do Mel Privativo (3 dias/2 noites). O pacote é basicamente o mesmo da versão econômica, mas o transfer de volta é privativo também e pode terminar no aeroporto. A Ilha do Mel merece 2 noites e você vai voltar para casa renovado. O preço depende do número de pessoas e das datas. >> Mais informações e reservas aqui. <<
  • Trem e Ilha do Mel (1 dia). Se você é daqueles que quer conhecer tudo rapidinho e tem pouco tempo em Curitiba, esta é uma alternativa. Para que você tenha mais tempo na Ilha do Mel, assim que o trem chegar em Morretes já saímos para lá e você terá um lanche para comer no caminho. Afinal, a Ilha do Mel vale muito a pena!  O preço depende do número de pessoas. >> Mais informações e reservas aqui <<

 

Viaje com tranquilidade e contrate especialistas. Entre em contato conosco e reserve já seu passeio ou pousada!

  • info@specialparana.com
  • (41) 3232-1314 ou 9935-7215
  • skype: specialparanacwb

Você encontrará outras dicas sobre Curitiba e região em nosso guia – baixe já, é gratuito!

chamada-guia-curitiba-2017