Blog

Guia de turismo: saiba a importância dele para sua viagem

Nós da Special Paraná somos uma agência de turismo receptivo aqui em Curitiba e gostamos de encantar nossos clientes, e o guia de turismo é uma peça fundamental desse processo! É ele que irá acompanhar os turistas durante os passeios agendados, deixando o tour ainda mais divertido e interessante. O guia de turismo é um profissional capacitado para enriquecer sua viagem de informações e para acompanhá-lo durante a descoberta de um lugar novo. Independente do número de pessoas que estão viajando – inclusive se você vier sozinho – o guia é o profissional ideal para orientar o passeio.

guia-de-turismo

O guia de turismo é o profissional ideal para orientar o passeio! Foto: Special Paraná

Essa é uma profissão regulamentada pela Lei Federal 8.623/93 e o guia de turismo é qualificado e capacitado em cursos específicos habilitados pelo Ministério do Turismo. Assim, quando você for reservar o tour, saiba que é um direito seu ter um guia o acompanhando nos passeios. Vale a pena atentar-se a isso em sua próxima viagem! Quando desconfiar que não é um guia que o está atendendo, você pode pedir a credencial do profissional, certificando-se de que não está sendo recebido por alguém que exerce ilegalmente a profissão, ou seja, que não possua o preparo técnico-profissional regulamentado.

“Art. 2º Para os efeitos desta lei, é considerado Guia de Turismo o profissional que, devidamente cadastrado no Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), exerça atividades de acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas”.

credencial-guia-de-turismo

Modelo de uma credencial de guia de turismo

Como em toda profissão, existem os bons e não tão bons assim, não é mesmo? Por isso nós priorizamos um processo de seleção adequado para a contratação dos guias, disponibilizamos uniformes e agendamos treinamentos. Nós contamos ainda com guias que estão sempre atualizados com o que acontece na cidade, para garantir que quando você venha conhecer Curitiba tenha a melhor experiência!

Nossa equipe trabalha diariamente com turistas e por isso nos atentamos em contratar o guia certo para o perfil do cliente e até mesmo do passeio. O idioma, por exemplo, é um dos principais cuidados. O ideal é que o guia fale, além do idioma local, o mesmo do viajante! Assim, o turista se sente mais a vontade e com certeza terá um passeio mais instrutivo, além de levar uma boa impressão da viagem como um todo e também de quem os atendeu.

Para evitar confusões:

  • Guia de turismo e guia turístico

Muita gente confunde os termos, mas guia turístico são aqueles guias de papel, que você pode encontrar em livrarias e bancas. Eles também são muito úteis e informativos durante uma viagem, e podem ajudar para o planejamento já que possuem dicas locais, informações do destino e fotos.

  • Diferenças entre o guia regional, nacional e internacional

A profissão de guia de turismo também é segmentada por algumas categorias. O guia regional acompanha o turista em roteiros locais ou intermunicipais de uma Unidade da Federação (UF). Já o guia nacional atua em âmbito nacional ou na América do Sul, devendo ter todas as atribuições técnicas e administrativas necessárias para a realização da programação. O guia de turismo internacional cumpre com as atividades do guia nacional em outros países.

  • Onde é possível fazer o curso?

Para fazer o curso de guia de turismo em Curitiba você encontrará informações no SENAC e também em alguns colégios estaduais. Procure confirmar se o curso é habilitado pelo Ministério do Turismo.

  • Motorista não é guia de turismo!

Os motoristas também são muito importantes durante os passeios, afinal eles são responsáveis pelo transporte e segurança dos turistas. No entanto, eles não são credenciados para fornecer as informações ou instruir um passeio. Mas atenção: um guia de turismo pode ser o motorista de seu passeio privativo! Procure saber com a agência que você está pesquisando.

Nós valorizamos o guia de turismo e entendemos a importância deles para os nossos turistas. Pensando nisso, nós gravamos um vídeo com os guias que trabalham regularmente com nossos clientes para vocês os conhecerem um pouquinho! Eles fazem um convite especial para conhecer a cidade de Curitiba, olha só:

Ficou curioso para conhecer Curitiba? Baixe agora nosso Guia Virtual sobre a cidade com muitas dicas para a sua viagem – é gratuito!

chamada-guia-curitiba-2017