Blog

Fuja de roubadas em viagens: as dicas definitivas para escolher o passeio ideal para você

Se você chegou até aqui, muito provavelmente está nos preparativos da sua próxima viagem, e isso inclui os passeios que você quer fazer para conhecer melhor o destino. Mas será que você está escolhendo o passeio ideal para o seu perfil? Com as buscas na internet nós temos fácil acesso à informação, além de sugestões de empresas, passeios, agências de turismo, blogs de viagens, ou seja, nós estamos rodeados de opções! Nos deparamos com coisas que estamos procurando, ou até mesmo coisas que, até então, nem eram do nosso interesse, mas que podem fazer toda a diferença. É por isso que hoje resolvemos apresentar algumas dicas definitivas para acabar com suas dúvidas e te ajudar a escolher o estilo de passeio ideal para você.

dicas-passeio-ideal

Dicas para escolher o passeio ideal durante a sua viagem. Não deixe de ler até o final! Foto: reprodução

No turismo, duas categorias importantes, independentemente do destino, dividem os passeios. Você encontrará opções de passeios privativos e regulares. Mas o que isso significa? Separamos as principais diferenças entre eles. Confira:

Passeio privativo

  • Veículo privativo

Começando pelo veículo do passeio. Ao escolher um tour privativo, você garante que o transporte seja exclusivo para você ou para quem mais estiver viajando com você. Sendo carro, van, ou até mesmo um ônibus, dependendo do tamanho do grupo, você fará o passeio apenas com pessoas que você conhece.

  • Acompanhamento de um guia de turismo

É um direito seu ter um guia de turismo o acompanhando durante o passeio, inclusive, atente-se a isso no momento da reserva. Durante o passeio privativo, o guia está à sua disposição para te passar as informações mais interessantes do roteiro. Ele é um profissional capacitado para lhe orientar durante a viagem, além de fornecer dicas mais específicas da cidade, como bons bares e restaurantes.

  • Ar condicionado

Os veículos normalmente contam também com ar condicionado. O que pode ser uma grande vantagem em lugares muito quentes, ou até mesmo muito frios. Assim, o ambiente fica climatizado de acordo com sua preferência, pelo menos dentro do veículo!

  • Controle o ritmo do passeio

O passeio privativo é ideal para aqueles que gostam de controlar o ritmo da viagem. Como será apenas você e seus acompanhantes, fica muito mais fácil fazer tudo ao seu tempo, não é mesmo? Se quiser parar para um café, entrar em uma loja, fazer um lanche, ou até mesmo uma parada para descansar, fica muito mais flexível durante um passeio privativo.

  • Roteiro personalizado com suas preferências e interesses

Você encontrou o passeio que deseja fazer, mas gostaria de incluir ou retirar algo da programação. Em um tour privativo isso é possível! Saindo do tradicional do passeio, a empresa responsável pode personalizar e modificar o roteiro de acordo com suas preferências e interesses particulares, garantindo a exclusividade e flexibilidade que você deseja para a sua viagem. Outro exemplo: você ouviu falar muito bem de algum restaurante na cidade e gostaria de trocar o restaurante que foi sugerido. Nesse caso, o passeio privativo permite esse tipo de troca. Por isso também, um passeio privativo torna-se ideal para famílias, grupos de amigos, casais e grupos com crianças ou idosos, somado ao fato anterior, em que é possível controlar o ritmo do passeio.

  • Evite paradas de espera

Durante um passeio privativo você não terá que fazer paradas em vários hotéis para o apanhe de outros clientes. Por exemplo, se você for o primeiro da lista de hotéis, além de sair mais cedo para o passeio, terá que esperar a entrada de outras pessoas durante o caminho. O mesmo acontece ao final do passeio: você só quer chegar ao hotel para descansar, mas ainda tem um desvio de rota por outros hotéis. Um tempo de espera que, se você preferir, pode ser evitado!

  • Passeio privativos podem ser mais caros – mas compare as vantagens!

São muitas as vantagens em se fazer um passeio privativo, por isso é preciso perceber o real valor desse tipo de passeio. Os tópicos apresentados anteriormente fazem parte de um trabalho diferenciado. Os custos podem ser maiores e serão divididos por menos pessoas, correto? Por isso em alguns casos o preço desse passeio, comparado à um regular, por exemplo, pode ser maior. Mas também fica a reflexão sobre o estilo de viagem que você quer ter. Se você colocar na balança as suas expectativas sobre a viagem e as vantagens de um serviço privativo, talvez o preço não fique tão alto assim. Se você não fizer essas comparações, o barato pode sair caro, ou você acabará se chateando com mais facilidade. Por isso ressaltamos: compare as diferenças de acordo com as suas preferências e expectativas!

Passeio regular

  • Passeio com outras pessoas

Em um passeio regular, além de você, seu acompanhante, ou grupo, outras pessoas farão o tour com você. Se você procura por algo mais exclusivo, pode não ser o estilo de passeio ideal. Mas, se você não tiver problemas com isso ou estiver viajando sozinho, por exemplo, pode ser uma boa oportunidade para conhecer novas pessoas durante a sua viagem! Como falamos antes: depende das suas expectativas!

  • Guia de turismo dividindo a atenção do grupo

Já citamos anteriormente também que é um direito seu ter um guia de turismo acompanhando o passeio. Durante um tour regular, dependendo do tamanho do grupo, será apenas um guia para atender a todos. Com isso, como terão várias pessoas, o guia tem que dividir sua atenção para todos. As informações serão mais gerais e o cuidado também, já que o objetivo não é priorizar ninguém. Atenção! A chance de passeios regulares não terem um guia pode ser maior. Cuide com isso durante suas pesquisas.

  • Tudo cronometrado

Um passeio regular precisa seguir uma programação fechada, para atender a vontade geral de todos que contrataram o serviço. Para isso, teoricamente, os horários precisam ser respeitados. Assim, paradas que você queira fazer ou conhecer algum lugar durante o passeio, pode ser mais complicado.

  • Roteiro já definido

O roteiro de um passeio regular já é pré-definido. São opções fechadas que visam atender interesses mais óbvios no destino – por exemplo um City Tour pelos principais pontos turísticos da cidade. Caso você queira alterar a programação, incluir um local de sua preferência, trocar o restaurante, ou alguma outra preferência particular, em um tour regular essas mudanças não são tão flexíveis como em um tour privativo.

  • Horários fixos de saída

Para passeios regulares, os horários de saída costumam ser fixos, para que todos se ajustem ao horário do passeio, e não o contrário. Dependendo do cronograma da sua viagem, isso pode atrapalhar um pouco. Por isso a importância de fazer um planejamento de viagem com antecedência! Assim você consegue se programar para quais dias e horários está disponível para passeios, se é possível encaixar uma saída regular, se é melhor um passeio em horário diferenciado, entre outros imprevistos.

  • Passageiros com interesses diferentes do seu

Como em qualquer situação da vida, as pessoas são diferentes! Cada uma com suas preferências e expectativas. Em passeios regulares que você fará com um grupo de pessoas desconhecidas, não seria diferente. A tendência é que dê tudo certo, afinal estamos acostumados a conviver em sociedade, dividir espaços, compartilhar ideias, não é mesmo? Mas a probabilidade de acontecer algum conflito de interesses também existe. Um casal com um bebê tem necessidades e interesses diferentes de um grupo de jovens, por exemplo, o que poderia acabar gerando incômodos para ambos os lados. Pense nisso antes de escolher o seu passeio!

  • Normalmente mais barato

Diferente dos passeios privativos, os regulares tendem a ser passeios mais baratos, uma vez que o número de pessoas para dividir o custo é maior. O que pode ser uma grande vantagem se você está procurando maneiras de economizar durante a sua viagem! Se você está viajando sozinho, pode ficar ainda mais barato ao comparar com um privativo.

  • Algumas paradas

Dependendo do passeio que você escolher, o motorista passará em seu hotel para te buscar. Em um tour regular, pode acontecer do apanhe ser em mais de um hotel, para pegar todos os clientes que contrataram o serviço. O mesmo acontece ao final do passeio. Em outros casos, o grupo é orientado a se reunir em um ponto de encontro determinado pela empresa para a saída do passeio.

passeio privativo x passeio regular

Sendo um passeio privativo ou regular, o importante é você confiar na empresa que está contratando. Saber se é uma empresa série e comprometida, atualizada com as novidades da cidade, conferir os históricos de reclamações, enfim, detalhes que você quer priorizar para ter uma viagem bem legal! Por isso:

Evite dores de cabeça

Pesquisar e comparar! Essa é a principal dica que podemos dar – falando como agência de turismo e também como viajantes! Busque por opiniões de pessoas que já contrataram o mesmo serviço que você está procurando. Além de poder comparar, pode ser um bom caminho até mesmo para começar as suas pesquisas!

TripAdvisor hoje é um dos canais mais importantes com esse objetivo. Você encontrará comentários positivos, ou até mesmo reclamações, desde restaurantes até empresas de turismo, selecionando o destino que você procura. Se você filtrar de acordo com seus interesses pode ser uma grande ajuda! Já para conferir um histórico de reclamações, o Reclame Aqui tem sido um meio das pessoas encontrarem essa informação na internet.

Outra situação muito comum é a abordagem de turistas na rua para venda de passeios. Essa é uma prática mais informal, por isso, recomendamos uma pesquisa prévia para agendamento de passeios, direto com agências de turismo especializadas. No entanto, se por algum motivo você for comprar um passeio nesse tipo de abordagem, procure certificar se é uma empresa idônea que está por trás dessa venda, com endereço, telefone, CNPJ, funcionários, enfim, detalhes que qualificam uma empresa, que, se você precisar, poderá fornecer o suporte adequado para você durante a viagem ou passeio.

Reservar com antecedência

Nós somos muito a favor do planejamento da viagem – e colocamos isso em prática! Além de ser muito gostoso pesquisar sobre o destino, imaginando como será a viagem, fica mais fácil deixar tudo com a nossa cara e jeitinho. É também o único jeito de não deixar as coisas para última hora.

Tente imaginar a seguinte situação: você está com algum problema de saúde e precisa ir ao médico. Você até tenta marca uma consulta com o seu médico de confiança, mas não consegue nem mesmo um encaixe. A solução é ir para um hospital e ser atendido por quem está no plantão, que não necessariamente será especialista no seu problema.

Claro que nesse exemplo aconteceu um imprevisto, afinal, ninguém planeja ou pretende ficar doente. O que queremos dizer com isso, então? Que se durante a sua viagem, que você tem a chance de planejar com antecedência, você deixar mesmo assim para resolver apenas quando chegar no destino, o “especialista” que você queria pode não estar disponível ou você acabará nem sabendo das outras opções de empresas de turismo, perdendo a chance de comparar. Ou seja, sua viagem pode ficar um pouco mais limitada.

Lembrando ainda que muitos passeios, dependendo da temporada, podem ser muito disputados e acontecem lotados! Já pensou chegar na cidade, você querer fazer muito um certo passeio, mas não consegue pois não há mais vagas? Ou você quer visitar um museu e deixou para fazer isso no último dia da viagem, sem perceber que naquele dia da semana ele está fechado. São várias situações que podem ser evitadas se você se planejar e reservar o que puder e for preciso com antecedência!

Ônibus turístico

Outra opção normalmente mais econômica são os ônibus turísticos. Algumas cidades como Curitiba e Londres são famosas pelos ônibus double decker (de dois andares) que passam pelos principais atrativos turísticos. Uma maneira interessante de conhecer a cidade! Procure saber se no local da sua viagem tem essa opção e veja como funciona. Em Curitiba, por exemplo, você pode desembarcar em até 4 atrativos turísticos, de sua escolha, e as informações são limitadas a uma gravação. Atente-se apenas aos dias e horários de funcionamento. Em feriados, alta temporada e dias de sol você poderá encarar filas e tempos de espera maior. Veja se isso não será um incômodo para a sua viagem! Se você quiser evitar filas, quiser ainda informações mais detalhadas sobre o destino e fazer paradas em mais pontos turísticos, um city tour privativo, por exemplo, pode ser a opção mais ideal.

linha-turismo-curitiba

Linha turismo em Curitiba é uma das opções de passeios da cidade. Foto: Special Paraná

Passeio tradicional x diferente

Dependendo do seu perfil viajante, você poderá optar por passeios mais clássicos e tradicionais do destino ou explorar novos olhares sobre a cidade. O importante é passear! Mas para você saber, o ecoturismo, por exemplo, é um dos segmentos que mais cresce no mundo e pode ser explorado em vários destinos de viagem. Quem sabe explorar ainda os arredores da cidade que você está viajando, ou um passeio gastronômico, um picnic em um atrativo turístico, ou conhecer lugares recomendados pelos próprios moradores da cidade. Pense nisso! Fazer passeios diferentes pode agregar muita experiência e novidade no seu roteiro.

Esperamos que nossas dicas possam te ajudar na preparação da sua próxima viagem! Nós somos uma agência de receptivo aqui de Curitiba. Em nosso site você encontrará muitas dicas sobre a cidade e opções de passeios e hospedagem. Talvez a sua próxima parada possa ser por aqui, e nós ficaremos felizes em ajudar na sua programação. Até logo!

Quer saber mais sobre Curitiba? Baixe nosso Guia Virtual sobre a cidade e agende já sua viagem para cá! O guia é gratuito:

chamada-guia-curitiba-2017