Blog

Degustação de vinhos: aprenda, deguste e conheça a Vinícola Araucária

Confesso que apreciar um bom vinho nem sempre foi meu forte, mas sabia que isso era uma questão de tempo e aperfeiçoamento de paladar, assim como os hábitos gastronômicos que vão melhorando, e ao longo do tempo, vamos sentindo cada vez mais vontade de provar coisas novas – ainda bem, não é mesmo? E foi em 2014, em uma viagem de férias para Santiago, no Chile, que eu me descobri uma nova amante dos vinhos! Não era para menos: o país é responsável pela produção de vinhos de altíssima qualidade, conhecidos mundialmente.

Até então, o tinto seco, para mim, tinha realmente um sabor muito seco! Mas depois de quase 20 dias de férias regadas a vinhos Chilenos, digamos que quase todos os dias pelo menos no jantar, eu fui entendendo como é saboroso e interessante aperfeiçoar a memória do meu paladar. Voltando para Curitiba, eu sempre gostava de experimentar novos rótulos e procurava saber mais sobre a arte da elaboração dos vinhos, quais os tipos de uva e as diferenças, sugestões de harmonizações, e por aí vai. Mas algumas dúvidas mais práticas permaneciam, do tipo “preciso mesmo balançar a taça antes?”, “como ao provar só um pouco do vinho eu posso saber mais sobre ele?”, “por que alguns vinhos salivam mais do que outro?”, “qual a diferença da uva branca para a uva tinta?”, entre tantas outras.

curso-degustação-de-vinhos-2

Canto ao vinho, na casa de Pablo Neruda em Isla Negra, no Chile. Foto: Caroline Kwasnicki

Procurei por alguns cursos, mas como eu não queria me tornar uma sommelier, as opções passavam do meu orçamento. Então, em maio de 2015, a Bibiana, diretora da Special Paraná, pediu para que eu conhecesse a Vinícola Araucária, já que gostaríamos de oferecer para turistas e curitibanos uma opção diferente, sofisticada e mais personalizada. E foi uma excelente experiência! Nesse dia eu participei do Wine Day oferecido pela Vinícola e o sommelier Wagner Gabardo acompanhou o grupo do começo ao fim. E não foi só uma simples degustação de vinhos – foi possível ir além!

degustação-de-vinhos-vinícola-araucária (4)

No Wine Day você terá uma experiência que vai além da degustação de vinhos! Foto: Caroline Kwasnicki

O trajeto para chegar lá já surpreende bela belíssima paisagem da região, no entorno da Serra do Mar Paranaense – o local é de fácil acesso, aproximadamente a uma hora saindo do centro de Curitiba. É possível ver ainda no caminho várias Araucárias – árvore símbolo do Paraná! O dia estava frio, muito propício para tomar um bom vinho, mas não tenho dúvidas de que em um dia ensolarado também seria agradável. E essa é uma grande vantagem: podemos aproveitar o dia e a paisagem da Vinícola tanto em dias de sol como nublados! 

Para começar, o sommelier Wagner Gabardo nos explica sobre o projeto da Vinícola Araucária, como funciona a produção, informações sobre o clima, altitude e o tipo do solo, além de outras curiosidades e desafios da elaboração de vinhos finos. Os vinhedos foram instalados em 2007 e são cultivadas as uvas francesas Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Pinot Noir e Viognier e as italianas Nebbiolo e Teroldego. Já a construção da vinícola foi iniciada em 2008, com o objetivo de mostrar que a região tem condições e capacidade para elaborar vinhos finos e de boa qualidade – e se você já não conhecia os vinhos, terá certeza disso quando provar!  Esse foi um dos momentos em que foi possível esclarecer algumas dúvidas, tanto sobre o local e os tempos de colheita e maturação, como o rendimento das uvas. Mas isso eu não vou te contar aqui, afinal, você poderá matar suas curiosidades no Wine Day, e fique tranquilo: o objetivo é exatamente esse!

degustação-de-vinhos-vinícola-araucária (1)

O sommelier Wagner Gabardo contando como funciona a produção da Vinícola Araucária. Foto: Caroline Kwasnicki

Já no interior da vinícola o Wagner explicou para o grupo mais sobre a produção e as tecnologias que fazem parte do processo. Em um dos espaços vimos os grandes tanques de aço inox onde acontece a fermentação – é muito importante que eles tenham um controle da temperatura. Em outro momento, entendemos como funciona a produção dos vinhos amadeirados nos barris de carvalho e quais as condições e os fatores que influenciam para um vinho envelhecer “bem”. É muito interessante saber mais sobre isso antes da degustação. São informações que podem ajudar na análise sensorial no momento da aula e o paladar já vai ficando mais aguçado, afinal, ao imaginar como tudo acontece, você não vê a hora de provar o resultado final!

degustação-de-vinhos-vinícola-araucária (3)

Um dos espaços da vinícola em que estão os galões que fazem parte do processo da elaboração dos vinhos. Você poderá ver ainda um belíssimo painel do renomado artista Poty Lazzarotto. Foto: Caroline Kwasnicki

barris-de-carvalho-degustação-de-vinhos

Sala com os barris de carvalho. Foto: Caroline Kwasnicki

E finalmente chega o momento da degustação dos vinhos produzidos na própria Vinícola Araucária. O sommmelier continua com a explicação, e para deixar a aula ainda mais informativa, recebemos um material de apoio sobre análise sensorial, com as fases visual, olfativa e gustativa, onde podemos anotar também nossas considerações – na verdade eu recomendo que você leve um caderninho, bloco ou anote no celular tudo o que você achou interessante antes, assim você não esquece de nada e pode reler depois. Durante a aula, aprendemos tudo muito na prática. Testamos nosso paladar, entendemos o por quê das dúvidas que eu citei lá no começo do texto e vemos tudo fazendo sentido! Por que agitar a taça, por que sentir o aroma do vinho, o que as lágrimas da taça significam, por que salivamos, entre outras conclusões que podemos ter sobre o vinho. E lembra do que eu disse sobre a memória do paladar? Aqui também será totalmente aplicável: cada um tem a sua memória, suas experiências, e por isso, uma mesma taça de vinho pode ter impressões diferentes. O que é muito interessante! Para deixar o momento ainda mais proveitoso, pães artesanais de sabores diferentes ficaram na mesa conosco.

wine-day-degustação-de-vinhos

Durante a aula aprendemos algumas técnicas da degustação de vinhos, muito bem harmonizada com pães artesanais. Foto: Caroline Kwasnicki.

E não acaba aqui – aliás, só melhora! Para fechar o Wine Day, um delicioso almoço harmonizado com os vinhos da Vinícola. No dia em que estive lá, o restaurante estava em construção, então almoçamos em um dos outros espaços. Mas recentemente, foi inaugurado o Gralha Azul Restaurante Campestre: um espaço rústico e aconchegante para deixar a hora do almoço ainda mais especial. A Bibiana foi conferir o restaurante depois da inauguração e adorou, tanto o espaço como o cardápio e os vinhos. O menu escolhido para o Wine Day inclui três taças de vinho harmonizados pelo sommelier e água, com entrada, prato principal e sobremesa! Dá uma olhada nas opções – se você já estava com vontade de participar, agora vai ter certeza!

restaurante-gralha-azul-vinícola-araucária2

O Gralha Azul Restaurante Campestre ficou aconchegante, agradável e muito bonito. Fotos: Vinícola Araucária

menu-wine-day-vinícola-araucária

O Bife Ancho – grelhado servido com arroz de cogumelos, batatas rústicas e molho de pimentas verdes – e a Galinha Caipira à Moda Araucária – servido ao molho de vinho branco Angustifólia com ervas finas, acompanha mandioca cozida, risoto de miúdos e queijo parmesão – são algumas das opções do Menu Wine Day. Fotos: Vinícola Araucária

Antes de ir embora, uma paradinha na loja da Vinícola! Lá recebemos um certificado de participação e tivemos um tempo para olhar os produtos e escolher o que comprar para levar para casa. Como nós já tínhamos provado os vinhos, ficou fácil escolher pela nossa própria preferência e estilo. Na loja você encontrará o Espumante Poty Brut, o Espumante Poty Demi Sec, o Angustifólia Cabernet Sauvignon, Angustifólia Merlot, Angustifólia Chardonnay e o Gralha Azul Merlot. As garrafas e os rótulos são muito elegantes e remetem a símbolos da nossa região, como o artista Poty Lazzarotto, a gralha azul e a araucária. Sendo de Curitiba ou não, é uma boa recordação e pode ser também um bom presente! A loja oferece ainda kits e acessórios.

Participe você também de um Wine Day com degustação de vinhos

Sim, você também pode participar de um Wine Day na Vinícola Araucária. Como nós já testamos e aprovamos, agora é sua vez! Você poderá fazer o agendamento falando com nossa equipe pelo e-mail info@specialparana.com ou pelo telefone (41) 3232-1314. Faça sua solicitação também pelo nosso site em Wine Day Vinícola Araucária.

O Wine Day está disponível para grupos de 6 a 20 pessoas de terça a domingo e você deve agendar com antecedência. Compartilhe a nossa experiência com seus amigos e monte um grupo para participar! Tenho certeza que assim como eu, vocês irão aprender e descobrir muitas coisas. Saber mais e aprender de perto sobre a arte da elaboração de vinhos vai deixar momentos como ir a um restaurante e degustar um bom vinho com um pouco mais de propriedade e conhecimento, escolher o vinho para um jantar harmonizado com família e amigos ou até mesmo preparar um jantar romântico, ainda mais especiais e marcantes.

Após a visitação, a aula com degustação e o almoço harmonizado, você terá um tempinho para olhar a loja da Vinícola Araucária e levar alguns vinhos para casa! Foto: Caroline Kwasnicki

Após a visitação, a aula com degustação e o almoço harmonizado, você terá um tempinho para olhar a loja da Vinícola Araucária e levar alguns vinhos para casa! Foto: Caroline Kwasnicki

Somente visita à Vinícola Araucária: também é possível!

Uma opção para grupos menores, casais ou apenas você, seria uma visita guiada na Vinícola Araucária, mas sem a aula sobre degustação de vinhos. Também é preciso agendar com antecedência e está disponível diariamente em quatro horários diferentes: 8h, 9h30, 11h e 13h30. Você terá uma visita guiada com degustação de vinhos e um tempo livre para aproveitar o lindo espaço da propriedade ou para almoçar caso o restaurante esteja aberto (o almoço não está incluso no valor do pacote!). Faça sua solicitação pelo nosso site em Visita à Vinícola Araucária.

Visita à Vinícola com transfer para o aeroporto

Uma opção prática para quem está com pouco tempo na cidade, ou quer aproveitar o tempinho livre antes de ir para o aeroporto é fazer uma visita guiada na Vinícola Araucária e depois ir direto para o aeroporto – já que a vinícola está próximo ao aeroporto! Nesse pacote você irá reservar a visita e o transfer! Para mais informações e reservas, acesse Visita à Vinícola Araucária e transfer ao aeroporto. 

Aproveite e reserve já!

Contato:

  • info@specialparana.com
  • (41) 3232-1314
Ver formação do Wagner.

Wagner Gabardo é Sommelier Profissional formado pelo Centro Argentino de Vinos y Espirituosas (CAVE), em Buenos Aires. Sommelier da Vinícola Araucária, é professor do Centro Europeu em Curitiba e formador da WineSenses. Responsável pela organização das degustações de vinhos do Paladar Cozinha do Brasil em 2012 e 2013, do jornal O Estado de São Paulo.

degustação-de-vinhos-vinícola-araucária (10)

Fotos e texto: Caroline Kwasnicki, Marketing da Special Paraná desde 2012. Formada em Comunicação Institucional pela UTFPR e pós-graduanda em Marketing na Universidade Positivo de Curitiba. Fotógrafa no tempo livre, acredita que viajar para conhecer lugares novos é a melhor maneira de crescer e entender o mundo – mas sempre volta para Curitiba!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

chamada-guia-curitiba-2017