Blog

Curitiba Outro Olhar: conheça lugares fantásticos e pouco visitados!

Há alguns lugares obrigatórios para quem visita Curitiba pela primeira vez, como o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer. Entretanto, se você também gosta de conhecer lugares diferentes, pouco “turísticos”, o roteiro Curitiba Outro Olhar é o que você procura. Conheça lugares muito bacanas e pouco visitados, verdadeiros tesouros de Curitiba que até mesmo alguns curitibanos nunca foram. 

Como funciona este passeio?

O passeio dura aproximadamente 7 horas e pode acontecer segunda, terça, quarta, sexta e domingo. Agende antecipadamente e garanta seu lugar! A visita ao Museu do Holocausto só é permitida a maiores de 12 anos! Você poderá parcelar em até 3x sem juros.

INFORMAÇÕES E RESERVAS 

Curitiba Outro Olhar: um passeio para curitibanos e turistas

Comece o passeio pelo Museu do Holocausto, único dedicado a este tema no Brasil. Um lugar tocante que conta a história da perseguição sofrida pelos judeus na Europa no período que antecedeu a II Guerra Mundial e continuou até 1945. Saiba mais sobre a trajetória de sobreviventes que vieram morar em Curitiba e reflita também sobre as perseguições e intolerâncias que acontecem até hoje na nossa sociedade. O museu pode ser visitado somente por pessoas acima de 12 anos de idade. Como a temática é pesada, não é permitida a visita de crianças abaixo desta idade.

museu-do-holocaustoConheça depois a história de um herói curitibano onde era a sua residência: o Solar do Barão. Ildefonso Pereira Correia foi um grande industrial curitibano e maior produtor de erva-mate do mundo, precursor e incentivador de muitas atividades no Paraná. O Solar do Barão ainda traz recordações do Barão do Serro Azul e abriga também a Gibiteca, um espaço muito bacana dedicado às histórias em quadrinhos.

Às segundas-feiras quando o Solar do Barão está fechado, a visita é feita no Museu da Vida, que trata sobre o trabalho da Pastoral da Criança e da médica Zilda Arns. A iniciativa coordena milhares de voluntários espalhados pelo Brasil inteiro e é responsável pela saúde de crianças nas regiões mais vulneráveis.

solar-do-barão-gibiteca-curitiba-outro-olharVocê sentirá ainda a paz do Santuário Schonstatt. Uma singela capela cercada de área verde em uma região residencial de Curitiba. O Santuário segue o mesmo modelo do movimento fundado pelo Padre José Kentenich em 1914 na Alemanha e está presente em mais de 200 lugares pelo mundo. Independente da crença individual de cada um, é impossível não sentir a paz e as boas energias que o local proporciona. Conheça este pequeno refúgio de fé e devoção em Curitiba!

santuário-schoenstatt-curitiba-outro-olharVeja também qual é a “praia” dos curitibanos. O Parque Barigui é desde 1972 um dos lugares preferidos para a prática de esportes e momentos de lazer. Há um belo lago, pistas de caminhada, corrida e ciclismo, grande área gramada, restaurante, sala de eventos, centro de exposições e muitos animais, como as simpáticas e famosas capivaras. Há quiosques para churrasco e picnics e durante os finais de semana o parque enche com pessoas de todas as idades.

parque-bariguiO almoço não está incluído neste passeio, mas faremos uma parada no Restaurante Jardineiro, um local agradável e econômico, onde você poderá optar pelo buffet por quilo ou livre. Opções para todos os gostos e com um preço bom!

Depois da parada para o almoço, você ficará surpreso com o Museu Egípcio. Ele está em um bairro residencial e faz parte da Antiga e Mística Ordem Rosa-Cruz, uma confraria misteriosa que tem sua sede brasileira em Curitiba. O acervo é bem amplo e interessante, dividido em várias salas. Há até mesmo uma múmia verdadeira, mantida em uma sala refrigerada: a Tothmea. O museu é destino certo de escolas e o calendário para visitas é bem disputado.

museu-egípcio-em-curitiba-outro-olhar

Chegando quase ao final do passeio, você vai conhecer também a Capela Santa Maria. Diferente do que o nome sugere, é a sede da Camerata Antiqua de Curitiba e local de apresentações musicais. O espaço abrigou no passado a Capela do antigo Colégio Santa Maria, que funcionava no local. Após uma completa reformulação e restauração, a Capela Santa maria abriga espetáculos eruditos em um ambiente muito agradável. Vale a pena conhecer!

capela-santa-maria-curitiba-outro-olharSe você gosta de experimentar comidas típicas, vai adorar a última parada do passeio Curitiba Outro Olhar. Você experimentará a melhor Carne de Onça de Curitiba na Mercearia Fantinato. Não se preocupe, a carne usada não é de nenhum animal em extinção, é só o nome do prato mesmo. Esta iguaria curitibana é normalmente apreciada em bares informais, em uma rodada com amigos. O garçom preparará o prato na frente do grupo e você experimentará esta delícia, que lembra um pouco o “steak tartare” francês ou o “hackepeter” alemão. De qualquer maneira, pode-se chamar também carinhosamente de “sashimi curitibano”. Se você for vegetariano, pediremos para você uma opção sem carne. O petisco está incluso no passeio e as bebidas ficam por sua conta, pagas conforme o consumo.

carne-de-onça-em-curitiba

Assista também um pequeno vídeo em que você poderá entender mais sobre o preparo do prato e ficar com ainda mais vontade de provar!

Ao caminho de volta do passeio, se você preferir, poderemos deixá-lo novamente no hotel ou em outro lugar central. Você poderá aproveitar para conhecer um dos nossos lugares parceiros, onde você terá descontos e vantagens exclusivos, e depois voltar ao hotel por conta própria quando quiser!

Gostou dessa sugestão de passeio? Encontre outras dicas em nosso Guia de Curitiba e aproveite melhor sua viagem – baixe já, é gratuito!

 

chamada-guia-curitiba-2017

Fotos: Special Paraná