Blog

Conhecendo Curitiba: 10 ideias legais para fazer com a família ou amigos

Viajar com a família ou com os amigos pode ser uma oportunidade incrível para todos se divertirem e passarem um tempo especial juntos, não é mesmo? E a próxima parada de vocês pode ser Curitiba! Se já estão planejando ou estão com a viagem marcada para cá, como vocês se imaginam conhecendo Curitiba? Aqui você vai conferir algumas dicas para conhecer a cidade além dos passeios e atrativos mais tradicionais! Confira:

Conhecendo Curitiba com a família ou amigos

  • Façam um passeio pela cidade

Não deixem de fazer um passeio e visitar os parques e memoriais das diferentes nacionalidades que formaram Curitiba. Uma opção mais econômica é a Linha Turismo, um ônibus double-decker que passa pelos principais pontos turísticos. O ponto de saída é na Praça Tiradentes, mas é possível subir em qualquer uma das paradas. Aos fins de semana, feriados e dias de sol, por exemplo, é mais provável que você encontre filas e o tempo de espera entre um ônibus e outro seja maior.

Se preferirem mais conforto e o acompanhamento de um guia de turismo, recomendamos um city tour privativo, exclusivo para vocês. Assim, não será necessário esperar em nenhum lugar e o passeio acontecerá no ritmo do grupo. Em nosso site você vai encontrar diversos passeios, não deixe de conferir – temos certeza que vocês vão encontrar opções bem bacanas para todos!

Leia também: 10 opções de City Tour em Curitiba para você escolher

  • Visitem o Museu Oscar Niemeyer

Sempre estão acontecendo exposições interessantes e a parte externa já vale a visita: o chamado “museu do olho” impressiona pela sua arquitetura! Se quiser fazer uma pausa para um cafezinho, não deixe de conhecer o Café do MON. Aproveite ainda para visitar o Bosque do Papa, que está ao lado do museu. Uma pequena caminhada que levará a casinhas originais construídas pelos imigrantes que vieram da Polônia no final do século XIX.

  • Andem de bicicleta pelas ciclovias da cidade

Curitiba tem ciclovias que atravessam a cidade e interligam vários atrativos turísticos. Aqui você poderá alugar uma bike ou fazer divertidos passeios guiados. Nos passeios de bicicleta, até mesmo quem não está acostumado a pedalar se divertirá, pois há opções que vão somente em lugares planos e tranquilos. Há também passeios de bicicleta noturnos, em que você poderá conhecer bares da cidade, e um com degustação de cafés!

  • Conheça a Feira do Largo da Ordem 

Chamada carinhosamente de “feirinha”, é uma instituição da cidade, que domina as ruas do Largo da Ordem aos domingos de manhã (9h às 13h). Há produtos para todos os gostos: roupas, sapatos, objetos de decoração, móveis e brinquedos, praticamente tudo feito de maneira artesanal. Muitas barracas vendem também comidinhas típicas de vários lugares do mundo!

Vocês podem aproveitar para dar uma esticada no passeio e almoçar por lá mesmo – existem várias opções de restaurantes e bares. Que tal ainda um chopinho no Bar do Alemão, um dos mais famosos da cidade? Clientes da Special Paraná têm uma vantagem especial – saiba mais aqui.

  • Degustação de vinhos e jantar em Santa Felicidade

O bairro de Santa Felicidade foi fundado por imigrantes italianos do Vêneto, que desde o início produziam vinhos coloniais. O bairro se tornou hoje um reduto gastronômico e é parada obrigatória para quem visita Curitiba. Sugerimos uma visita na Adega Durigan para provar diferentes vinhos, salames e queijos e depois um jantar em um dos restaurantes do bairro.

conhecendo curitiba - santa felicidadeSe vocês forem apaixonados por vinhos finos temos ainda outra sugestão: conhecer a Vinícola Araucária! Apreciem os belos vinhedos e as áreas de produção e degustem os vinhos produzidos no local. Se estiverem em um grupo de a partir de 6 pessoas é possível ainda realizar o Wine Day exclusivo para o grupo: um breve curso sobre a arte da elaboração e da degustação de vinhos finos. É necessário agendar com antecedência!

vinicola interior

  • Visitem Vila Velha e a Colônia Witmarsum

Um passeio para conhecer as paisagens bucólicas dos Campos Gerais, onde está o Parque Estadual de Vila Velha, conhecido por seus arenitos com formações curiosas. No retorno à Curitiba, parada para almoço na Colônia Witmarsum, uma comunidade rural fundada na década de 1950 por menonitas, que até hoje preservam as tradições germânicas. Vocês podem ainda optar por combinar o passeio para Vila Velha com as Colônias Holandesas!

atrativo-vila-velha

Vila Velha

almoço-em-witmarsum

Almoço em Witmarsum

carambeí-colonias-holandesas

Colônias Holandesas

  • Uma parada no Mercado Municipal de Curitiba

Um espaço agradável para conhecer, passear, fazer compras e até aproveitar para almoçar! São vários boxes com comidas variadas no andar superior e você também encontrará restaurantes na ala de orgânicos. Vale a pena tomar um café no Café do Mercado ou comer um tradicional doce português na Doce Fardo.

mercado-municipal-caroline-kwasnicki

  • Degustem cervejas artesanais feitas na região

Há muitas cervejas especiais feitas na região de Curitiba e que já ganharam medalhas a nível mundial. Algumas marcas são: Way, Bodebrown, Bad Moose, Dum, Klein, Diabólica, entre outras. Muitos bares da cidade são especializados em cervejas e chopes artesanais.

Se vocês gostam desse tipo de bebida, o passeio Serra do Mar Etílica pode ser bem interessante e diferente! Vinícola, cervejaria e cachaçaria. Tudo em um passeio bem descontraído pelas paisagens da Serra do Mar Paranaense. Você irá conhecer, por exemplo, a Porto de Cima Brewery, uma cervejaria artesanal da região. Lá você degustará cervejas, já se preparando para um almoço típico em Antonina: o barreado! Saiba mais sobre esse passeio aqui.

  • Show de stand-up comedy

Curitiba tem uma tradição com comediantes de stand-up comedy – estilo de show em que os artistas sobem ao palco com um microfone para divertir a plateia com temas bem cotidianos. Há um lugar dedicado somente a este gênero: o Curitiba Comedy Club. Aproveitem! Clientes da Special Paraná têm uma vantagem especial – saiba mais aqui.

  • Aproveitem as feiras gastronômica de bairro

Os curitibanos adoram comer nas movimentadas feiras de bairro. As mais tradicionais são a do Batel e da Praça da Ucrânia. É tudo bem simples e muitas pessoas comem em pé mesmo. Experimente os pieroguis (pastéis cozidos poloneses com recheio de batata e molhos diversos), sanduíches variados, crepes, espetinhos e outras delícias. Feira do Batel: sábados das 12h às 21h – Rua Carneiro Lobo, entre Visconde de Guarapuava e Gonçalves Dias. Feira da Praça da Ucrânia (bairro Bigorrilho): sexta das 17h às 22h – entre as ruas Padre Agostinho e Padre Anchieta.

Gostou do nosso post conhecendo Curitiba com a família ou amigos? Aproveite para baixar também o nosso Guia de Curitiba – é gratuito, bem completo e recheado de dicas sobre a cidade e a região!

chamada-guia-curitiba-2017