Blog

Colônia Witmarsum: uma experiência alemã pertinho de Curitiba

Fazer uma viagem para Curitiba é a oportunidade de conhecer vários pedacinhos do mundo na mesma região. Isso porque muitos imigrantes chegaram por aqui e deixaram um legado importante para a construção da nossa história. É o caso da Colônia Witmarsum, localizada a aproximadamente 60 km de Curitiba. Em uma viagem de menos de uma hora você poderá saber um pouco mais sobre os menonitas que chegaram ao Brasil e vivenciar uma experiência alemã!

A Colônia Witmarsum foi criada por imigrantes menonitas vindos da cidade de Witmarsum em Santa Catarina. Com origem na Frísia, atual Holanda e Alemanha, os menonitas chegaram em SC em 1930, quando os emigrantes compraram em 1951 a antiga Fazenda Cancela no município de Palmeira. Foi então fundada a Colônia Witmarsum, um lugar para morar, trabalhar, praticar a religião e os costumes alemães e menonitas. Com muito esforço e dedicação, a Colônia é agora referência na excelência dos laticínios e outros produtos agropecuários, além de ser um atrativo turístico diferente e muito agradável!

museu-de-história-witmarsum

A Colônia Witmarsum conta com aproximadamente 2000 habitantes, sendo que 1200 são menonitas e eles procuram manter vivas as tradições e a cultura alemã, desde o idioma até a típica gastronomia. Você poderá se encantar com a bela paisagem dos campos gerais e aproveitar a tranquilidade da região. Um roteiro nada óbvio que pode deixar a sua viagem mais interessante!

→ Combine seu passeio para a Colônia Witmarsum com Vila Velha em um dia!

Para saber mais sobre a história da Colônia, o Museu de História Witmarsum é parada obrigatória. O espaço, que é a antiga casa grande da Fazenda Cancela, tem um ar bucólico logo na entrada. O museu possui um acervo completo que vai deixar o seu passeio muito mais informativo e atrativo. São roupas antigas, móveis, fotos, objetos usados pelos menonitas, tudo bem organizado nos cômodos da casa.

museu-witmarsum

colônia-witmarsum-museu-acervo

colônia-witmarsum-museu-acervo-2

colônia-witmarsum-museu-acervo-3

Uma viagem no tempo, não é? O museu abre aos fins de semana e feriados, das 14h às 17h. Para visitas durante a semana é necessário agendamento com antecedência pelo telefone (42) 3254-1347. É cobrado também uma entrada de R$ 5,00. O historiador Heinz Egon Philippsen trabalha no museu e pode contar mais detalhes sobre a história dos menonitas e da colônia! O encontro não possui hora marcada – ele começa a explicação a medida que os visitantes vão chegando. Por ser um passeio histórico, o acompanhamento de um guia de turismo pode fazer toda a diferença – ao reservar o seu passeio conosco para Witmarsum você terá um guia exclusivo para você, em um tour privativo. Mais informações e reservas aqui!

Bem ao lado do museu há um centro de informações turísticas que também comercializa alguns produtos locais. O local é bem charmoso!

centro-de-informações-turísticas-witmarsum

Para o almoço, aproveite a gastronomia típica alemã da região! No restaurante Bela Vista você encontrará deliciosos pratos a la carte e muito tradicionais, como marreco recheado, spätzli, chucrute, kassler, joelho de porco, salsichas entre outros. Não deixe de pedir o suco natural de amora – é muito saboroso e fresquinho! Para a sobremesa, o imperdível strudel de maçã com sorvete. Lá você poderá comprar também algumas coisas para levar, como queijos – especialidade da região – e até mesmo o strudel para assar em casa.

almoço-em-witmarsum

restaurante-em-witmarsum

Um café da tarde também pode ser uma boa opção para o passeio! A Confeitaria Kliewer serve um ótimo café colonial e também vende pedaços de torta, salgados, pães caseiros e bolachas que você pode comer lá mesmo ou comprar para levar. Possui uma estrutura bacana para as crianças, com parquinho próprio, em um espaço rústico muito agradável. Para fechar com chave de ouro o dia de passeio!

Na Colônia Witmarsum você vai encontrar ainda várias lojas de artesanato e aos fins de semana, em frente ao mercado central, acontece a Feirinha do Produtor, com várias delícias caseiras como geleias, bolachas, massas e conservas para você levar para casa. No mercado central você encontra os queijos da marca Witmarsum Cooperativa – de vários tipos, produzidos na região! A produção de queijos finos começou em 1999 com a ajuda de um mestre queijeiro suíço e hoje abastece toda a região de Curitiba e vários outros estados. Há queijos minas frescal, ricota fresca, asiago, colonial, camembert, brie, appenzeller, emmental, raclette e fondue. Uma delícia!

Dica: Para melhor armazenar os produtos durante o passeio você pode levar um isopor ou bolsa térmica, ou ainda se preferir, deixar para comprar mais para o final do dia – procure confirmar no local o horário de funcionamento.

Bem em frente ao Café Kliewer está a loja Toll, que vende coisas muito fofas importadas da Alemanha, como os famosos “Räuchermännchen”, que são simpáticos bonequinhos em formatos variados para colocar um incenso especial, em formato triangular, que também é vendido no local. Uma maneira divertida e original de deixar a casa perfumada. Há ainda relógios cuco originais e vários objetos de decoração, além de alguns produtos da colônia.

loja-artesanato-witmarsum

artesanato-alemão-witmarsum

Witmarsum agora também tem uma microcervejaria, a Usinamalte, que produz cervejas deliciosas no local. É possível comprar a cerveja de lá em vários restaurantes e cafés. Vale a pena experimentar!

usinamalte-witmarsum-cervejaria

Uma outra recomendação bacana é fazer o passeio de trator na Tracktur. Há roteiros de 10 e de 25 minutos por dentro de uma propriedade rural de Witmarsum. Uma experiência bem legal para toda a família! Sábados e domingos também é possível para as crianças anderem de pôney na Ponyland.

Passeio-de-Tracktur-witmarsum

Aos sábados de manhã acontece uma Feira Gastronômica em frente à Cooperativa das 9 às 12h. Ali você encontrará produtos típicos alemães como cucas, stolen, strudel de maçã, biscoitos e outras delícias. Em outros dias da semana você poderá encontrar alguns destes produtos no posto de informação turística e no comércio local.

Witmarsum_feira_gastronomica (1)
Witmarsum é um destino bem diferente a somente 65 km de Curitiba.
Um lugar agradável e muito tranquilo. Não espere um vilarejo com praça e um “centrinho”. As propriedades estão um pouco afastadas uma das outras, pois era uma antiga fazenda que foi dividida entre os colonos e cada um foi desenvolvendo suas atividades com o passar do tempo. Hoje, várias propriedades estão voltadas ao turismo e o número de visitantes aumenta a cada ano, principalmente nos finais de semana.

Quer conhecer Witmarsum? Nós te levamos!

Clique para mais informações!

>> Quero fazer o Passeio para Vila Velha e Witmarsum! <<

Você sabia que também é possível agendar visitas técnicas na área de agropecuária? São visitas para conhecer as produções de leite, soja, milho, feijão, entre outros. Entre em contato conosco – (41) 3232-1314 ou info@specialparana.com – para mais informações e orçamentos!

Curiosidades sobre os menonitas e Witmarsum

  • os menonitas não vieram diretamente da Alemanha – antes disso eles já haviam migrado para a Rússia, mas mesmo assim procuravam manter as tradições alemãs. Eles só fugiram da Rússia em 1929 quando seriam obrigados a prestar serviço militar;
  • o bairro Boqueirão em Curitiba também recebeu na época muitos menonitas, e a atividade leiteira desse grupo era muito importante para suprir a produção de leite consumido pela população da capital;
  • os moradores da colônia falam Alemão fluente e na escola pública de Witmarsum as crianças recebem aulas de alemão;
  • a Cooperativa Witmarsum trabalha na produção de queijos finos e leite de alta qualidade. O diferencial está na bacia leiteira da colônia que permite uma coleta rápida, já que os produtores estão perto da unidade de beneficiamento, o que proporciona melhor qualidade. A altitude de 1000 metros acima do nível do mar, as pastagens nutritivas e o clima temperado também são fatores importantes para o bem estar das vacas de raças holandesa e pardo suíço. Minas, ricota fresca, asiago, brie, raclette, entre outros, fazem parte dos produtos da cooperativa.

colônia-witmarsum-turismo-rural

  • segundo o pastor Fridbert August, “os menonitas são ‘anabatistas‘, ou seja, fazem parte do grupo pós-reforma de Lutero, que, além do acesso à Bíblia para todos os cristãos (uma das principais conquistas de Lutero), também defendiam a separação Estado-Igreja e o batismo de adultos. Na prática, hoje, os menonitas são caracterizados por buscarem seguir diariamente os ensinamentos de Jesus, pelo pacifismo e também pela vida em comunidade – a Colônia Witmarsum é um ótimo exemplo disso”;
  • os Amish são um grupo cristão conservador que mora nos Estados Unidos e Canadá. Eles são “primos” dos menonitas e também são descendentes dos anabatistas, mas os menonitas são mais progressistas e menos rigorosos. Os Amish, por exemplo, são restritos quanto ao uso da tecnologia, como automóveis e telefones.

Gostou? Não deixe então de baixar nosso Guia Virtual com várias dicas sobre Curitiba e região – é gratuito!

chamada-guia-curitiba-2017

Fotos: Special Paraná