Blog

Canyon Guartelá: o 6º maior do mundo fica no Paraná e perto de Curitiba

Fotos Canyon Guartelá: Special Paraná

Se você é apaixonado pela natureza e por todas as energias que ela nos oferece ou é também um praticante de ecoturismo, você precisa ler esse post até o final! Vamos falar sobre um atrativo natural, perto de Curitiba – então se você está planejando sua viagem para cá ou mora aqui na região, fique de olho nessa dica! – que com certeza irá te surpreender, não só pelas deslumbrantes paisagens que esse roteiro proporciona, mas por toda a história de sua formação.

canyon-guartelá-entrada

canyon-guartelá

Logo no começo do passeio o visual já é inspirador! Vamos lá?

O Canyon Guartelá fica no município de Tibagi, a aproximadamente 200 km de Curitiba, e pode ser considerado o 6º maior cânion do mundo, levando em conta sua extensão de 30 km e desníveis de até 450 m. Assim, o Parque Estadual do Guartelá protege uma área importante de patrimônio natural e arqueológico da região.

canyon-guartelá-paraná-ecoturismo

canyon-guartelá-rochas

trilha-canyon-guartelá

 As formações rochosas ao longo do Canyon Guartelá deixam a paisagem ainda mais característica e interessante

O canyon é uma garganta formada pelo Rio Iapó que para escavar rochas se aproveitou de falhas e fraturas geológicas. É como um registro da separação da América do Sul e África e nascimento do Oceano Atlântico Sul, o que ocorreu no período Mesozóico, era dos dinossauros! Em toda sua extensão encontra-se uma biodiversidade típica e marcante dos Campos Gerais, muito semelhante ao cerrado, além das formações rochosas. Você irá contemplar também paisagens muito bonitas durante o caminho até lá, na estrada de Curitiba para o canyon. Um tipo de vegetação bem diferente do que se encontra no lado oposto dessa região, no litoral e na Serra do Mar Paranaense com a exuberante Mata Atlântica, mas igualmente bonita e bem característica.

trilha-canyon-guartelá-2vegetação-canyon-guartelá

 Na primeira foto é possível ver o pedaço da trilha restrita em que estão as pinturas rupestres. Repare também na vegetação do canyon!

Guarda-te lá, que eu aqui bem fico!

A explicação sobre a origem do nome do canyon existe em várias versões. A mais conhecida, e que você encontrará até na entrada do parque, é a que conta sobre um morador da região que ao saber dos ataques de índios Kaingangues mandou avisar seu vizinho e compadre sobre os ataques e alertou: “Guarda-te lá, que eu aqui bem fico”. A região, então, recebeu o nome de Guartelá, e muito se especula sobre o significado do termo. Certa vez, um guia de turismo que trabalha conosco nos contou outro significado: em guarani, “Guartelá” significa parede de pedra. O que também faz muito sentido e ao visitar o canyon você irá descobrir o motivo!

pinturas-rupestres-canyon-guartelá

Em meio as pinturas rupestres do Cânion Guartelá. Já imaginou a vista do outro lado? Nós garantimos que é incrível!

Turismo contemplativo: atrativos do Canyon Guartelá

Nesse passeio você vai desbravar e descobrir os encantos dessa região! É possível fazer duas trilhas diferentes pelo parque: a básica e a completa. Ambas são muito bem sinalizadas e com um nível moderado de dificuldade. A trilha completa tem aproximadamente 10 km com uma duração de 5 horas de caminhada, isso em um ritmo bem tranquilo, para que você tenha tempo de aproveitar cada pedacinho do canyon e ter ainda pausas de descanso. Ao chegar lá você irá receber algumas instruções do guia do parque que irá acompanhar o grupo durante a trilha, além do guia da Special Paraná que estará presente durante toda a viagem. Para a trilha completa é obrigatória a presença de um guia do parque. Já para a trilha básica não, mas ainda sim nós sempre recomendamos a presença de um guia, principalmente durante atividades de ecoturismo em que nem sempre você conhecerá os caminhos das trilhas e o nível de dificuldade.

Canyon Guartelá

Em meio as pinturas rupestres do Cânion Guartelá. Já imaginou a vista do outro lado? Nós garantimos que é incrível!

Na trilha completa do Canyon Guartelá você irá fazer uma caminhada exclusiva em trilhas que são restritas para somente 40 pessoas ao dia (20 pela manhã e 20 pela parte da tarde)! Lá estão o chamado Portal de Pedra, algumas pinturas rupestres, e claro, vistas incríveis do canyon! Você irá encontrar ainda os panelões, que são algumas formações rochosas no rio – parecem banheiras de hidromassagem naturais. Em dias quentes, ou até em dias com temperaturas mais amenas e a vontade bater, você poderá entrar nos panelões e recarregar as energias com um agradável banho de rio!

pinturas-rupestres-no-canyon-guartelá-paraná

Panelões Canyon Guartelá

Panelões Canyon Guartelá (2)

 As pinturas rupestres e os panelões são alguns dos principais atrativos do Canyon Guartelá

Em caso de chuva, essa trilha não é permitida, mas é possível fazer o passeio pela trilha básica que também passa pelos panelões. Serão disponibilizadas também capas de chuva. Ambos os trajetos, com sol ou chuva, também chegam ao principal atrativo do canyon: a Cachoeira da Ponte de Pedra (sim, é exatamente isso que você vai ver!) e um mirante com uma linda vista para o Rio Iapó. Um passeio contemplativo para se encantar com toda essa natureza e para ficar feliz consigo mesmo, com todas as energias positivas que esse lugar guarda e com a sensação de missão cumprida ao chegar ao final da trilha!

ponte de pedra Canyon GUartelá

Canyon Guartelá (3)

 A curiosa Ponte do Rio de Pedra e o mirante para uma das vistas mais bonitas do passeio!


Como reservar esse passeio para o Canyon Guartelá?

O passeio dura aproximadamente 12 horas e tem saídas de quarta a domingo. Se você quiser fazer outro dia, entre em contato para verificarmos a disponibilidade e preço. Agende antecipadamente e garanta seu lugar! Você poderá parcelar em até 3x sem juros.

INFORMAÇÕES E RESERVAS 

 

O que levar para o Canyon Guartelá?

Por ser uma atividade em meio a natureza, alguns itens são recomendados:

  • calçados confortáveis e que te passem segurança
  • roupas adequadas para caminhadas
  • protetor solar e se achar necessário um boné ou chapéu, visto que a trilha é praticamente inteira a céu aberto
  • repelente – há muitos borrachudos por lá!
  • roupas de banho e toalhas, caso você queira entrar nos panelões e tomar um banho de rio
  • um lanche e uma garrafa de água estão inclusos nesse roteiro, mas se você achar necessário, leve mais uma garrafinha para você ou algum outro lanche de sua preferência
  • máquina fotográfica 

canyon guartelá (4)

Algumas outras recomendações importantes! Quem conhece o nosso limite é apenas nós mesmos, certo? Então caso você tenha alguma dificuldade durante o trajeto, ou algum problema de saúde, avise os guias que estarão com você. Cuide também com o lixo, para não deixar nada por lá ou em lugares inapropriados – guarde com você ou espere até chegar em uma lixeira. Até mesmo cascas de frutas você não deve jogar no chão, pois pode influenciar a fauna e a flora do local.

Em relação à dificuldade da trilha no Canyon Guartelá, você pode ficar mais tranquilo. A maioria das pessoas consegue fazer sem nenhum problema, pois durante as caminhadas é possível fazer algumas pausas e grande parte da trilha é feita de passarelas de madeira. Em algumas partes você terá que subir e descer por pedras, mas terá o apoio dos guias. A subida mais cansativa é na volta, mas é como se estivesse subindo uma rua normal, devido ao seu calçamento de pedra. Aproveite também para se desconectar: lá não tem sinal de celular e nem de internet!

trilha-canyon-guartelá(2)

Confira outras imagens do Canyon Guartelá:

Ficou interessado por esse roteiro? Em nosso Guia de Curitiba você encontrará outras dicas para deixar sua viagem ainda mais incrível – baixe já, é gratuito!

 

chamada-guia-curitiba-2017