Blog

Passeio de trem: categorias dos vagões

Aqui em Curitiba você encontrará o ponto de embarque para um dos passeios mais procurados do Paraná – perde apenas para as Cataratas do Iguaçu. É o famoso passeio de trem pela Serra do Mar Paranaense, que proporciona diariamente muita história e belas paisagens para encantar pessoas do mundo inteiro. Os trens que percorrem a ferrovia centenária são da década de 1960.  Nós preparamos um post especial explicando mais alguns detalhes sobre o passeio de trem, não deixe de ler também!

Agora nós queremos apresentar as categorias dos vagões para que você possa escolher a melhor opção para você. O trem possui saídas diárias, sempre saindo da rodoferroviária de Curitiba. No entanto, algumas categorias operam apenas aos fins de semana, feriados, ou com grupos de no mínimo 10 pessoas. Entenda como funciona:

Essa é a principal categoria do passeio! São 17 vagões com saídas diárias às 8h15 – o vagão é de classe intermediária, e o serviço de bordo com água ou refrigerante (1 unidade), um kit lanche e um guia (português) que irá descrever e explicar sobre alguns pontos do trajeto. É possível abrir as janelas e alguns vagões desta categoria ainda têm janelas de acrílico. Você poderá ler mais sobre essa categoria

passeio-de-trem-turística

A categoria turística tem saídas diárias! Foto: Special Paraná

Nessa categorias as saídas acontecem com no mínimo 10 pessoas ou aos fins de semana e feriados! São dois vagões com janelas maiores e um serviço de bordo com água, refrigerante e cerveja, um kit lanche diferenciado e um guia bilíngue. Atenção: como são apenas dois vagões, e eles estiverem em inspeção ou manutenção no dia do passeio, eles podem ser substituídos pelos vagões da categoria turística, mantendo o serviço de bordo diferenciado.

categoria-executiva

Na categoria executiva as janelas são maiores e as poltronas mais confortáveis. Foto: Special Paraná

  • Camarote

O valor dessa categoria é cobrado por camarote e não por pessoa como nas outras opções. Ele opera com um vagão e saídas com no mínimo 2 camarotes vendidos ou em fins de semana e feriados! Há um camarote para quatro pessoas (sem mesa) e você viaja no sentido contrário do trem – fique atento a isso durante a reserva. Existem ainda outros seis camarotes para oito pessoas (com mesa). Serviço de bordo com água, refrigerante e cerveja, além do kit lanche diferenciado e guia em português. Dica: bacana para famílias com crianças, pois pode-se usar a mesa para atividades como jogos ou pinturas durante a viagem!

camarote-passeio-de-trem

Mesa em um dos camarotes – ideal para família com crianças! Foto: Special Paraná

Essa é uma novidade que vai começar a operar a partir de novembro de 2015! A Litorina Curitiba possui uma decoração mais moderna e clean, inspirada em dois símbolos importantes do Paraná: o pinhão e a erva-mate! Ela para em um momento do passeio para que os passageiros possam descer e apreciar a vista do Santuário do Cadeado! Serviço de bordo com café da manhã, bebidas e guia bilíngue (português e inglês).

trem-de-luxo-curitiba (1)

Com piso de madeira e poltronas de veludo, a Litorina Curitiba é novidade nos passeios de trem! Foto: Serra Verde Express

O Great Brazil Express é o primeiro trem de luxo do Brasil! São dois vagões muito exclusivos e com decorações diferenciadas que operam com no mínimo 15 pessoas ou com saídas aos fins de semana e feriados! As poltronas são de couro e os sofás de veludo, com catering de primeira classe e bar no interior do vagão. Aqui é possível fazer uma parada no Santuário do Cadeado, um dos atrativos do trajeto! Vinho espumante, água, refrigerante e cerveja, lanche especial e um guia bilíngue (português e inglês) fazem parte do serviço de bordo. Também possui ar condicionado. Curiosidade: o nome “Litorina” vem da Itália, de onde vem este simpático trem! O modelo de trem foi lançado na década de 1930 na cidade de Litto e logo ganhou o apelido de “Littorina”. As “littorine” viajavam pela Itália de norte a sul a partir da década de 1930. Hoje em dia os simpáticos vagões com motorização própria são considerados raros.

litorina-de-luxo

Um dos vagões temáticos da Litorina de Luxo. Foto: Special Paraná

Para ajudar na sua escolha, preparamos um vídeo em que mostramos todos os vagões por dentro, além das fotos dos lanches oferecidos em cada serviço de bordo. Confira:

Aproveite ainda para baixar nosso Guia Virtual sobre Curitiba – é gratuito e você encontrará outras dicas especiais sobre a cidade:

chamada-guia-curitiba-2017